PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE DEZEMBRO 2018, DO CCBB BRASÍLIA

No mês de dezembro, a programação de fim de ano está repleta de novidades. O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília apresenta a 5ª edição do Festival Internacional Cinema e Transcendência com produções que fogem aos temas do cinema convencional, tornando a arte cinematográfica mediadora entre o sentido estético e a experiência pessoal. Em conjunto com a Casa dos Saberes, serão realizadas atividades lúdicas voltadas para todos os públicos. Os visitantes ainda terão e até o dia 30 para visitar a mostra "Cândido de Faria - Um Brasileiro em Paris", que exibe uma coletânea de 18 cartazes produzidos pelo artista para a companhia Cinematográfica francesa Phaté. A exposição “Classicismo”, que fica em exibição até dia 20 de janeiro de 2019, apresenta a obra inédita em Brasília, “'Autorretrato' de Amedeo Modigliani (1919) e outros trabalhos de artistas como Giorgio De Chirico, Felice Casorati e Mario Sironi.


EXPOSIÇÃO

Cândido de Faria - Um Brasileiro em Paris
A exposição "Cândido de Faria - Um Brasileiro em Paris" traz uma coletânea de 18 cartazes produzidos pelo artista para a companhia Cinematográfica Phaté, uma das maiores produtoras de cinema da época. Com curadoria de Germana Araújo, a exposição faz um resgate cronológico de litografias do período Belle Époque, realizadas entre 1902 e 1911. A exposição integra a programação do 10º Lobo Fest - Festival Internacional de Filmes.
Serviço:
Até 30 de dezembro
Terça a domingo
Galeria II
Entrada franca mediante retirada de ingresso gratuito
Classificação Indicativa: Livre

Classicismo
A exposição Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras, apresenta 67 pinturas italianas adquiridas entre 1946 e 1947, por Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo, e sua esposa Yolanda Penteado, para a criação do antigo MAM de São Paulo. Possivelmente uma das coleções mais importantes de arte moderna italiana fora da Itália, esse conjunto de obras do MAC USP conta a história da arte moderna italiana da primeira metade do século XX.
Serviço:
Até 20 de janeiro de 2019
Terça a domingo, das 9h às 21h
Galeria I
Entrada Franca mediante retirada de bilhete gratuito
Classificação Indicativa: Livre

Museu Banco do Brasil – Acervos do Brasil – História, Cultura, Cidadania
Inaugurado em outubro de 2016, o Museu Banco do Brasil possui um espaço com mais de 6 mil m² que apresenta momentos históricos da economia brasileira, além de obras de renomados artistas como Tomie Ohtake, Di Cavalcanti, Carlos Scliar, Athos Bulcão, Burle Marx, dentre outros.

O acervo está distribuído tematicamente, dividido em dois módulos: o “História” que traz uma coleção que conta com acervo de peças ligadas à atividade nas dependências do Banco e o módulo “Cultura e Cidadania” que explora como o Banco do Brasil faz parte da formação cultural da sociedade brasileira. Ao lado do Museu localiza-se um elegante hall para recepcionar seus visitantes e um charmoso café.
Serviço:
Exposição permanente
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – Primeiro andar
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 19h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre


CINEMA

Acorde! O cinema de Spike Lee
A mostra Acorde! O Cinema de Spike Lee fica em exibição no CCBB Brasília até 09 de dezembro e reapresenta Spike Lee ao público sob a ótica do século XXI. "Acorde!" é uma fala recorrente em quase todos os filmes de Spike Lee. Cineasta, escritor, produtor e ator estado-unidense, além de professor de cinema na Universidade de NY, Spike Lee é considerado o precursor da Black New Wave, desde que estreou no Festival de Cannes em 1986, com o filme “Ela Quer Tudo”, que se destacou ao contar a história de personagens negros para o público negro. A programação traz 23 longas e 4 videoclipes, com uma sessão inclusiva, no dia 5 de dezembro, às 14h30, para deficientes auditivos e visuais.
Serviço:
Até 09 de dezembro
Terça a domingo
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)
Algumas sessões são gratuitas (Consulte a programação no site http://culturabancodobrasil.com.br/portal/distrito-federal/ )*

V Festival Cinema e Transcendência
No Festival Internacional Cinema e Transcendência a arte cinematográfica se transforma numa mediadora entre o sentido estético e a experiência pessoal, em produções que fogem aos temas do cinema convencional e apresentam olhares diferenciados sobre a realidade, a espiritualidade, a arte e o pensamento contemporâneo. Em sua Quinta Edição, o festival apresenta como programação paralela a Casa dos Saberes, com atividades voltadas para a terceira idade e crianças, incluindo música, vivências e atividades lúdicas voltadas para a qualidade de vida e valorização das culturas ancestrais. A foto da capa deste livreto é do fotógrafo João Paulo Barbosa, que participará da programação paralela do festival.
Serviço:
18 de dezembro a 06 de janeiro
Terça a Domingo
Confira a programação completa e a classificação indicativa dos filmes em culturabancodobrasil.com.br e no site http://www.festivalcinemaetranscendencia.com.
Entrada franca mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início da sessão


SERVIÇO:

Para mais informações e agendamento de visitas, nos contate: (61) 3108-7624
CCBB Educativo: Programa Completo no site www.ccbbeducativo.com

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário