OBRAS DE SALVADOR DALÍ CHEGAM À CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

A CAIXA Cultural Brasília abre sua Galeria Vitrine, a partir de 15 de novembro, para a exposição Dalí – A Divina Comédia. A mostra conta com 100 xilogravuras do mestre Salvador Dalí, que retratam o Inferno, o Purgatório, e o Paraíso da obra A Divina Comédia, do poeta renascentista Dante Alighieri. A exposição fica aberta de terça à domingo, das 9h às 21h, e a entrada é franca.

Considerado um dos maiores pintores do século 20, Dalí eternizou-se como o papa da pintura surrealista e dos desejos subconscientes revelados em óleos sobre as telas. Com tamanha qualidade plástica peculiar e encantadora, o artista foi convidado, nas décadas de 50 e 60, a pintar um dos poemas épicos de Dante, em comemoração aos 700 anos de nascimento do poeta.

A exposição conta com obras que interpretam todas as fases de A Divina Comédia. A obra de Dante extrai a agonia, os prazeres, os sabores e dissabores de uma viagem rumo à conquista de um paraíso idealizado. Os versos vão do limbo aos céus e são retratados por Dalí respeitando a transição do poema. O pintor transferiu, das letras para as telas, os círculos infernais, o centro da Terra, o encontro com Lúcifer, o reencontro com Beatriz, a mulher amada e idealizada, e a admissão de um paraíso.

A proposta visual da exposição respeitou a estrutura sequencial dos cantos do poema de Dante. A primeira parte é dedicada ao Inferno, com 34 imagens. O segundo momento corresponde ao Purgatório, e o terceiro ao Paraíso, com 33 quadros cada um. A partir desse diálogo entre literatura e artes visuais, as obras vão conduzir o público a uma viagem enriquecedora.

A Divina Comédia:
A Divina Comédia era a forma encontrada por Dante de despertar nos homens os valores morais e a consciência da redenção. O olhar de Dalí, por sua vez, explora o potencial metafórico das palavras de Dante, criando seu próprio universo da obra. O pintor trabalhou por cinco anos em um sistema para que esse trabalho pudesse ser reproduzido mecanicamente e nos anos 60, as xilogravuras foram publicadas em forma de livro por uma editora francesa, ilustrando em seis volumes as obras completas com o texto de Dante.


SERVIÇO:

Exposição: Dalí – A Divina Comédia
Local: Galeria Vitrine da CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Abertura: 14 de novembro, às 19h
Visitação: de 15 de novembro de 2017 a 4 de março de 2018
Horários: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Informações: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Produção: Clara Camarano | baucomunicacao@daiblog.com.br | (61) 98154-3111

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário