Dia Nacional do Futebol: curiosidades do esporte mais popular no Brasil

Comemorado em 19 de julho, o Dia Nacional do Futebol celebra a modalidade esportiva mais amada no País. Foi nesse dia, em 1900, que houve a fundação do time mais antigo do Brasil em atividade, o Sport Clube Rio Grande, do Rio Grande do Sul. A data foi criada em 1976 pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atualmente, Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

No Brasil, o futebol chegou em 1894, com o paulista Charles Miller, após passar uma temporada na Inglaterra, país de origem do esporte. Na época, o “pai do futebol” brasileiro atuou como árbitro na primeira partida em solo nacional: Companhia Ferroviária São Paulo Railway contra Funcionários da Companhia de Gás. No início, o esporte era praticado exclusivamente pela elite brasileira, mas com o tempo ganhou adeptos de todas as idades e classes sociais. Dentre os times mais antigos ainda em atividade, estão Fluminense (1902), Corinthians (1910), Grêmio (1903), Internacional (1909) e Atlético Mineiro (1908).

Amantes do futebol são facilmente identificados em todos os lugares, pois orgulham-se em vestir as camisetas de seus times do coração. Em plataformas de compra e venda online, como a OLX, é possível encontrar diversos itens voltados a esse público, desde jogos de tabuleiro a itens de colecionador, como a camiseta autografada por jogadores do time do Palmeiras.

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário