Vestibular: Planejando os estudos desde o início do ano

Quem busca o ingresso no ensino superior precisa de disciplina e dedicação. Mesmo nos primeiros meses do ano, os candidatos já podem seguir uma série de dicas para se preparar para a maratona.

O prof. Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, orienta: “Para que um grande projeto seja executado, é interessante transformá-lo em metas e cumprir cada uma das etapas até o objetivo final.”

Pensando nesse trabalho dividido em etapas, Alessandra Venturi, orientadora educacional do Cursinho da Poli, separou uma série de dicas aos estudantes:

- Persistência: Para quem já prestou o vestibular e persistiu no sonho de cursar o ensino superior, o primeiro passo já está dado. O estudante deve ir atrás do curso pelo qual optou, e não mudar porque não passou antes. Só vale mudar se achar que, pessoalmente, quer outra carreira.

- Aprendizado: Despreparo físico, falta de conhecimento, ansiedade, “branco”... É importante saber os fatores que levaram à não aprovação no ano anterior. A sugestão é marcar tudo em papel, para aprender com as experiências passadas. Com essa lista, o candidato evita cometer os mesmos erros.

- Autoconfiança: O importante é acreditar em si, todos são capazes! O que falta para alguns é a oportunidade.

- Organização: O próximo passo é se organizar. O estudante deve colocar no papel tudo que faz de manhã, de tarde e de noite, de segunda a segunda, incluindo refeições, banho, hora de dormir. Com isso, ele identifica as lacunas nas quais pode estudar e assim ajusta a rotina para aproveitar ao máximo desses momentos.

- Atenção: É importante ter um cuidado diferente com as disciplinas que já causaram dificuldades. Mesmo assim, é essencial estudar de tudo, mesmo o conteúdo considerado fácil.

Alessandra Venturi e Gilberto Alvarez são autores do livro “Enem #superdicas”, um guia prático e didático de preparação para os principais exames.

==> Foto: Reprodução Internet

0 comentários:

Postar um comentário