Livro sobre a relação professor aluno

A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: PAIXÃO, ÉTICA E AMIZADE NA SALA DE AULA pretende tratar de uma questão fundamental no campo da formação dos professores e de suas práticas pedagógicas.

É recorrente na área da educação o surgimento de perguntas e a busca de respostas para os problemas que cotidianamente atingem e inquietam o ambiente escolar, especialmente no interior de uma sala de aula.

Muitas vezes marcada por situações tensas, a relação professor-aluno é abordada aqui na perspectiva filosófica, sobretudo a partir de temas como a paixão, a ética e a amizade.

Em uma escola, mas também nos cursos de formação de professores, o que se valoriza é apenas o conhecimento científico, excluindo-se de maneira determinante outras dimensões da vida humana.

Se pudesse sintetizar em uma palavra o fio condutor deste livro, escolheria a pluralidade, entendendo-a como uma experiência que devemos tomar em consideração se quisermos enfrentar as frustrações e agonias no ambiente escolar.

Fazer a experiência da pluralidade é não se submeter nem ter uma visão única e unívoca da vida, das pessoas e das coisas que acontecem ao nosso redor.

Optar por uma visão mais alargada do espaço onde se vivem as mais variadas e desafiadoras relações humanas, como é a sala de aula, pode ser o caminho para evitar circunstâncias que causam violência, indisciplina, desinteresse, desrespeito e falta de diálogo.

Para tanto, cabe à educação contemporânea estar aberta a possibilidades de transformação e criação de novas maneiras de formação humana e de professores e práticas, também pedagógicas, que reconheçam a pluralidade.

Professor da Unesp de Assis, Alonso Bezerra de Carvalho lança, pela Editora APPRIS, o livro 'A Relação Professor e Aluno: Paixão, Ética e Amizade na Sala de Aula' (235p.)

Informações


Contato do professor
Prof. Dr. ALONSO BEZERRA DE CARVALHO
Departamento de Educação - Unesp/Assis
Programa de Pós-Graduação em Educação - Unesp/Marília
(18) 3302-5860 / (14) 99601-2113

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário