NBB CAIXA - Molecada comanda, e Franca bate o vice líder Brasília

O Franca Basquete/Magazine Luiza conquistou uma excelente vitória no Ginásio Pedrocão. Na noite desta terça-feira, a equipe do técnico Helinho Garcia contou com o protagonismo da dupla jovem Alexey e Antonio, campeões da LDB 2016, e superou o então vice-líder UniCEUB/BRBCARD/Brasília, pelo placar de 77 a 70.

Campeões da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2016 pelo Franca, Alexey e Antonio foram os donos do jogo. O armador, de 21 anos, registrou 17 pontos e ainda quebrou seus recordes pessoais de rebotes (nove) e eficiência (27). Já o ala, de 22 anos, fez 20 pontos em 29 tentados e também estabeleceu sua maior marca pessoal na atual edição do NBB CAIXA.


Nascido e revelado em Franca, Lucas Mariano mostrou que conhece bem os atalhos do Ginásio Pedrocão e teve mais uma grande atuação pelo Brasília. Com 24 pontos e oito rebotes, o jogador, de 23 anos, foi o cestinha da partida e ainda somou 25 de eficiência, mas não conseguiu evitar o revés candango na Capital do Basquete.

Com sua segunda vitória seguida, o Franca Basquete chegou aos 50% de aproveitamento e se manteve na nona colocação, com campanha idêntica a do Solar Cearense (cinco vitórias em dez jogos). Já o Brasília perdeu a vice-liderança do NBB CAIXA para o Mogi das Cruzes/Helbor (71,4% de aproveitamento) e agora está em terceiro, com sete triunfos em dez oportunidades (70% de aproveitamento).

Basquete Cearense quebra invencibilidade do Flamengo

O Solar Cearense conquistou um grande feito no NBB CAIXA 2016/2017. Na noite desta terça-feira (20/12), no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, a equipe de Fortaleza venceu um eletrizante contra o líder Flamengo, na prorrogação, pelo placar de 94 a 88, e colocou fim à invencibilidade dos rubro-negros na competição.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Um dos destaques do NBB CAIXA na última semana, Davi Rossetto teve mais um excelente desempenho e foi o cara da vitória cearense. Comandando as ações ofensivas de sua equipe, o armador marcou 30 pontos - sendo 17 no terceiro quarto -, ainda distribuiu nove assistências e totalizou notáveis 35 pontos de eficiência.


"Nossa equipe veio para esta partida com uma estratégia bem definida e todos foram muito obedientes. Estamos com vários desfalques, mas isso fez nosso time se unir ainda mais. Foi uma grande vitória, que mostra a força dessa equipe", disse Davi, que chegou à casa dos 30 pontos pela segunda vez na temporada.

Com o grande triunfo em solo carioca, o Basquete Cearense colocou sua campanha na casa dos 50% de aproveitamento, agora com cinco vitórias em dez jogos, e divide a oitava posição com o Franca Basquete. Mesmo sofrendo sua primeira derrota na competição, o Flamengo segue isolado na liderança do NBB CAIXA 2016/2017, com oito resultados positivos.

Dejavú? Este foi a segunda vitória seguida do time de Fortaleza sobre o Flamengo no Rio de Janeiro. Na última temporada do NBB CAIXA, a equipe comandada pelo técnico Alberto Bial também derrotou os rubro-negros no duelo válido pela fase de classificação realizado no Ginásio do Tijuca.

Em pleno Panela de Pressão, Minas quebra sequência do Bauru

Choveu forte no Ginásio Panela de Pressão, e o responsável foi o Minas Storm. Na noite desta terça-feira, os minastenistas não tomaram conhecimento do Gocil/Bauru Basket, venceram por 86 a 75 em pleno solo bauruense e colocaram fim à sequência de quatro vitórias seguidas do Dragão na atual temporada do NBB CAIXA.

O jogo coletivo prevaleceu no triunfo mineiro, e quatro atletas ultrapassaram a marca dos dez pontos na partida: o armador Alexandre Pinheiro (21), que ainda deu seis assistências e roubou quatro bolas, o ala/armador Danilo Siqueira (18) o ala/pivô Mosso (15), e o ala Pedro Macedo (12).


Pelo lado do Bauru, Rafael Hettsheimeir foi "o cara" de novo e manteve seu impressionante rendimento no campeonato. Com expressivos 32 pontos, o pivô fez sua terceira partida com mais de 30 pontos neste NBB CAIXA e agora tem média de 28,4 pontos nos últimos cinco compromissos.

Com o surpreendente resultado em Bauru, o Minas somou seu quarto triunfo em dez partidas neste NBB CAIXA (40% de aproveitamento) e permaneceu entre os 12 primeiros colocados que vão aos playoffs. Já o Dragão, que sofreu seu segundo triunfo em casa, saiu do G-4 e caiu para o sexto lugar, com seis vitórias em dez jogos (60% de aproveitamento).

Em Macaé, Vitória volta a vencer retorna ao G-4

Em sequências ruins na temporada, Macaé Basquete e Universo/Vitória fizeram confronto acirrado nesta terça-feira (20/12), no Ginásio Juquinha. Melhor para o rubro-negro baiano, que após ficar atrás do placar durante praticamente todo o jogo, fez excepcional quarto período e encerrou o jejum de triunfos no NBB CAIXA 16/17, por 67 a 59.

Com um novo triunfo, após uma sequência de três derrotas, o Vitória, contou com uma derrota do Gocil/Bauru Basket, e voltou para o G-4 da tabela de classificação, com seis resultados positivos e três negativos. O Macaé por sua vez chegou a terceira derrota seguida e tem uma vitória em nove jogos na temporada.


O armador Kenny Dawkins foi o cestinha da partida, com 17 pontos, e ainda foi responsável por cinco assistências e dois roubos de bola. Seus compatriotas Chris Hayes, com dez pontos e oito rebotes, e Keyron Sheard, com dez pontos e quatro assistências, também foram bem, assim como o ala Arthur, que mais uma vez foi produtivo, com 11 pontos anotados.

A frente durante os três primeiros quartos, o Macaé fez de tudo para alcançar sua segunda vitória na temporada. Destaque para as atuações de Kendall Anthony, com 12 pontos e três assistências, Schneider, com 15 pontos e três rebotes, e Lupa, com 11 pontos e três rebotes.

LSB supera Vasco e põe fim ao jejum de vitórias

A LSB/Uniso voltou a sorrir no NBB CAIXA. Depois de sete derrotas consecutivas, o time do técnico Rinaldo Rodrigues se reabilitou na competição ao superar ninguém menos que o tradicional Vasco da Gama, no Ginásio Gualberto Moreira, pelo placar de 74 a 70, na partida que fechou a rodada cheia desta terça-feira.

Extremamente proativo e inspirado, Rafael Castellon pôs velocidade no ataque sorocabano e foi o grande destaque da partida. O ala terminou como cestinha, com 20 pontos, e ainda somou seis rebotes, cinco assistências e três roubos de bola para o time paulista.


Outros nomes se destacaram na vitória sorocabana. Jefferson Sobral foi decisivo nos segundos finais e contribuiu com 16 pontos ao longo de toda partida; além de Ted Simões e Bruno José, que terminaram o jogo com 11 pontos cada.

Pelo lado do Vasco, os destaques ficaram por conta do norte-americano David Jackson, que terminou como cestinha do cruzmaltino, com 18 pontos anotados. Além dele, o armador Nezinho, dono de 11 pontos, cinco rebotes e seis assistências, e o ala Gaúcho, que saiu do banco de reservas e somou 14 tentos, também apareceram bem.

Paulistano domina Caxias e cola no G-4

Foi uma vitória e tanto para o Paulistano/Corpore nesta terça-feira (20/12). Atuando em casa, no Ginásio Antonio Prado Junior, a equipe da capital paulista dominou o Banrisul/Caxias Basquete completamente a partir do segundo quarto e venceu o duelo válido pela fase de classificação do NBB CAIXA pelo placar de 82 a 49.

Esta foi a sexta vitória do Paulistano em nove partida realizadas e a equipe segue próxima do grupo dos quatro primeiros colocados. Com a derrota do Bauru nesta terça, o time dirigido pelo técnico Gustavo De Conti é o dono da quinta posição, por levar a melhor no primeiro critério de desempate (confronto direto).


O pivô Guilherme Hubner foi o cestinha do Paulistano, com 15 pontos, seguido por seu companheiro de garrafão Renato, autor de 14. Com 13 pontos, Jhonatan foi outro destaque da equipe vencedora, assim como o armador Arthur Pecos, que marcou 12 pontos.

Apenas dois jogadores do Caxias atingiram dígitos duplos na pontuação. O armador Carioca foi o cestinha da equipe, com 14 pontos, enquanto que o ala Arthur Bernardi, grande destaque dos gaúchos na competição, marcou dez pontos - sua menor pontuação na temporada.

Confira os resultados e as próximas partidas do NBB CAIXA 2016/2017:

20/12 (terça-feira)
19h30 - Flamengo 88 x 94 Basquete Cearense - ao vivo no SporTV
19h30 - Macaé Basquete 59 x 67 Universo/Vitória
19h30 - Paulistano/Corpore 82 x 49 Banrisul/Caxias Basquete
20h - Gocil/Bauru Basket 75 x 86 Minas Tênis Clube
20h10 - Franca Basquete 77 x 70 UniCEUB/Cartão BRB/Brasília
21h30 - Liga Sorocabana 74 x 70 Vasco da Gama - ao vivo no SporTV

21/12 (quarta-feira)
16h - EC Pinheiros x Mogi das Cruzes/Helbor

22/12 (quinta-feira)
19h30 - Macaé Basquete x Solar Cearense
20h - Gocil/Bauru Basket x UniCEUB/BRBCARD/Brasília
20h - LSB/Uniso x Banrisul/Caxias Basquete - ao vivo via Facebook Live
20h10 - Franca Basquete/Magazine Luiza x Minas Tênis Clube
20h10 - Flamengo x Universo/Vitória

==> Foto: Newton Nogueira / Franca Basquete

0 comments:

Postar um comentário