TED FALCON & GYPSY JAZZ CLUB NO CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA

Gypsy jazz, ou Jazz cigano, é um estilo musical frequentemente caracterizado como tendo seu início com o guitarrista Jean "Django" Reinhardt na década de 1930.

Django foi o primeiro jazzman a influenciar músicos norte-americanos, um caminho reverso ao jazz saido de New Orleans. Como as suas origens estão em grande parte na França, é frequentemente chamado pelo nome francês, "Jazz manouche" ou "manouche jazz", até mesmo em fontes em inglês.

Django era o mais destacado entre um grupo de guitarristas ciganos que trabalhavam ao redor de e em Paris na década de 1930. Nos anos 50 mais músicos se juntaram ao jazz cigano, como um grupo que incluía os irmãos Baro, Sarane, e Matelo Ferret e o irmão de Reinhardt Joseph "Nin-Nin" Reinhardt. O grupo mais famoso do Reinhardt, o Quintette du Hot Club de France, trouxe fama para o violinista Stephane Grappelli.

SOBRE TED FALCON
Ted Falcon, americano, descobriu a paixão pela música brasileira ao ouvir Choro em casa, quando seu pai, violonista, tocava peças de Villa-Lobos e de outros grandes nomes da Música Brasileira. Dedicou-se a estudar bandolim brasileiro e Choro nos últimos anos (tendo sua formação inicial voltada para o jazz), chegando a gravar o CD instrumental Memórias do Brasil e a escrever um livro para estudantes de bandolim, Retratos do Brasil.

Ted inova ao tocar esse estilo com violino, seu primeiro instrumento, pouco utilizado na música popular brasileira. Em diversas viagens ao Brasil, Ted tocou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Hermeto Pascoal, Dominguinhos, Armandinho Macedo, Gilberto Gil e o grupo Época de Ouro.

Atualmente Ted mora em Brasília e desenvolve trabalho em vários estilos, como os grupos instrumentais Jambrosia e Trio Oblivion, em que os maiores clássicos do tango argentino.

O grupo Gypsy Jazz Club conta com Eduardo Souza (violão), Pedro Vasconcellos (cavaquinho), Igor Diniz (baixo acústico), Luiz Ungarelli (pandeiro), além de Ted Falcon (violino e bandolim), e os convidados especiais Pedro Martins (guitarra), Márcio Bezerra (clarineta) e Félix Junior (violão 7 cordas).

As apresentações acontecem dias 16, 17 e 18 de Março de 2016 – quinta-feira a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 15,00 (meia) e R$30,00 (inteira)

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Não recomendado para menores de 14 anos

==> Foto: Ândrea Possamai

0 comments:

Postar um comentário