Grupo Tripé leva espetáculo "Entre Quartos" para o palco do Teatro da Caixa

Um apartamento. Três amigos. Um homem se preparando para mudar. Em comum entre eles, as fases e os ciclos do amor; as relações humanas na atualidade, sobretudo entre os jovens. Esse é “Entre Quartos”, espetáculo que o Grupo Tripé apresenta no Teatro da Caixa somente de 26 a 28 de fevereiro.

A peça é uma criação coletiva a partir da inspiração de textos de Caio Fernando Abreu, Roland Barthes e Tchékov; de trechos de textos das blogueiras brasilienses Julianna Motter e Beatriz Roedel; além de material autoral dos quatro integrantes da companhia.

De um lado do palco, dois homens e uma mulher decidem dividir um apartamento. Um triângulo amoroso se estabelece, mas ao longo do tempo a convivência é abalada por conflitos do dia-a-dia que trazem à tona questionamentos sobre liberdade, amor e amizade. No outro canto, um homem se prepara para mudar do seu apartamento. A música une as ações, que acontecem na sala de estar, de forma não-linear, misturando realidade, memória, presença e ausência. A dramaturgia versa sobre o amor, sobre estar apaixonado e sobre o fim.

“Entre Quartos” é um espetáculo intimista, que acomoda o público no palco, como um voyer da situação. A trilha sonora, tão importante para a trama, é original e executada ao vivo. O embrião da montagem nasceu em 2012, na Universidade de Brasília, como um trabalho da disciplina de direção. A ideia despretensiosa ganhou corpo e dois anos depois o Grupo Tripé, formado por Ana Quintas, Davi Maia, Gustavo Haeser (lê-se Rêser) e Miguel Peixoto, estreou profissionalmente com a montagem na sala Adolfo Celi, do Teatro Goldoni. Em 2015, o grupo levou “Entre Quartos” para o Teatro Sesc Garagem.

A direção do espetáculo é coletiva. A atriz Karinne Ribeiro, do Grupo Liquidificador, assina a assistência de direção, ou como eles preferem chamar, é a “diretora amiga”.

GRUPO TRIPÉ
Fundado em 2012, o Grupo Tripé iniciou sua trajetória na Universidade de Brasília, nascido da união de jovens-artistas-jovens. O grupo se estabeleceu para criação de um espaço livre de experimentação, criação, estudo e pesquisa.

Ana Quintas, Davi Maia, Gustavo Haeser e Miguel Peixoto. Três homens e uma mulher. Uma iluminadora, um palhaço, um produtor e um músico. Quatro atores. Sem reducionismos, tudo um pouco, seres em eterna reinvenção.

As criações do Tripé são marcadas pela busca de novas formas de relação e interação com o público, uso da iluminação enquanto elemento criador, construção de dramaturgia original e estudo e criação de estratégia para financiamento cultural específico. Sempre investigando e discutindo as problemáticas e conflitos humanos, principalmente da juventude.

Em 2014, por meio de um financiamento coletivo, o Grupo Tripé produziu e estreou “Entre Quartos”, seu primeiro espetáculo. No mesmo ano, os quatro integrantes participaram da peça “Aquário”, do Grupo Liquidificador, como equipe técnica de luz e contrarregragem.

Em 2015, o Tripé estreou sua segunda montagem, “O Novo Espetáculo (Tudo Está à Venda)”, com direção de Similião Aurélio e direção musical e participação especial do Patubatê.

Atualmente, o Grupo Tripé está em fase de pré-produção da segunda temporada de “O Novo Espetáculo (Tudo Está à Venda)” e de espetáculo-filme inédito, ainda sem título, com direção de Túlio Starling. Paralelamente, está em fase de montagem dos espetáculos “A Menina Valente”, musical infantil com ​trilha sonora de Rênio Quintas e direção de Kael Studart e “O Menino”, monólogo de Gustavo Haeser, com direção de Leonardo Shamah.

FICHA TÉCNICA

Texto e Dramaturgia: Grupo Tripé e Karinne Ribeiro
Direção: Grupo Tripé
Assistência de Direção (diretora amiga): Karinne Ribeiro
Elenco: Ana Quintas, Davi Maia, Gustavo Haeser e Miguel Peixoto
Cenografia: Maria Vitória Dutra
Figurinos: Fernanda Alpino
Direção musical e trilha sonora: Miguel Peixoto
Direção técnica e concepção de luz: Ana Quintas
Fotografia: Nathalia Azoubel
Programação Visual: Luisa Malheiros
Operação de luz: Ramon Lima
Coordenação geral: Juliana Cury
Assistência de produção: Kamala Ramers
Produção executiva e elaboração de projeto: Gustavo Haeser

SERVIÇO
“Entre Quartos”
Data: 26, 27 e 28 de fevereiro de 2016
Local: Teatro da Caixa (SBS quadra 04- lotes ¾)
Horário: sexta e sábado, às 20h/ domingo, às 19h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira)/ R$ 10,00 (meia)  
Ingressos à venda a partir de 20 de fevereiro. Meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos, doadores de alimento não perecível e assinantes do Correio Braziliense*
* Consulte regulamento do Clube do assinante do Jornal Correio Braziliense

Bilheteria: De terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h.
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Capacidade: 100 lugares
Informações: 3206-6456

==> Foto: Nathalia Azoubel

0 comments:

Postar um comentário