Brasil vence a Sérvia em jogo-treino antes do Mundial de Handebol Feminino na Dinamarca

Brasília (DF) - A Seleção Feminina de Handebol fez, neste domingo (29), um jogo-treino com a Seleção da Sérvia e sentiu o gostinho de vencer novamente as adversárias da final do Mundial de 2013, quando trouxe para o País o título inédito de campeã. A partida foi disputada no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros, em Brasília (DF) e terminou 24 a 23 para o Brasil. Este foi o último compromisso das duas equipes que daqui seguem direto para a Dinamarca, onde disputam, a partir do dia 5, o Campeonato Mundial.

Esta semana, as duas equipes, assim como Argentina e Eslovênia, vieram à capital federal para a disputa do Torneio Quatro Nações, que tinha início na sexta-feira (27), porém, por conta da inversão térmica causada no ginásio Nilson Nelson após a forte chuva que atingiu Brasília esta semana, a quadra ficou sem condições de jogo. Com o cancelamento do torneio, as quatro seleções decidiram seguir a programação no outro local, porém, apenas com jogos-treino, sendo assim, o Brasil enfrentou a Sérvia e a Argentina jogou contra a Eslovênia.

Não é à toa que a decisão do título mundial de 2013 foi emocionante do começo ao fim. No reencontro, Brasil e Sérvia levaram a partida de igual para igual o tempo todo. O técnico Morten Soubak aproveitou o jogo amistoso para testar às ações que havia treinado esta semana e colocar em quadra todas as atletas, que fizeram bonito e corresponderam às expectativas.

O técnico Morten Soubak aprovou o desempenho da Seleção, que embarca esta noite para a Dinamarca. "Eu gostei do que vi hoje. Estou bem contente. Acho que ficou óbvio que temos que dar um reforço em alguns fundamentos, mas gostei que conseguimos rodar bastante. Todo mundo jogou. Tivemos alguns momentos em que nosso ritmo diminuiu, mas soubemos controlar e retornar para o jogo", destacou o treinador.

Para ele, as atletas assimilaram bem tudo que foi trabalhado durante a semana. "Fizemos uma partida de 20 minutos ontem contra a Eslovênia e conseguimos apontar algumas coisas. Elas entenderam rápido e já colocaram em prática hoje. Nosso ponto forte é a defesa e acho que conseguimos manter aí o nosso foco. A Mayssa e a Babi também foram excelentes hoje, então, obviamente, isso também ajuda", acrescentou.

Para a ponta direita Célia Coppi, "A Sérvia é uma equipe muito forte. Foi um jogo bom, uma boa preparação para mostrar como estamos dia te de uma equipe tão forte quanto essa. Da para ver que ainda estamos jogando de igual para igual", destacou.

A partida entre Argentina e Eslovênia foi disputada antes do jogo do Brasil e foi tão equilibrada quanto. As duas equipes levaram o placar igualado todo o tempo e, mesmo depois das eslovenas conseguirem abrir um pouquinho, as argentinas foram buscar e terminaram o confronto com tudo igual: 22 a 22. O primeiro tempo foi 11 a 9 para as europeias.

No Mundial, Brasil e Argentina fazem parte do grupo C, que conta também com Coreia do Sul, Alemanha, França e República Democrática do Congo. As brasileiras estréiam no dia 5 contra a Coreia do Sul.

Gols do Brasil - Jessica (4), Ana Paula (4), Célia (3), Deonise (3), Alexandra (2), Duda (2), Larissa (2), Dara (1), Daniela (1), Amanda (1) e Tamires (1). Gols da Sérvia - Katarina (4), Jelena Trifunivic (2), Jelena Zivkovic (2), Andela (2), Dijana Rodojevic (2), Kristina (2), Marija (2), Ivana (2), Sanja (1), Dijana Stevin (1), Tâmara (1) e Jovana (1).

Gols da Argentina - Luciana Mendoza (6), Elke (3), Macarena (3), Ponce (3), Valeria (1), Antonela Mena (1), Rocío (1), Luciana Salvado (1), Manuela (1), Xoana (1) e Antonella Gambino (1). Gols da Eslovênia - Ana Gros (7), Polona Baric (3), Maja Son (2), Sanja Gregorc (2), Neli Irnman (2), Tjasa (2), Alja Koren (1), Ines Amon (1), Teja Fwrfolja (1) e Alja (1).

Transferência de ginásio e cancelamento do torneio - O Torneio Quatro Nações contava com três rodadas, uma na sexta-feira (27), uma no sábado (28) e outra neste domingo, porém, teve que ser cancelado por conta dos problemas climáticos causados pela chuva.

A partir do momento em que a Confederação Brasileira de Handebol decidiu realizar a competição em Brasília, fez diversas vistorias no ginásio Nilson Nelson, porém, nestas ocasiões o clima estava seco e em nenhum momento a entidade foi comunicada sobre a existência de goteiras no local. Esta semana, quando a organização já estava trabalhando para deixar tudo pronto, tomou conhecimento do fato no momento em que estava instalando o piso e viu as goteiras. Tomou todas as providências para solucionar o problema, mesmo não sendo responsável pela parte estrutural do local. Uma empresa especializada foi contratada para fazer os trabalhos de forma emergencial, indicada pelas autoridades do Distrito Federal, e conseguiu diminuir o transtorno, porém, a chuva foi muito forte e não foi possível conter todos os pontos.

Como o ginásio já havia sofrido com a chuva anteontem - obrigando as partidas da rodada de abertura a serem canceladas -, e permaneceu com algumas goteiras, na manhã de sábado, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Brasília tentou também resolver o problema. Eles detectaram os furos na cobertura do ginásio, que é feito de uma espécie de vinil. Esses furos começavam a pingar nas calhas, então, foi colocada uma lona na quadra, as calhas foram abertas e a água retirada. Depois, essa lona foi colocada no teto do ginásio para cobrir e evitar as goteiras. No momento da partida não havia goteiras na quadra, porém, a umidade do ar ainda estava muito alta, causando uma inversão térmica, já que a chuva não parava e, com isso, os técnicos tomaram a decisão de interromper a partida.

Na sequência, Sérvia e Argentina decidiram transferir o jogo entre as equipes para o Centro de Capacitação dos Bombeiros, porém, com alguns minutos, a partida também teve que ser interrompida por conta da umidade, que deixou a quadra escorregadia e poderia causar algum dano às atletas. Os confrontos de hoje foram marcados para o ginásio dos Bombeiros, mas com o tempo bom, puderam ser realizados sem nenhuma interrupção.

==> Foto: Wander Roberto / Photo&Grafia

0 comments:

Postar um comentário