Enem: Dicas para uma redação nota 1000

Para quem está de olho numa vaga na universidade, a corrida contra o tempo já começou. O MEC (Ministério da Educação) divulgou as datas do Enem 2015 e o aluno aplicado está de olho no calendário para se preparar para o exame.

Um dos pontos mais comentados nesse processo é a redação. Em 2014, cerca de 529 mil candidatos zeraram no gênero dissertativo, por não desenvolverem o tema proposto dentro da estrutura esperada pela banca corretora: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Para deixar o estudante longe desta estatística, a professora de português do Cursinho da Poli, Andrea Provasi Lanzara, revelou algumas sugestões para se escrever um texto de qualidade.

“O candidato precisa usar a introdução para marcar a tese de maneira clara e objetiva. Depois, deve construir a argumentação (desenvolvimento) para fundamentar a opinião, e assim finalizar o texto (conclusão) colocando uma proposta de intervenção.”

Os estudantes devem mostrar cinco competências, dentre elas, principalmente o uso correto da norma culta. Através disto, os corretores avaliam se o candidato compreendeu a proposta e adotou o formato dissertativo.

A coesão do texto é outro ponto analisado, o estudante precisa relacionar bem os elementos textuais. Por fim, a proposta de intervenção deve ser objetiva, clara, detalhada, plausível e articulada ao tema.

Segundo Andrea, não é recomendável deixar a redação para o último momento. “A orientação é que o aluno receba a prova e leia a proposta de redação, grifando a coletânea e anotando todas palavras-chaves. Depois disso, ele começa a responder as questões objetivas enquanto amadurece as idéias”, recomenda.

Abaixo, a professora listou as principais contra-indicações para a redação:

- Fugir do tema: se o aluno entrar em um assunto que não tem relação com a proposta, a redação pode ser anulada.

- Fugir do tipo dissertativo: outro erro que pode levar à anulação é escrever um texto fora da forma dissertativa.

- Entregar texto com 7 linhas ou menos: uma redação curta demais não é capaz de trabalhar todos os pontos necessários e será anulada.

- Impropérios, desenhos e deboches: os corretores anulam qualquer redação que incluir desenhos ou palavrões e outros deboches.

- Desrespeitar direitos humanos: se não quer ter a redação desconsiderada, o candidato nunca deve promover a discriminação, a violência ou qualquer outra posição contrária aos direitos humanos.

- Entregar folha em branco: não é surpresa que, sem redação, não há correção. Anulação garantida.

- Usar textos da coletânea: não é um caso sério, mas é perda de tempo, pois os corretores desconsideram o conteúdo de qualquer trecho copiado ou parafraseado da coletânea de textos oferecida na prova.

- Começar a redação no fim do período: mais uma recomendação para o candidato usar bem o tempo, visto que a redação conta muitos pontos e não deve ficar incompleta.

- Gastar mais de 60 minutos no texto: esse limite de tempo é sugerido para que o candidato dê atenção necessária às questões objetivas.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário