Conto finlandês retrata valor da tolerância e do respeito entre os seres e natureza

A fábula infantil A família Coelho e o gigante, lançamento da Autêntica Editora, traz uma feliz família de coelhos que se vê repentinamente abalada quando um poderoso e arrogante gigante tenta dominá-los. Aqui, os finlandeses Esko-Pekka Tiitinen e Nikolai Tiitinen apresentam de maneira envolvente a questão das relações de poder e da desigualdade entre os seres. Traduzida diretamente do finlandês por Pasi Loman e Lilia Loman, o conto enfatiza com delicadeza a importância da tolerância, do respeito mútuo e da união diante das adversidades.

Na história, a família Coelho está colhendo cenouras e batatas para se abastecer para o inverno que se aproxima. De repente, o chão treme e o céu escurece: sobre a colina, aparece um gigante muito, muito alto que come toda a comida colhida, deixando poucas cenouras. Nunca uma coisa assim tinha acontecido em Montes Peludos, onde os coelhos vivem há milhares de anos. Mamãe Pompom, Papai Penugem, Purpurina, Cambalhota, Fuligem e Framboesa jamais tinham visto uma criatura tão grande! Mas eles são muito corajosos e, mesmo hesitando, chegam perto dela.

A família de pequenos não entende direito o que o gigante diz, por isso, aceita quando ele afirma categoricamente: "Queridos amigos, já que eu sou o maior, serei o rei deste país”. Porém, essa posição autoritária, de alguém que não precisa de ajuda, logo se esvai. O gigante vai descobrir que as coisas não são assim tão fáceis quando se está sozinho, mesmo quando se é o maior e mais poderoso. O inverno está chegando, o frio congelante se aproxima, maltratando grandes e pequenos. Todos precisam sobreviver.

O tom tranquilo e o ritmo envolvente da história de Esko-Pekka Tiitinen a tornam ideal para a leitura em voz alta. Ela tem o encanto atemporal das fábulas tradicionais, com seus animais falantes, que sempre trazem uma mensagem edificante. As ilustrações de Nikolai Tiitinen, filho do autor, irradiam calor e um sentimento de união, mas também refletem as relações de poder, ódio e desavenças. O texto e as ilustrações perfeitamente integrados criam uma leitura agradável e uma experiência visual para crianças e adultos, nesta bela história de amizade e cooperação entre pequenos animais e um enorme gigante.

Sobre os autores –  Esko-Pekka Tiitinen (1956) é um autor e artista finlandês amplamente reconhecido. Seus talentos são admirados em diferentes campos profissionais, e ele já recebeu diversos prêmios literários. Tem uma carreira produtiva como escritor, diretor de teatro, roteirista, compositor, letrista e teatrólogo. Já escreveu mais de vinte livros, várias peças de teatro, peças para rádio, libretos de ópera, scripts de TV e expôs seus trabalhos de arte na Finlândia e em outros países. 

Nikolai Tiitinen (1988) é um artista e designer gráfico versátil e talentoso. Fez seu primeiro design de capa para o romance escrito pelo pai para adolescentes, Villapäät (2008), que ganhou o Finlandia Junior Prize, o mais importante prêmio literário da Finlândia. As ilustrações coloridas de Nikolai também aparecem em pôsteres de teatro e capas de disco. Todos juntos somos fortes (Autêntica Editora, 2014), o primeiro livro que ilustrou, ganhou o terceiro prêmio compartilhado no 9° Mikkeli Illustration Triennial.

TítuloA família Coelho e o gigante 
Autor: Esko-Pekka Tiitinen
Ilustração: Nikolai Tiitinen
Tradução: Pasi Loman e Lilia Loman
Número de páginas: 32
Formato: 19,5 x 26 cm
Preço: R$ 34,00
Indicação leitora: a partir de 7 anos
ISBN: 978-85-8217-419-7

0 comments:

Postar um comentário