Novacap testa novo equipamento para hastear a bandeira nacional

BRASÍLIA (24/9/2014) – A cerimônia para a troca da bandeira nacional é tradição na Praça dos Três Poderes e ocorre sempre no primeiro domingo de cada mês. O sistema eletrônico que controla a subida da nova bandeira e a descida da mais antiga está sendo trocado pela Novacap. Agora, mais moderno, o equipamento de acionamento mecânico promete dar mais agilidade e eliminar falhas durante o cerimonial. 

Durante o hasteamento, um mecanismo eletrônico suspende a bandeira até o mastro, enquanto é tocado o hino nacional. O sistema é antigo e as falhas durante o processo são comuns, como o travamento da bandeira ao ser encaixada na bainha, que fica no topo do mastro. 

“Quando ocorre o travamento, é preciso que alguém suba até o topo e conserte manualmente e atrasa a cerimônia. O novo sistema funciona como um macaco de automóvel: direciona a bainha e alinha o cabo de aço que hasteia a bandeira. Ou seja, elimina o problema”, explicou o presidente da Novacap Nilson Martorelli. 

Diferente do antigo, o novo mecanismo pode ser controlado externamente via controle remoto de modo que o operador veja e controle a subida e descida. Por enquanto, apenas um dos cabos foi trocado. Outros dois existentes serão trocados gradativamente, uma vez que a instalação necessita da troca do posicionamento da bandeira já alocada. 

“É um ganho para a equipe que participa do cerimonial, pois o sistema antigo é ineficiente. Com a agilidade que agora é oferecida, a troca da bandeira não perde o encanto devido as falhas”, afirmou o engenheiro Tiago Matias, da empresa responsável pela obra. 

A primeira parte do novo sistema entrará em operação na cerimônia de novembro a ser realizada no dia de finados. Até fevereiro de 2015 todo o sistema será trocado. Além disso, um elevador será implantado no centro do mastro para facilitar possíveis deslocamentos. 

==> Foto: Divulgação / Secom/DF

2 comments:

Mariana Bernardes - Up Center Elevadores disse...

Gostaria de agradecer, em nome de todos os envolvidos no desenvolvimento do sistema de hasteamento, pelo texto a respeito de nosso trabalho. É bastante gratificante para todos que se empenharam tanto no projeto.

Dalton Jendiroba disse...

Nós que agradecemos a oportunidade de publicar a referida matéria ...

Postar um comentário