Museu Aberto 2025 ocupa o Panteão da Pátria com arte brasileira e sinfonia

No dia 15 de agosto, a capital do país será palco de um espetáculo único que une arte, tecnologia e brasilidade. O Brasília Museu Aberto 2025 - Edição Brasilidades transforma a fachada do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves em uma galeria digital a céu aberto, com projeções mapeadas de obras de artistas que contam e ressignificam a história da arte brasileira.

E para tornar a noite ainda mais memorável, o público será agraciado com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência do maestro Claudio Cohen, com um repertório preparado exclusivamente para a ocasião.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, o Museu Aberto 2025 reafirma Brasília como vitrine da cultura nacional e palco de encontros que unem tradição, inovação e identidade brasileira. “Ao transformar o Panteão da Pátria em um grande mosaico de arte e música, mostramos que o patrimônio cultural vive e se renova quando é colocado em diálogo direto com a comunidade”, afirmou o titular da pasta.

“A música cria uma conexão especial com as imagens projetadas, funcionando como uma trilha sonora que valoriza e amplia a experiência do público”, destaca o maestro Claudio Cohen.

A orquestra contará com a participação de 60 músicos e apresentará um repertório inteiramente voltado à música brasileira, abrangendo desde composições eruditas, como Bachianas Brasileiras, de Heitor Villa-Lobos, e O Guarani, de Carlos Gomes, até clássicos populares como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, temas de Luiz Gonzaga e sucessos do rock da Legião Urbana — revelando toda a diversidade e riqueza da cultura musical nacional.

Idealizado por Danielle Athayde, o projeto propõe uma nova forma de vivenciar a arte: acessível, imersiva e profundamente conectada ao espaço público e ao patrimônio cultural brasileiro. "Reinventamos o conceito de espaço público, levando a arte diretamente às pessoas e promovendo um elo entre a cultura e a comunidade", afirma Danielle, idealizadora e curadora da mostra.

Este ano, o festival homenageia artistas fundamentais para o imaginário visual brasileiro como Orlando Brito, Wladimir Carvalho, e um destaque especial para a Coleção Brasília- acervo Izolete e Domício Pereira, formada pelo casal pioneiro da nova capital do Brasil, com obras de Francisco Galeno, Paulo Iolovichti e Marlene Godoy, que também são homenageados nesta edição. Ao mesmo tempo, o projeto celebra nomes da cena contemporânea brasiliense como Antonio Obá, Nicolas Behr, Zuleika de Souza, Clarice Gonçalves, Stuckert, entre outros artistas visuais, poetas e fotógrafos de projeção nacional e internacional.

Sobre o Brasília Museu Aberto

O projeto Brasília Museu Aberto surgiu em 2020, durante a pandemia, com a proposta inovadora de levar arte ao grande público por meio de projeções mapeadas em monumentos e edifícios simbólicos da capital federal.

A primeira edição, realizada no aniversário de 60 anos de Brasília, teve como palco o Congresso Nacional e marcou o início de uma nova forma de experimentar a arte: fora dos museus, integrada à cidade e acessível a todos. Em um contexto de distanciamento social, a iniciativa também se desdobrou no meio digital, com exposições online e materiais educativos.

Em 2021, expandiu seu alcance para diferentes regiões administrativas do Distrito Federal, com projeções realizadas na Casa do Cantador (Ceilândia), no Museu Histórico e Artístico de Planaltina, na cúpula do Museu Nacional da República e novamente no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes. A edição também incluiu um ciclo de palestras e debates virtuais sobre patrimônio, cultura e arte pública, aproximando ainda mais a proposta dos eixos de educação e cidadania.

Já em 2022, o Brasília Museu Aberto voltou ao formato presencial com força total. No dia 21 de abril, aniversário de 62 anos da cidade, o Panteão da Pátria recebeu a abertura da nova edição. No mês seguinte, as atividades continuaram no Museu de Arte de Brasília (MAB) com o lançamento do livro "Brasília Museu Aberto", reunindo cerca de 400 convidados. A programação foi encerrada com uma celebração na cúpula do Museu Nacional da República, consolidando o projeto como uma das mais impactantes ações culturais do Distrito Federal nos últimos anos.

Ao longo de suas edições, o projeto reuniu obras de nomes consagrados como Siron Franco, Galeno, Tarsila do Amaral, Orlando Brito, Roberto Burle Marx e Naura Timm, além de artistas brasilienses contemporâneos como Paulino Aversa, Camila Soato, Roger Regner, Lui Rodrigues, entre muitos outros. A cada edição, a curadoria reforça a diversidade e a potência da arte brasileira em todas as suas linguagens.

 

Sobre a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

Fundada em março de 1979, pelo maestro e compositor Claudio Santoro, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) é uma das principais instituições do gênero no Brasil. Em sua trajetória de 46 anos de existência, realizou milhares de concertos, acompanhando ou com a participação de inúmeros artistas consagrados, nacionais e estrangeiros. Participou de gravações e turnês dentro e fora do país.

A OSTNCS tem em sua linha de atuação os Concertos Sociais, Festivais de Ópera, Concertos da Temporada Oficial, Concertos das Nações em parceria com as Embaixadas, Concertos Pop, Concertos nas Cidades e ao ar livre, Concertos nos Parques, além dos exitosos projetos - Concertos da Saúde e Concertos Didáticos -, em uma ampla atuação nos diversos segmentos da sociedade.

 

Artistas Homenageados

Francisco Galeno (1957-2025)

Nascido em Parnaíba (PI), Galeno se estabeleceu em Brazlândia (DF), onde criou obras marcadas por cores vibrantes e referências à infância e à cultura popular. Inspirado por carretéis, anzóis e brinquedos artesanais, desenvolveu uma estética própria que remete à arte construtivista brasileira. Sua produção inclui pinturas, esculturas, instalações e vestuário. Galeno participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, sempre mantendo vínculo com suas raízes. Era conhecido por valorizar "o lado bom do Brasil", em obras que celebram a espontaneidade e o desejo de felicidade do povo brasileiro.

 

Orlando Brito (1950-2022)

Mineiro de Janaúba, cresceu em Brasília e tornou-se um dos principais fotógrafos do país. Autodidata, iniciou a carreira ainda jovem e, em 1979, foi o primeiro brasileiro a vencer o World Press PhotoPrize. Sua obra é reconhecida como um importante registro crítico da política brasileira, capturando líderes e eventos em ângulos inusitados e simbólicos. Com 58 anos de carreira, trabalhou em grandes veículos e cobriu mais de 60 países. Foi referência no fotojornalismo, sendo considerado hors-concours em prêmios de fotografia. Faleceu em 2022, deixando um legado histórico e artístico.

 

Paulo Iolovichti (1936–2024)

O Legado Azul. Inspirado nos céus da Capital, Paulo Iolovichti incorporou o “Azul” à sua vasta obra, transformando-o em marca registrada. Por meio dela, popularizou as artes visuais nas noites de Brasília, apresentando seus trabalhos como verdadeiras performances em bares e restaurantes da cidade.

De natureza espontânea, suas pinturas — sobre os mais variados temas — projetam-se além das fronteiras físicas, como se ocupassem um território simbólico que transcende a própria representação.

Com uma personalidade livre e envolta em uma aura lúdica e poética, deixa como legado a condição de ser o mais importante artista visual "alternativo" de Brasília.

 

Marlene Godoy (1935–2024)

Caminhando por trilhas misteriosas e caminhos de múltiplos significados, a obra de Marlene Godoy traduz, de forma rara e pertinente, um mundo imaginário, místico e religioso, cuja presença impõe respeito e admiração.

No atual cenário das artes visuais — marcado pelo resgate de conteúdos vinculados à ancestralidade de povos originários e à valorização da herança neocolonial —, o conjunto de sua produção revela uma das mais lúdicas e expressivas representações desse universo simbólico.

 

Vladimir Carvalho (1935-2024)

Natural da Paraíba e radicado em Brasília, Vladimir foi mestre do documentário brasileiro. Sua obra crítica abordou temas como desigualdade, memória, cultura e repressão. Entre seus filmes mais conhecidos estão O País de São Saruê, censurado na ditadura, Conterrâneos Velhos de Guerra e Rock Brasília. Mais que cineasta, foi formador de gerações e defensor da função social do cinema. Premiado e homenageado em diversos festivais, sua trajetória foi marcada pelo compromisso com a verdade e pela valorização da memória brasileira.

 

Artistas Convidados

Antonio Wanderlei Santos Amorim (Delei)

É um artista plástico mineiro radicado em Brasília há mais de 50 anos. Desde 1978, dedica-se integralmente à arte, com foco em pintura mural e intervenções urbanas por meio de oficinas e coletivos. Como mentor do grupo Nada Consta, promoveu ações artísticas em espaços públicos, transformando ruas e muros em galerias a céu aberto com forte impacto educativo e comunitário. Sua produção transita entre arte figurativa, abstrata, colagens e assemblages, abordando paisagens, pessoas e objetos. Destacou-se no I Salão Global da Primavera (1973) com a instalação Bujões, em parceria com Rosane Carneiro, premiada em Brasília e Goiânia. Desde os anos 1980, participa de exposições no Brasil e no exterior, passando por países como México, França, Itália, Marrocos e Índia. Suas viagens enriqueceram sua técnica e ampliaram sua visão artística, marcada pela liberdade criativa e experimentação. Delei constrói uma trajetória sólida, integrando arte pública, ensino, coletividade e uma estética livre e pós-moderna.

 

Antônio Obá

Natural de Ceilândia (DF), Obá é um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira. Suas obras exploram questões étnico-raciais, religiosidade e identidade, com fusões entre o sagrado e o profano. Utiliza pintura, escultura, performance e instalação para provocar reflexões sobre o corpo negro, o colonialismo e a espiritualidade. Sua arte é reconhecida nacional e internacionalmente, criando diálogos potentes sobre resistência e pertencimento.

 

Clarice Gonçalves

Clarice investiga feminilidade, sexualidade e maternidade em obras que revelam, com sutileza, a profundidade da experiência feminina. Participou de exposições em Londres, Havana, Nova York, Rio e São Paulo. Lançou o livro O som do silêncio em 2014. Sua pintura sugere tensão entre essência e imagem, tempo e espaço, promovendo narrativas poéticas sobre o cotidiano e a interioridade dos corpos retratados.

 

Irany Tibiraça

Inspirada pela natureza e por sua ascendência indígena Tibiriçá, Irany cria obras que fundem arte, ancestralidade e sustentabilidade. Durante a pandemia, desenvolveu os "Adornos Cerratenses" com folhas e galhos coletados em seu quintal. Suas criações, exibidas no Brasil e no exterior, evocam coroas e cocares que representam proteção, poder e memória, estabelecendo pontes entre culturas tradicionais e arte contemporânea.

 

José Maciel

Sua pintura mescla figuração e expressionismo, com influência direta de Iberê Camargo. Trabalha também com desenhos e pedras pintadas, criando símbolos de uma memória coletiva. Maciel desenvolve um processo criativo onde vida e arte se confundem, construindo um universo expressivo habitado por formas autônomas, em constante diálogo com o mundo real. Sua obra tem forte carga humanista e narrativa.

 

Nanche Las-Casas

Luiz Fernando Luzzi Las-Casas, conhecido como Nanche, é artista visual e designer gráfico atuante em Brasília desde 1974. Professor aposentado da Universidade de Brasília, integrou movimentos culturais como o Cabeças e bandas pioneiras do rock brasiliense. Com forte presença no design tipográfico, editorial e de eventos culturais, colaborou com projetos de identidade visual para espetáculos de música, teatro, cinema e artes visuais. Lecionou no Instituto de Artes da UnB, onde também pesquisou design e educação. Fez mestrado em Communications Design no Pratt Institute (NY) e doutorado em Art Education na NYU. Participou de diversas mostras no Brasil e no exterior. Seu trabalho une prática artística, ensino e crítica cultural com foco na paisagem urbana e na cultura visual do DF.

 

Nicolas Behr

Poeta símbolo de Brasília, Behr tem uma escrita ácida, crítica e concisa. Nascido em Cuiabá, vive na capital desde 1974, onde construiu uma obra literária fortemente ligada à urbanidade, à política e à solidão. Seus poemas curtos flertam com o haicai e capturam a essência de Brasília em suas múltiplas contradições. Com mais de 20 livros publicados, sua poesia é uma das vozes mais autênticas do Cerrado.

 

Pedro de Andrade Alvim

Artista contemporâneo, Pedro de Andrade Alvim explora a tensão entre ruínas urbanas e oásis imaginários. Sua obra investiga como o tempo e as transformações interferem no projeto original da cidade. Inspirado por lugares marcados pela passagem do tempo, Alvim propõe paisagens onde construção e ruína coexistem. As pinturas sugerem espaços de incerteza, onde diferentes realidades se cruzam. Seus trabalhos convocam o público a refletir sobre a complexidade urbana e a fragilidade da memória espacial. Com uma abordagem poética e sensível, suas obras misturam utopia, melancolia e crítica. Alvim propõe uma cidade onde o sonho e a realidade disputam os mesmos territórios.

 

Renato Matos

Renato Matos é poeta, cantor, compositor, artista plástico e multi-instrumentista. Natural de Salvador, foi aluno da Escola de Belas Artes e teve como mentores nomes como Mário Cravo e Emanuel Araújo. Em Brasília, tornou-se figura central na cena cultural, com obras que mesclam materiais naturais, poesia, música e performance. Suas criações trazem referências sinestésicas — sons, formas, palavras e cores — que evocam diferentes fases da capital. Os instrumentos autorais que produz combinam estética e sonoridade. Sua arte é uma síntese sensorial entre raízes baianas e vivência candanga, criando um universo onde imagem, som e palavra dialogam com liberdade e originalidade.

 

Stuckert

Fotógrafo nascido e residente em Brasília, Stuckert começou no fotojornalismo e hoje desenvolve projetos autorais. Sua obra gira em torno do ser humano e da ocupação dos espaços urbanos. Explora como a arquitetura modernista interage com manifestações íntimas e subjetivas da vida cotidiana. Com composições precisas e luz típica do Planalto Central, suas imagens revelam o contraste entre rigidez formal e sensibilidade humana. Em trabalhos recentes, introduz interferências visuais e narrativas fragmentadas, criando atmosferas imersivas. Seus ensaios fotográficos combinam estética, memória e crítica, oferecendo novas formas de olhar para a cidade e seus habitantes.

 

Toys Daniel

Toys Daniel é muralista, artista visual e publicitário nascido em Brasília em 1991. Começou no graffiti aos 13 anos e criou o personagem ToysZim, sua assinatura visual vibrante e geométrica. Formado em Publicidade pela Universidade Católica de Brasília, mistura experiência de agência com arte urbana. Seu trabalho transita por murais, roupas, joias e objetos, dialogando com o graffiti, pop art e arte popular brasileira. Com obras espalhadas por vários países, vê a arte como meio de transformação. Em sua fase atual, busca inspirar e reconectar histórias por meio da cor, com a convicção de que "tudo começa no sonho".

 

Zuleika de Souza

Fotógrafa nascida em Brasília, Zuleika de Souza atua no jornalismo cultural e na fotografia autoral. Seu trabalho mescla documentação com linguagem estética refinada. Em projetos como “Chão de Flores”, retrata a Brasília popular das cidades-satélites, com fachadas, grafites e cores vibrantes. Revela a arquitetura de resistência que rompe com os padrões modernistas. Também documenta festas religiosas e manifestações culturais, com composições simbólicas e minimalistas. Suas imagens transformam cenas urbanas e tradições em arte visual. A obra de Zuleika traduz a potência de um olhar sensível e político sobre a cidade e suas periferias.


 

 

SERVIÇO

Brasília Museu Aberto 2025 – Edição Brasilidades

Local: Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, Brasília/DF

Data: 15 de agosto de 2025

Horário: das 19h às 22h

Entrada gratuita

Projeções mapeadas | Apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro |

Assessoria de Imprensa: Tátika Comunicação – Kátia Turra | (61) 99224-7294- @tatikaturra

==> Foto: Divulgação

 

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