Terminou de forma emocionante a quinta temporada do Mercedes-Benz
Challenge. A oitava e última etapa do calendário de 2015 foi realizada
neste domingo (13) no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em
Interlagos, São Paulo. A prova marcou o desfecho da disputa particular
entre o gaúcho Fernando Júnior e o cearense Adriano Rabelo pelo título
na categoria CLA AMG Cup, enquanto na C 250 Cup vários candidatos
tentavam a glória maior da temporada.
A última corrida do ano começou conturbada, com dois acidentes
praticamente simultâneos logo após a largada, que provocaram o abandono
de nove competidores e obrigaram a direção de prova a manter o safety
car na pista por 20 minutos para a retirada de carros e detritos.
Restando 25 minutos de bandeira verde, os pilotos partiram para a
decisão com apetite ainda maior, o que garantiu um dos mais belos
espetáculos do ano. Ao final de 19 voltas, a vitória em Interlagos ficou
com o campeão de 2014, Arnaldo Diniz, que teve ao seu lado no pódio,
coincidentemente, os dois candidatos ao título deste ano. Adriano Rabelo
pressionou o líder até o final e recebeu a bandeirada em segundo.
Fernando Jr. foi o terceiro.
"Depois de tudo o que aconteceu neste ano, precisava realmente desta
vitória na última corrida", disse Diniz, que teve algumas boas
oportunidades ao longo de 2015, todas perdidas por pequenos incidentes.
"Guiei muito focado, dando o meu máximo para trazer o carro até o final
em primeiro. Tive um problema de pneus no final que causou muita
trepidação. Nem eu sei como consegui virar o que estava virando naquela
situação. Agora o pessoal brincou me chamando de "Rei de Interlagos".
Achei legal isso, bem bacana mesmo", acrescentou o vencedor, que havia
dominado a sétima etapa, também no traçado paulistano, mas perdeu a
vitória na última volta por pane seca.
Decisão ponto a ponto - Enquanto Arnaldo Diniz se empenhava para
voltar ao alto do pódio, os candidatos ao título deram um show à parte.
Fernando Júnior dependia apenas de seu próprio resultado para sagrar-se
campeão, o que significava chegar até duas posições atrás de Adriano
Rabelo. Ele superou a meta no final da prova, e cruzou a linha de
chegada logo atrás do piloto do Ceará, que foi o segundo colocado.
"Só tenho a agradecer a toda a minha equipe pelo excelente carro que
eles me deram neste ano, e aos meus filhos e minha esposa, porque foi
muito disputado correr um campeonato como este. Este troféu vai para
Santa Cruz do Sul, na terça-feira estou de volta para casa", disse o
campeão. "Corremos com cabeça não só nesta prova, mas na temporada toda.
Marcamos pontos em todas as etapas e isso é o que acaba decidindo um
campeonato longo como este", acrescentou.
Para Rabelo, o vice-campeonato pode ser considerado uma vitória -
principalmente em razão do alto grau de competitividade da categoria.
"Toda a nossa equipe está de parabéns pelo trabalho. Hoje considero que
estou vencendo, porque este é apenas meu segundo ano em um campeonato
nacional. Em 2014 eu não conhecia praticamente nenhum autódromo, neste
ano tive menos dificuldades com isso, e em 2016 estarei de volta, quem
sabe para buscar novamente o título", declarou o vice-campeão.
A etapa de encerramento da temporada definiu, também, os títulos da
categoria C 250 Cup e C 250 Cup Master - que ficaram com pilotos da
equipe paulista Paioli Racing. Correndo "em casa", os pilotos cumpriram o
objetivo proposto e fecharam a temporada com o título.
"Tudo deu certo, graças a Deus. O lastro (50 kg) me atrapalhou muito.
Acho que precisamos rever esse regulamento para o ano que vem. Aqui em
Interlagos, por exemplo, ele piora em um segundo o desempenho do carro.
Cheguei a achar que não conseguiria, que o Seninha e o Cleiton seriam os
campeões, justamente por causa dessa questão do lastro. Mas deu tudo
certo desde a largada", comemorou o campeão.
Para o outro carro da Paioli Racing, no entanto, a largada foi o momento
de maior tensão do dia. Marcos Paioli acabou envolvido no incidente que
provocou a primeira entrada do safety car na pista, e por pouco não
abandonou a disputa.
"A confusão foi para o meu lado. Mas por sorte, mesmo com a frente do
carro toda quebrada, consegui voltar para a pista. Fiz uma corrida de
recuperação nos poucos minutos que restaram no meu turno, e meu
companheiro completou o trabalho para que estivéssemos no pódio hoje e,
também, para que chegássemos ao campeonato. Desde o início do ano nossa
meta era chegar ao título em ambas as categorias, e conseguimos",
comemorou Paioli que, junto de Peter Gottschalk, faturou o título na C
250 Cup Master.
Dois títulos para o RS - Também
foi para o Rio Grande do Sul o título da CLA AMG Cup na categoria
Master. Carlos Kray alcançou seu segundo título de expressão nacional
mesmo sem vencer a prova deste domingo. "Campeonato se ganha com
constância e ao longo do ano procuramos justamente manter a média de
pontos para sermos campeões. Fizemos uma temporada muito regular, com
vitórias e pódios, e chegamos lá", declarou Kray.
A primeira colocação entre os pilotos da divisão Master da categoria CLA
AMG Cup ficou com o paulista José Vitte, que obteve seu melhor
resultado desde que retornou às pistas após o acidente sofrido em 2014.
"Essa vitória é muito animadora e inesperada. Com certeza a vontade de
voltar em definitivo aumentou ainda mais, e vamos ver o que acontece em
2016", encerrou o vencedor.
Veja abaixo como terminou a oitava etapa do calendário do Mercedes-Benz
Challenge. Ao final, confira os primeiros colocados nos torneios
disputados na temporada 2015:
Resultado - Corrida 08
1) Arnaldo Diniz Filho (Comark Racing, CLA), 19 voltas
2) Adriano Rabelo (Cordova Motorsports, CLA), a 1s314
3) Fernando Junior (WCR, CLA), a 2s901
4) Cristian Mohr (RSports Racing, CLA), a 3s251
5) Lorenzo/Paulo Varassin (Cordova Motorsports, CLA), a 4s397
6) José Vitte (Cordova Motorsports, CLA M), a 4s782
7) Pierre Ventura (CKR Racing, CLA), a 5s361
8) Marcelo Hahn/C.Hahn (Blau Motorsport, CLA), a 6s030
9) Fernando Amorim (Fiolux RSports Racing, CLA), a 6s913
10) Cesar Fonseca (Center Bus Sambaiba Racing, CLA), a 7s972
11) Carlos Kray (CKR Racing, CLA M), a 11s796
12) Fernando Poeta (Sul Racing, CLA M), a 13s232
13) Paulo Totaro (Scuderia 111, CLA M), a 16s799
14) Peter Michel Gottschalk (Paioli Racing, C250), a 1min23s370
15) Luiz Sena Jr/Cleiton Campos (WCR, C250), a 1min23s625
16) Christian Germano (Center Bus Sambaiba Racing, C250), a 1min24s070
17) Claudio Simão/Vinicius Simão (Center Bus Sambaiba Racing, C250), a 1min24s321
18) Flavio Andrade (Hot Car Competições, C250 M), a 1min26s678
19) Marcos Paioli/Peter Gottschalk (Paioli Racing, C250 M), a 1min28s494
20) Claudio Dahruj/Otavio Mesquita (VB Motorsport, CLA M), a 1min30s039
21) Beto Rossi/Alline Cipriani (Divena Racing/RSports Racing, C250), a 1 Volta
22) Roberto Santos (Della Via Racing Team, C250 M), a 1 Volta
23) Betinho Sartório (Paioli Racing, C250 M), a 1 Volta
24) A. Papazissis/M.Camacho RSports Racing, C250), a 1 Volta
25) Leo Jr/Lucca de Nigris (De Nigris/Europamotors, C250), a 1 Volta
26) C.A. Guilherme (Center Bus Sambaiba Racing, C250 M), a 1 Volta
27) Keghan Dadian (Center Bus Sambaiba Racing, C250), a 1 Volta
28) Betão Fonseca (Center Bus Sambaiba Racing, CLA M), a 3 Voltas
29) Bruno Alvarenga (RSports Racing, C250), a 4 Voltas
30) Theo de Nigris/Thiago de Nigris (De Nigris/Europamotors, C250), a 7 Voltas
31) Neto De Nigris (De Nigris/Europamotors, CLA M), a 8 Voltas
32) Roger Sandoval (WCR, CLA), a 9 Voltas
33) Thiago Viana (VB Motorsport, CLA), a 18 Voltas
34) Roberto Cirino (Center Bus Sambaiba Racing, CLA M), a 18 Voltas
35) Fernando Fortes (Sul Racing, CLA), a 19 Voltas
36) Peter Ferter (LT Team, CLA), a 19 Voltas
37) Danilo Pinto (Scuderia 111, CLA), a 19 Voltas
38) Cesare Marrucci (Cordova Motorsports, CLA), a 19 Voltas
39) Marcio Basso (Center Bus Sambaiba Racing, C250), a 19 Voltas
40) Max Mohr (RSports Racing, C250 M), a 19 Voltas
41) Luiz Carlos Ribeiro (Mottin Racing, CLA), a 19 Voltas
Campeonato CLA AMG Cup
1) Fernando Junior, 144 pontos
2) Adriano Rabelo, 136
3) Cristian Mohr, 97
4) Pierre Ventura, 79
5) Arnaldo Diniz Filho, 79
Campeonato CLA AMG Cup Master
1) Carlos Kray, 153 pontos
2) Betão Fonseca, 92
3) Neto De Nigris, 90
4) Fernando Poeta, 82
5) Claudio Dahruj, 70
Campeonato C 250 Cup
1) Peter Michel Gottschalk, 139
2) Luiz Sena Jr/Cleiton Campos, 131
3) Marcos Paioli/Peter Gottschalk, 117
4) Betinho Sartório, 108
5) Christian Germano, 99
Campeonato C 250 Cup Master
1) Marcos Paioli/Peter Gottschalk, 151
2) Betinho Sartório, 143
3) Flavio Andrade, 125
4) Roberto Santos, 74
5) Max Mohr, 72
==> Foto: Fábio Davini
0 comments:
Postar um comentário