Brasília e Uberlândia se enfrentam em duelo direto pela segunda colocação, neste sábado

Donos de boas campanhas até o momento na atual temporada do NBB, Uniceub/BRB/Brasília e Unitri / Universo se enfrentarão neste sábado. O confronto, válido pela 20ª rodada da competição nacional, será disputado no Ginásio da Asceb, em Brasília (DF), às 16h30 (de Brasília).

Atrás apenas do líder invicto Flamengo, o time candango vem de cinco vitórias consecutivas e se encontra na segunda colocação do campeonato, com 14 vitórias em 18 partidas disputadas (77,8% de aproveitamento). Uma posição abaixo aparece o time mineiro, dono de 13 triunfos e cinco derrotas (72,2% de aproveitamento).


"Espero que seja um jogo equilibrado, assim como no primeiro turno. Mas confio no trabalho e no bom momento que a equipe está vivendo para poder sair dessa partida com mais uma vitória", disse o armador Nezinho, que soma médias de 17,6 pontos e 6,5 assistências por jogo na competição.


Como o esquadrão comandado pelo técnico Hélio Rubens venceu o confronto entre as equipes no primeiro turno, basta ao time de Uberlândia uma vitória simples neste sábado para ultrapassar os rivais na tabela de classificação. Porém, se os atuais tricampeões saírem vencedores a diferença aumentará e o time da capital federal ficará com uma boa vantagem em relação ao terceiro colocado.


"A motivação do nosso time é gigante para este jogo. Sabemos da importância que essa partida terá na briga na parte de cima da tabela. Estamos focados para tentar vencer Brasília e recuperar o segundo lugar na classificação", explicou o experiente armador Helinho.


Além da briga pela segunda posição e das campanhas próximas na atual temporada, o histórico do confronto mostra equilíbrio entre s equipes. Em toda a história do NBB, Brasília e Uberlândia se enfrentaram dez vezes e cada time levou a melhor em cinco oportunidades, sendo que sempre o esquadrão que atuou como mandante levou a melhor.


Para o confronto, os dois técnicos terão desfalques importantes. José Vidal seguirá sem poder contar com os serviços do ala Arthur, enquanto que Hélio Rubens não terá o ala/armador norte-americano Robby Collum à sua disposição. Ambos os jogadores seguem lesionados e sem previsão de volta às quadras.


Joinville volta ao Cau Hansen


Em outro duelo da rodada, o Cia. do Terno/Romaço/Joinville receberá o Paulistano/Unimed, também neste sábado, com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV. O duelo marcará a volta do time catarinense ao Centreventos Cau Hansen.


Depois de atuar durante todo o primeiro turno no Ginásio da Whirpool, o esquadrão comandado pelo técnico Ênio Vecchi fará sua estreia no ginásio em que jogou durante toda a última temporada.


Apesar de estar fora da zona de classificação aos playoffs, Joinville vive um ótimo momento no NBB. A equipe vem de uma sequência de quatro triunfos seguidos e já está próxima de aparecer na zona de classificação aos playoffs.


Porém, a agremiação catarinense sabe que não terá vida fácil diante do clube da capital paulista. Na partida da primeira metade do campeonato, disputada no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, o Paulistano levou a melhor, por 95 a 71.


"Precisamos manter o mesmo padrão e a aplicação tática. Tem tudo para ser um confronto diferente e mais disputado do que aconteceu no início da competição, quando as equipe ainda estava buscando o entrosamento necessário", explicou Vecchi.


Do lado do time paulista, a situação não é das melhores. A equipe comandada pelo técnico Gustavo De Conti não atravessa um bom momento no campeonato e venceu apenas dois dos seus últimos nove compromissos. Para piorar as coisas, o ala/armador Manteguinha, cestinha da equipe na competição, com média de 15,7 pontos por jogo, ficará de fora por conta de uma lesão nas costas.


"Vamos entrar para esse jogo como sempre entramos. Independente se vamos atuar dentro ou fora de casa, vamos entrar para vencer porque é um confronto direto na briga por posições na tabela", analisou o treinador do Paulistano.


A partida colocará frente a frente duas equipes com campanhas próximas na competição. O time de São Paulo possui nove vitórias em 18 partidas disputadas, enquanto que o esquadrão de Santa Catarina soma oito triunfos em 17 compromissos realizados.


Confira todas as partidas deste sábado do NBB:


16h - Cia. do Terno/Romaço/Joinville x Paulistano/Unimed

16h30 - Uniceub/BRB/Brasília x Unitri/Universo
17h30 - Tijuca/Rio de Janeiro x Vila Velha/Garoto/UVV
18h - Liga Sorocabana x São José/Unimed
18h - Paschoalotto/Bauru x Helbor/Mogi das Cruzes
19h - SKY/Basquete Cearense x Vivo/Franca
19h30 - Flamengo x Icatu/Minas

Curiosidades da rodada 20


Cia. do Terno/Romaço/Joinville x Paulistano/Unimed - Ginásio Centreventos Cau Hansen, Joinville (SC) - Sábado - dia 02/02, às 16h30


Um bom filho a casa torna

O Joinville está de volta Centreventos Cau Hansen, casa que foi da equipe na temporada passada. Os catarinenses contavam com o apoio da torcida que transformava o ginásio num verdadeiro caldeirão, e contribuíam para a boa campanha da equipe, que parou nas quartas de final.

Reencontro

Os jogadores do Joinville Ricardo Probst, Mathias e Victor Correia já atuaram com a camisa do Paulistano em suas carreiras.

Mau ano

O ano de 2013 não vem sendo muito agradável para o Paulistano. A equipe de São Paulo venceu apenas dois dos nove jogos disputados até agora no ano.

Seria um reencontro

Com dores na coluna, Manteguinha continua sendo desfalque no Paulistano. A partida deste sábado seria seu reencontro com a cidade de Joinville, onde ele jogou as três primeiras temporadas do NBB.

Duelo das antigas

Thyago Aleo, do Joinville, e Elinho, do Paulistano, são velhos conhecidos. Os armadores titulares de suas equipes atuaram juntos por aproximadamente quatro anos nas categorias de base no E.C. Pinheiros.

Aqui, não!

O Joinville lidera o ranking de tocos na temporada, com média de 3,35 rejeições por jogo, e tem como seu principal xerife, o pivô Mathias, que tem média de 1,6 bloqueios por partida.

Garrafão paulista

O Paulistano é o líder em rebotes na competição, com média de 34,94 por partida.

Superioridade catarinense

Na história do confronto, o Joinville venceu cinco vezes e o Paulistano quatro.

Primeiro turno

O Paulistano, jogando em casa, venceu o Joinville por 95 a 71, na segunda rodada desta temporada.

Coincidência

A última partida disputada entre as equipes em terras catarinenses, justamente no Centreventos Cau Hansen, teve vitória do Joinville, por um ponto (68 a 67). Com este triunfo, a equipe de Santa Catarina atingiu cinco vitórias consecutivas, mesma sequência que alcançará se vencer o Paulistano neste sábado.


Uniceub/BRB/Brasília x Unitri/Universo - Ginásio da ASCEB, Brasília (DF) - Sábado - dia 02/02, às 16h30


Desempate

Brasília e Uberlândia já se enfrentaram dez vezes no NBB, com cinco vitórias para cada lado.

É dos mandantes

Na história do confronto, incrivelmente, só os mandantes venceram. Nunca um visitante levou a melhor nas partidas.

Reencontro

O armador Valtinho, do Uberlândia, jogará pela primeira vez nesta temporada contra o Brasília, seu ex-time, onde ele ganhou um título do NBB na temporada 2009/2010.

Valeu vaga

Na temporada 2010/2011, as equipes duelaram pelas quartas de final, ocasião em que o Brasília levou a melhor na série melhor de cinco por 3 a 2.

2.500

O ala/pivô Guilherme Giovannoni precisa de apenas dois pontos para completar 2.500 no NBB. No momento, o atleta é o sétimo maior pontuador da história da liga.

200 vezes

Ao acertar uma bola de 3 pontos, Audrei, do Uberlândia, completará 200 convertidas no NBB.

800

É o número de assistências que Nezinho completará ao dar um passe decisivo. O armador do Brasília se juntará ao seleto grupo dos jogadores com mais de 800 assistências na história do NBB, que já tem Larry Taylor e Fúlvio.

Arsenais

A partida marcará o confronto entre os terceiro e quinto melhores ataques da temporada. Brasília, com 87,28, e Uberlândia, com 82,28.

Bombardeio certo

Boa parte das altas pontuações se devem as altas médias de bolas de 3 pontos convertidas pelas equipes. Os tricampeões são os terceiros colocados no fundamento , com média de 10,11 por jogo. Logo depois, na quarta posição, vem os mineiros, com 8,83 por partida. Nezinho, com 3,14 é o terceiro colocado, e Robert Day é o segundo, com média de 3,35 por partida.

Primeiro turno

O Uberlândia levou a melhor, em casa, por 95 a 89.


Tijuca/Rio de Janeiro x Vila Velha/Garoto/UVV - Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) - Sábado - dia 02/02, às 17h30


Vantagem carioca

As equipes se enfrentaram três vezes no NBB, com duas vitórias para o Tijuca e uma para Vila Velha. Além disso, os cariocas nunca perderam em casa para a equipe do Espírito Santo

Porém...

No primeiro turno desta temporada, o Vila Velha ganhou do Tijuca por 58 a 56.

Ex-casa

Casé, do Vila Velha, enfrentará seu ex-time, o Tijuca, em que atuou na última temporada.

Jay "3pts" Parker

O ala/armador do Vila Velha, Jay Parker, é o líder absoluto em bolas de 3 pontos na temporada. O norte-americano tem média de 3,67 por partida, com um total de 66 tiros certos na competição.


Liga Sorocabana x São José/Unimed - Ginásio Gualberto Moreira, Sorocaba (SP) - Sábado - dia 02/02, às 18h00


Invicto

Em três confrontos entre as equipes no NBB, o São José nunca perdeu para a Liga Sorocabana.

Top 2 Holloway

O líder em bolas de 2 pontos, com média de 6,56 certas por jogo, Desmond Holloway é o segundo cestinha da temporada, com média de 20,56. O norte-americano tem um total de 370 pontos na competição.

Más viagens

O atual vice-campeão do NBB não sabe o que é vencer há três partidas. A equipe do Vale do Paraíba levou a pior em três compromissos seguidos fora de casa, contra Basquete Cearense, Brasília e Bauru.

Paschoalotto/Bauru x Mogi das Cruzes/Helbor - Ginásio Panela de Pressão, Bauru (SP) - Sábado - dia 02/02, às 18h00


Primeiro turno

O Bauru levou a melhor, fora de casa, por 80 a 73.

2013 invicto em casa

Diferente de 2012, em que o Bauru perdeu três dos quatro jogos disputados em seu ginásio, a equipe só sabe o que é vencer jogando em seus domínios neste ano de 2013. Foram cinco partidas, com cinco resultados positivos.

Ainda fora

Com dores na região lombar, Bábby desfalcará novamente a equipe do Mogi das Cruzes. O atleta ficou de fora da última partida, contra a Liga Sorocabana.


SKY/Basquete Cearense x Vivo/Franca - Ginásio da UNIFOR, Fortaleza (CE) - Sábado - dia 02/02, às 19h00


Primeiro turno

A equipe francana levou a melhor no primeiro turno, em casa, por 90 a 68.

Agora cearenses

Os jogadores Matheus, Rogério, Drudi e Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, já vestiram a camisa do Franca em suas carreiras no NBB.

Nos dois garrafões

Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, é o dono da segunda maior média de rebotes da temporada (9,22). Porém, o camisa 33 é o jogador que mais pega rebotes ofensivos. O pivô tem 51 sobras de ataque na competição.

Toco também

O pivô do Basquete Cearense é o segundo colocado no ranking de tocos. Felipe tem média de 1,39 rejeições por partida.

Defender é uma arte

A principal característica de Franca na temporada é a defesa. Os comandados do técnico Lula Ferreira sofrem em média apenas 73,16 pontos por jogo. Além disso, a equipe é francana é líder em roubos de bola na temporada, com média de 10,06 carteiras batidas por partida.


Flamengo x Icatu/Minas - Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) - Sábado - dia 02/02, às 19h30


15.000 pontos

Após bater seu próprio recorde de vitórias na rodada passada, o líder Flamengo poderá alcançar mais uma marca. Ao fazer sete pontos, o time da Gávea atingirá 15.000 pontos no NBB, e se juntará ao Brasília, como os únicos times a ultrapassar esta marca.

8 a 1

É a vantagem que o Flamengo leva em confrontos com o Minas no NBB.

Não na minha casa

O Flamengo nunca perdeu para o Minas jogando em casa em confrontos válidos pelo NBB.

"As duas torres"

Contra o Minas, no primeiro turno, o pivô Caio Torres bateu o recorde de rebotes ofensivos da temporada (11), na vitória dos rubro-negros por 105 a 90, fora de casa. Na rodada passada, o gigante teve atuação espetacular, ao anotar 31 pontos e pegar 17 rebotes. Outro rubro-negro que domina o garrafão é Olivinha, que é o reboteiro do campeonato com média de 9,61 sobras por jogo.

500

O pivô Mineiro, do Minas, precisa de apenas um rebote para completar 500 no NBB.

Só ele

O ala Marquinhos, sem dúvida, vem sendo o melhor jogador da quinta edição do NBB. O atleta é o cestinha absoluto, com média de 21,78 por jogo, e o jogador mais eficiente, com média de 24,50 por partida.

==> Foto: Brito Júnior / Divulgação

0 comments:

Postar um comentário