Qual o futuro da democracia no Brasil? Questiona "Anos de chumbo", de Luiz Octavio

Em seu primeiro livro póstumo, "Anos de chumbo", lançamento da Editora Planeta, o jornalista Luiz Octavio de Lima - que faleceu em janeiro deste ano - faz aos leitores brasileiros a pergunta que historicamente povoa a esfera política nacional: o futuro da democracia está sob ameaça? Trazendo perspectivas de historiadores e cientistas políticos, a obra se encerra com um capítulo intitulado "O destino da democracia". Como bem define o escritor Laurentino Gomes no prefácio do livro, a proposta é oferecer caminhos possíveis para o estabelecimento de uma democracia duradoura e estável. "É como se fosse um mapa do caminho a ser percorrido daqui para a frente".
Para Luiz Octavio, o Brasil nunca deixou de viver o que ele chama de "frustração perigosa" em relação à democracia, já que aqueles que gastaram suas vidas na resistência contra o regime militar nunca puderam ver de fato seus ideais concretizados. "O perdão equânime para guerrilheiros e agentes da repressão assegurado pela Lei da Anistia, em 1979, abriu uma discussão que seria travada ao longo dos anos por juristas e entidades, sem nunca ter sido inteiramente resolvida", pontua Laurentino.
"Anos de chumbo" reúne entrevistas feitas pelo autor com alguns dos personagens do período pré, durante e pós Golpe de 64, e revela que ainda hoje permanece muito vivo no Brasil o clima de ressentimento e desconfiança que gestou e alimentou o período de repressão.
Confira alguns trechos do livro: 
"Se o Brasil não viveu a experiência de um Estado totalitário absoluto, tampouco conheceu um período institucional duradouro. A experiência republicana nacional colecionou crises de representação, processos políticos atropelados, mandatos presidenciais interrompidos espasmos golpistas e surtos ditatoriais"
"No Brasil, os que praticaram a tortura e a eliminação de prisioneiros desenvolveram narrativas para justificar suas práticas, alegando que sua ação evitou o pior - uma hipotética ditadura do proletariado. A realidade construída após a volta da democracia também ficou aquém dos sonhos de mudança que muitos dos resistentes ao regime militar esperavam".
5 alertas para a construção de uma democracia saudável 
O que fazer diante disso? Do seu lugar de jornalista e pesquisador da História, Luiz Octavio não tem todas as respostas. Nem poderia ter. Mas arrisca-se a fazer alguns alertas importantes.
1 - Diferentemente do que se costuma imaginar, um regime ditatorial não assegura a implantação de um estado de ordem;
2 - A experiência dos anos de chumbo mostra que o movimento para os extremos produz uma situação de prejuízo legal, com agentes públicos fora de controle e violência exacerbada, o que deixa feridas não cicatrizadas tempo afora;
3 - O caminho da polarização, das aventuras populistas e da busca de soluções fáceis para problemas complexos costuma ser mau conselheiro, como testemunha a História.
4 - A construção de um Estado democrático costuma ser penosa e carente de constantes aperfeiçoamentos.
5 - Somente com estabilidade das normas, a atuação transparente dos organismos fiscais,a justa distribuição da riqueza e uma vivência democrática de longo prazo é que o país pode trilhar um caminho de desenvolvimento saudável.
Sobre o autor - Jornalista formado pela PUC-RJ e com MBA em Economia pela Unicamp, Luiz Octavio de Lima trabalhou nas principais redações do país. Tendo começado como repórter em O Globo, atuou nas revistas Veja, Época e Exame, jornais Folha de S.Paulo e O Estado de São Paulo. Foi finalista do Prêmio Jabuti com o livro Pimenta Neves: uma reportagem. Publicou três livros de história pela Editora Planeta: "A guerra do Paraguai", "21 batalhas que mudaram o Brasil" e "1932: São Paulo em chamas". Viria a falecer logo depois de concluir este quarto livro, "Os anos de chumbo", que a Planeta publica em sua homenagem.

Ficha Técnica:

"Os anos de chumbo: a militância, a repressão e a cultura de um tempo que definiu o destino do Brasil" 
Autor: Luiz Octavio de Lima 
Assunto: História do Brasil 
ISBN: 978-85-422-1907-4 
Formato: 16 X 23 
Páginas: 432 
Preço: R$ 69,90 

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário