Mariene de Castro, Anaïs Sylla, Larissa Luz, Áurea Martins e Fanta Konate no Yalodê

O coração do país se torna o centro da diáspora negra com a chegada das cantoras Mariene de Castro (BA), Fanta Konate (Guiné Conacri), Anaïs Sylla (França), Áurea Martins (RJ), Larissa Luz (BA) que se encontram com Cris Pereira (DF), Realleza (DF), Letícia Fialho (DF), mais as DJs Savana (MA/DF) e Pati Egito (DF). Na Festa de Abertura, que acontece na Cervejaria Criolina (01/11) ainda tem apresentação do grupo formado exclusivamente por mulheres, Contém Dendê (DF).

O Museu Nacional é o espaço para um encontro de poder feminino que vai abrir o Novembro Negro – mês do dia da Consciência Negra – na capital. Os shows acontecem nos dias 02 e 03, a partir das 18h. Na programação, diversidade de vozes, ritmos, identidades, estilos, trajetórias dessas mulheres que trazem ao palco Yalodê Hip Hop, Jazz, Música Luso-africana e da Cultura Popular.

“Uma Yalodê lidera e potencializa outras mulheres, de acordo com a cosmovisão de matriz africana e esse Festival é o espaço para um encontro das múltiplas e potentes identidades artísticas de mulheres negras da diáspora”, afirma Sara Loiola, produtora e idealizadora do Yalodêl. O Festival tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, produzido e realizado pela Aruwá Produções.

As duas noites de shows no Museu foram pensados para que o público aprecie o trabalho das artistas de diferentes países e gerações. As Mestras de Cerimônia também representam a diversidade geracional e territorial, ao conduzir juntas os caminhos das águas que crescem ao se encontrar: Verônica Gomes (PE) e Maria Gabrielli (DF).

Quem abre os trabalhos é a brasiliense Cris Pereira (DF), que traz canções de dois álbuns e convida a carioca Áurea Martins (RJ). Em seguida, Fanta Konate (Guiné Conacri) apresenta um pouco do oeste Africano, uma viagem musical conduzida pela sua presença marcante, com promessa de show participativo, baseado em expressões culturais tradicionais do povo Mandên. Para fechar o sábado (02), a cantora, compositora e atriz Larissa Luz – ganhadora do prêmio Bibi Ferreira pelo papel de Elza Soares estreia o show Trovão em Brasília.

No domingo (02), a cena local mostra sua força com a rapper Realleza e prossegue candanga na apresentação da cantora e compositora Letícia Fialho com Orquestra da Rua e recebe a francesa Anaïs Sylla. Quem encerra o Festival Yalodê é a talentosa baiana Mariene de Castro, multi-artista que mergulha de forma constante nas águas de raiz africana e traz o elogiado “Santo de Casa”, que já passou por diversas cidades brasileiras e se tornou um projeto de celebração da cultura popular brasileira. No repertório, expressões revisitadas da cultura popular e canções de grande sucesso.


SERVIÇO:

Festival de Cantoras Negras – Yalodê
Data: 01 a 03 de Novembro de 2019
Festa de Abertura (01/11) – Cervejaria Criolina: 21h
Horário dos Shows no Museu (02 e 03/11): 18h
Local: Museu Nacional da República (Lote 02, SCTS, Esplanada - Brasília/DF)
Imprensa - Paó Comunicação: 61 98179-9316 (Daniela)
Produção – Aruwá Produções: 61-98130-0594

Facebook: https://www.facebook.com/festivalyalode/
Instagram: https://www.instagram.com/festivalyalode/

Links de vídeo: Fanta Konate - https://www.youtube.com/watch?v=srGNjhPGOgg
Vídeo oficina - Fanta Konate: https://www.youtube.com/watch?v=YlidINoshKE
Cris Pereira - https://www.youtube.com/watch?v=52q46zBVf60
Áurea Martins - https://www.youtube.com/watch?v=rQTMmRhmVIY
Larissa Luz - https://www.youtube.com/watch?v=plqfm5psJrA
Letícia Fialho - https://www.youtube.com/watch?v=Dnb9aYvftiY
Anais Sylla - https://www.youtube.com/watch?v=kTDkPqUKYyk
Mariene de Castro - https://www.youtube.com/watch?v=4GyULAEc0HY
Realleza - https://www.youtube.com/watch?v=IT0slg0Y9Eg

Programação de SHOWS - Museu

02 NOV - Sábado
18h - DJ Savana
19h - DJ PatI Egito
20:30h - Cris Pereira convida a Áurea Martins
22h30h - Fanta Konate
00h - Larissa Luz
*Entrada gratuita mediante retirada de ingresso Sympla: http://bit.ly/FestivalYalode

03 NOV - Domingo
18h - DJ Savana
18h30 - Realleza
19h30 - Letícia Fialho convida Anaïs Sylla
21h - Mariene de Castro
22h - DJ Pati Egito
Entrada gratuita mediante a retirada de ingresso pelo Sympla: http://bit.ly/FestivalYalode

==> Foto: Arquivo Pessoal

0 comments:

Postar um comentário