Semana da Criança no CCBB - Sustentabilidade, brincadeiras e cultura popular dão o tom

Na Semana da Criança, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília faz um convite especial: deixar de lado os aparelhos tecnológicos e entrar em contato com jogos e brincadeiras populares tradicionais que irão mexer com o imaginário de crianças e adultos. Essa é a proposta de MUNDO BAMBU, que chega à segunda edição em 2019. MUNDO BAMBU é um evento cultural que vai ocupar a área externa do CCBB Brasília, de 09 a 13 de outubro. No local, será construído um Dome Geodésico, com estrutura sustentável de bambu, onde crianças e suas famílias poderão se conectar com a natureza e participar de espetáculos, oficinas, vivências e muitas brincadeiras. O evento tem o patrocínio do Banco do Brasil.

MUNDO BAMBU valoriza a infância através da promoção de manifestações das raízes culturais brasileiras, por meio de várias atividades. Ao todo, serão oito oficinas, uma vivência de yoga para crianças e adultos e sete espetáculos artísticos, com grupos culturais de diversas linguagens: música, dança, teatro, capoeira, circo, percussão e um show de encerramento com apresentação do samba de coco, maracatu e ciranda da grande Mestra Martinha do Coco.

As atividades de quarta, quinta e sexta-feira serão especialmente dedicadas a alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal. Serão oferecidas oficinas nos turnos matutino e vespertino, com duração de 50 minutos cada. O projeto fornecerá transporte e lanche e contará com a presença de um intérprete de libras. No sábado e no domingo, serão ministradas oficinas – capoeira e circo, vivência de Yoga e espetáculos.

A ideia de MUNDO BAMBU é estimular a relação das crianças com a natureza, através de uma imersão nas brincadeiras tradicionais brasileiras e em atividades psicomotoras, num ambiente natural, todo construído com estruturas de bambu. Ali, as crianças poderão desenvolver e despertar capacidades como autonomia, criatividade, identidade, diversidade, produtividade, foco, liberdade, educação, harmonia, expressão, socialização e simplicidade. Para criar este território de aprendizagem, haverá pirâmides de bambu, trepa-trepa e outros instrumentos criados exclusivamente para o projeto.

MUNDO BAMBU é uma produção da Atman Filmes, com curadoria de Carina Bini e produção de Sueli Navarro.

PROGRAMAÇÃO

09/10/2019 – Quarta-Feira – Sessão Escola
PÚBLICO: Alunos de escolas da Rede Pública de Ensino Infantil do Distrito Federal
10h – Oficina Palhacitas Sustentáveis – Coleta Seletiva é o Bicho
11h – Interação e brincadeiras no Circuito Bambu
15h – Oficina Palhacitas Sustentáveis – Coleta Seletiva é o Bicho
16h - Interação e brincadeiras no Circuito Bambu

10/10/2019 – Quinta-Feira – Sessão Escola
PÚBLICO: Alunos de escolas da Rede Pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal
10h – Oficina de Confecção de Brinquedos – BrincAr
11h – Interação e brincadeiras no Circuito Bambu
15h – Oficina de perna-de-pau - BrincAr
16h - Interação e brincadeiras no Circuito Bambu

11/10/2019 – Sexta-Feira
PÚBLICO: Alunos de escola da Rede Pública do Distrito Federal/ Orfanatos
10h – Oficina de brincadeiras de Roda e de Rua da Pedagogia Griô – Casa Moringa
11h – Interação e brincadeiras no Circuito Bambu
15h – Oficina de brincadeiras de Roda e de Rua da Pedagogia Griô – Casa Moringa
16h - Interação e brincadeiras no Circuito Bambu

12/10/2019 – Sábado – Dia das Crianças
PÚBLICO: Crianças e público visitante
10h - Vivência - Yoga para crianças
12h – Oficina de Capoeira: O canto do Berimbau – Grupo Cultural Matilha
15h30 – Espetáculo Cantante Brincar – Grupo Mandaçaia
17h – Espetáculo: Mande Mobá – Força Ancestral
18h – Espetáculo: O bê-á-bá do Berimbau – Grupo Cultural Matilha

13/10/2019 – Domingo
PÚBLICO: Crianças e público visitante
11h – Oficina de Malabares e Diabolos – Palhaço Peteleco
15h – Espetáculo Mala Véia Novinha – Palhaço Peteleco
16h – Espetáculo As Filhas de Oyá
17h – Espetáculo Vereda dos Mamulengos – Casa Moringa
18h - Show Mestra Martinha do Coco e Banda – Coco de Roda, Ciranda

OFICINAS
Participantes: 30 crianças com acompanhantes
Duração: 50 min

OFICINA PALHACITAS SUSTENTÁVEIS - COLETA SELETIVA É O BICHO
O trio de palhaças (Sustentável, Recicla e Consumista) trata da correta maneira de separação de resíduos com muita interação e alegria.
Com Ayanni Cristine / Dahiana Oliveira / Marina Aparecida

OFICINA DE CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS
Construir com as crianças uma vivência amorosa, criativa e lúdica através da construção de brinquedos.
Com Léo Oliveira

OFICINA DE PERNA DE PAU
As crianças aprendem a manter o equilíbrio andando em pernas de pau em um circuito muito divertido no espaço MUNDO BAMBÚ.
Com Léo Oliveira

OFICINAS DE BRINCADEIRAS DE RODA E DE RUA DA PEDAGOGIA GRIÔ - CASA MORINGA
A oficina aborda as tradicionais brincadeiras de rua e dá asas e raízes ao corpo, com cantos, danças, símbolos, artes, ofícios e histórias da tradição oral afroindígena brasileira. O convite é para o público se reconectar com a sua própria ancestralidade, compartilhando em roda a sua identidade e os saberes de sua comunidade. Brincadeiras como cirandar, pular corda, corre cutia, pares bola, mamãe da rua, entre outras, cultivam a cultura da infância em roda e nos ensinam a diversão na simplicidade da vida.
Com Luciana Meireles

OFICINA DE CAPOEIRA: O CANTO DO BERIMBAU
Aula prática de capoeira angola com os fundamentos do jogo: a ginga e movimentos cadenciados, a musicalidade poética com ladainhas com o uso de instrumentos como berimbau, pandeiro, agogôs, reco-reco de bambu e tambor.
Com Thalisson Marinho (Tá Ligado)

OFICINA DE MALABARES E DIABOLOS - PALHAÇO PETELECO
A atividade visa iniciar os participantes, por meio da história do malabarismo, em jogos e exercícios com a manipulação de bastões e diabolôs com a utilização de várias técnicas. A prática do malabarismo desenvolve a concentração, coordenação motora e autoestima.
Com Léo Siqueira

VIVÊNCIA: YOGA
Participantes: 30 crianças com acompanhantes (pais e filhos, avós e netos, amigos e/ou demais familiares).
Duração: 50 min
Atividade que, por meio de posturas, respiração e brincadeiras, faz com que todos possam compartilhar, de forma lúdica, o relaxamento e o bem-estar que o yoga proporciona.
Com Juliane Marie

ESPETÁCULOS
Participantes: Público em geral
Duração: 50 min

CANTANTE BRINCAR - GRUPO MANDAÇAIA
Instrumentos musicais como a viola caipira, rabeca, triângulo, pandeiro, zabumba, entre outros, são usados para tocar as músicas compostas pela própria companhia brasiliense, ao lado de canções tradicionais e de domínio público. Com bonecos gigantes, boi bumbá, burrinhas e Jaraguá (do Reisado Nordestino), numa grande interação com público de todas as idades e faixas econômicas e sociais. O trabalho do grupo traz novas composições da arte popular brasileira com multiplicidade, genuinidade, brasilidade.

MANDE MOBÁ
Baseado em um conto Griot, Mande Mobá - Força Ancestral é um espetáculo sobre a cultura do Oeste Africano e, apresenta ao público, um pouco das músicas e danças tradicionais de países como Senegal, Guiné, Mali, Bukina Faso, Costa do Marfim, entre outros. O intuito do espetáculo é divulgar a beleza e a riqueza da cultura do Oeste Africano, um verdadeiro oásis da sabedoria que está disseminada na cultura popular e nos balés africanos, hoje praticados e conhecidos no mundo inteiro.

O BÉ-A-BÁ DO BERIMBAU - GRUPO CULTURAL MATILHA
As fantásticas e lendárias tradições do universo da Capoeira, em um singular espetáculo onde corpo e alma transcendem em performances artísticas, a partir de ritmos ancestrais. O universo histórico do espetáculo é baseado nas tradições de danças existentes na Capoeira, como Puxada de Rede, Maculelê, Dança do Fogo e suas formas de jogo e ritmos: Capoeira Angola, São Bento Grande da Regional e Iuna.

MALA VÉIA NOVINHA
Espetáculo que conta as desventuras do palhaço Peteleco, um brincante que recebeu como herança de sua avó uma antiga mala vermelha e decide iniciar uma viagem na qual acredita estar prestes a encarar o seu maior público. Surpresas, risadas e diversão compõem sua jornada, na qual o palhaço interage livremente com a plateia e apresenta números de mágica, perna-de-pau, balão mania, além de exibir habilidades "malabarísticas" e tocar instrumentos como Kazu, zabumba e acordeom.

FILHAS DE OYÁ
Grupo percussivo de mulheres de Brasília, que desde 2016 experimenta a criação musical a partir das batidas tradicionais do Maracatu, Côco e Ijexá, trazendo um repertório que mescla canções da cultura popular e canções autorais. O coletivo saúda a força feminina ancestral, cantando e louvando as temáticas que tratam da liberdade e do poder revolucionário das mulheres contemporâneas, apoiadas respeitosamente na história de luta e resistência das mulheres do passado.

VEREDA DOS MAMULENGOS - GRUPO CASA MORINGA
Tradicional Teatro de Bonecos do Brasil que conta a história de uma família de agricultores dispostos a plantar sementes e alegria em agro florestas comunitárias em todos os lugares por onde passam. Porém, surpresas naturais e peripécias humanas acontecem. Entre brincadeiras e confusões cotidianas, Conceição e Benedito transformam desafios em aprendizados de vida. A trilha sonora ao vivo conduz bonecos e plateia a brincarem juntos, caminhando entre veredas e interiores do Brasil. O Mamulengo Brasileiro foi recentemente registrado pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Imaterial.

SHOW MESTRA MARTINHA DO COCO e BANDA
Show dançante onde Mestra Martinha e banda tocam e cantam ‘’Samba de Coco, Ciranda e Maracatu’, num trabalho autoral com expressões culturais ligadas à música, dança e brincadeiras populares com influências da cultura nordestina e afro-brasileira como samba de côco, maracatu e ciranda, ressignificadas com a incorporação de elementos culturais da vida no cerrado.


SERVIÇO:

Mundo Bambu
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Data: de 9 a 13 de outubro de 2019
Horário: de quarta a sexta-feira, das 10h às 16h; sábado, das 10h às 18h; domingo, das 11h às 18h
Entrada Franca

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário