Brasília vai sediar a Copa Brasil de Vela e o Campeonato Brasileiro Interclubes

De 13 a 19 de outubro, o Iate Clube de Brasília vai sediar a Copa Brasil de Vela – Campeonato Brasileiro Interclubes. O evento deverá contar com a participação de aproximadamente 100 atletas distribuídos em cerca de 60 embarcações, que disputarão a Vela Jovem e as Classes Olímpicas, essa última nas categorias RS:X (masculino e feminino), Laser Standard, Laser Radial (feminino), Finn, 470 (masculino e feminino), 49er, 49er FX e Nacra 17 Foil (Misto).

“Na Copa Brasil de Vela competem os melhores velejadores do Brasil das Classes Olímpicas, de qualquer idade, sendo que o primeiro colocado de cada classe garante vaga na equipe Olímpica do Brasil e receberá apoio financeiro da CBVela para disputar as principais competições internacionais de 2020”, explicou Flávio Pimentel, Diretor de Esportes Náuticos do Iate.

Já nas Classes da Vela Jovem, serão disputadas regatas nas categorias RS:X (masculino e feminino), Laser Radial (masculino e feminino), 420 (masculino e feminino), 29er (masculino e feminino) e Nacra 15 (misto). Velejadores de até 18 anos participam da Copa Brasil de Vela Jovem, que acontece em paralelo à Copa Brasil de Vela. “A Gerência Técnica da Confederação Brasileira de Vela utiliza o evento para avaliar os atletas e convocar a Equipe Brasileira de Vela Jovem para representar o país no Campeonatos Mundiais, organizado anualmente pela Federação Internacional de Vela”, disse Flávio.

A Copa Brasil de Vela é o principal evento das Classes Olímpicas no Brasil e tem o objetivo de selecionar a Equipe Brasileira Olímpica que participará dos principais campeonatos internacionais e de treinamentos no ano seguinte como preparação para os Jogos Olímpicos. O evento vai contar com a participação de ídolos Olímpicos, como Robert Sheidt, Jorge Zarif e Martine Grael, além de campeões mundiais e medalhistas pan-americanos, em disputa pela sonhada vaga Olímpica. “Além dos inegáveis benefícios de caráter técnico para todos os competidores, a Copa Brasil de Vela dará enorme visibilidade ao esporte no interior do país, o que certamente trará um incremento no número de praticantes da Vela, notadamente junto às crianças e jovens. E é o aumento de praticantes que nos dará cada vez mais candidatos em potencial para a Vela de alto rendimento”, comemorou o Diretor.

A novidade é que nesta edição o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) apoiará o evento concedendo passagens aéreas e hospedagens aos atletas dos clubes filiados e/ou vinculados, bem como para os membros da coordenação técnica indicados pela Confederação Brasileira de Vela (CBVELA). O evento está sendo organizado pelo Iate Clube de Brasília e pela CBVELA, com apoio do CBC, da Federação Náutica de Brasília, Auto Shopping, L’Oreal e Hop Capital Beer.

Confira o vídeo da edição 2018 do evento em https://youtu.be/iGbU8hXMKtw

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário