27ª EXPOTCHÊ - até o dia 16 de junho, no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade

Vai chegando o frio e o brasiliense já sabe: é tempo de EXPOTCHÊ, de provar vinhos, pães, chocolates, embutidos, queijos e outras delícias; comprar artigos de lã e de couro; assistir a grandes shows de artistas gaúchos, enfim, tomar contato com o que o sul do Brasil tem de melhor. A EXPOTCHÊ, maior feira de artigos do sul realizada fora do Rio Grande do Sul, está de volta e promete movimentar o Pavilhão do Parque da Cidade, até o dia 16 de junho. Ao longo de dez dias, será possível participar de eventos como o Festival do Chopp, bailão de música gaúcha, transmissão ao vivo de jogos do Inter, Grêmio e do Brasil, conhecer de perto a beleza do Natal no município de Canela e muito mais.

Realizada anualmente desde 1992 pela Rome Eventos, a EXPOTCHÊ chega à 27ª edição respirando vitalidade. A feira vai funcionar de segunda a sexta, das 16h às 23h; e aos sábados e domingos, das 11h às 23h. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia, válida para pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças de 8 a 12 anos, estudantes e professores) e podem ser comprados com antecedência através do site da feira, www.expotche.com.br. Diariamente, na primeira hora de funcionamento do evento, a entrada será gratuita. Crianças de até sete anos de idade não pagam entrada. Ingresso gratuito também para quem for pilchado.

A FEIRA
Anualmente, cerca de 300 expositores (em sua maioria do Rio Grande do Sul) ocupam uma área média de 27 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade com estandes destinados a roupas, calçados, artesanato, produtos coloniais, muitos deles produzidos por pequenos produtores. Em 2019, 14 empreendimentos da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul participarão da EXPOTCHÊ com o apoio do SEBRAE-RS e da FETAG-RS. Além disso, o evento oferece uma intensa programação de shows e grupos musicais e de dança folclórica, com apresentações diárias nos Palcos Principal e Regional.

A EXPOTCHÊ é a única feira que acontece ininterruptamente em Brasília há 27 anos. Em seus dez dias de realização, o evento gera mais de 3.000 empregos diretos e contrata aproximadamente 40 empresas locais para prestação de serviços. Em foco estão produtos como couro, lã, malhas, calçados, acessórios, roupas de cama, mesa e banho, pijamas, jaquetas, bolsas, delícias da culinária gaúcha, vinhos, chocolates, queijos, salames e toda uma infinidade de produtos. Como já é tradição, os mais amados times de futebol gaúchos, Inter e Grêmio, também têm espaço para divulgar suas ações e fazer novos associados.

Este ano, a feira traz novidades como o Festival do Chopp, realizado no Espaço Tchê Bier, numa parceria com as marcas Heineken, Amstel e Kaiser; a Corte Expotchê, com a Rainha e duas princesas da Expotchê 2019 participando de várias atividades e fazendo fotos com os visitantes; e o Bailão Gaúcho, a ser realizado nas noites de sábado, com o tradicional grupo de Pelotas União Gaúcha, no Palco Principal, com um convite à participação do público.

HOMENAGEM A CANELA - Como ocorre em todos os anos, a EXPOTCHÊ vai dedicar um espaço especial a um município gaúcho, que trará para a feira exemplos da cultura, da arte, da gastronomia que o caracteriza. Este ano, a cidade homenageada será Canela, famosa na Serra Gaúcha por realizar o Sonho de Natal. Canela trará um pouquinho da atmosfera natalina, com uma cenografia especial, inspirada nos pontos turísticos da cidade, ocupando 200m² no evento. Será possível ver parte da ambientação utilizada durante o Sonho de Natal de Canela 2018, que teve como tema “O Brilho no Teu Olhar”.

AGRICULTURA FAMILIAR – Os 14 grupos da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul selecionados pelo SEBRAE/RS e pela FETAG irão proporcionar uma festa de sabores aos frequentadores da EXPOTCHÊ. Eles trarão queijos temperados, queijos coloniais, parmesão de 6 e de 12 meses, ricota e nata, sucos integrais de uva, laranja, bergamota e abacaxi, Sucos de polpas de frutas nativas como guria, pitanga, uvaia etc, linguiça colonial, salame colonial, copa italiana, vinhos e espumantes, geleias diversificadas, conservas, geleias sem açúcar, chás naturais, biscoitos sem glúten e lactose, cachaça artesanal de alambique, licores, erva mate, cuias, mel, mandolate e própolis. Além dos alimentos, estarão à mostra vários itens do artesanato tradicional da fronteira gaúcha.

ESPAÇOS E PRAÇAS
A EXPOTCHÊ criou ambientes especiais para destacar produtos que caracterizam o Rio Grande do Sul.

ESPAÇO TCHÊ BIER – Um dos locais mais agitados e agradáveis do evento, o Tchê Bier vai acolher o FESTIVAL DO CHOPP, que acontece numa parceria com a Heinecken, Amstel e Kaiser. No Tchê Bier também vai ser possível assistir ao vivo à transmissão de jogos do Inter e do Grêmio, como também o jogo entre Brasil e Bolívia pela Copa América. Outro grande atrativo do local será a carreta Bier Station, com tonéis de chopp.

PRAÇA DO VINHO – Espaço para a degustação de um dos mais celebrados produtos da região sul do País, a Praça do Vinho contará com a participação das vinícolas Valduga, Garibaldi, Monte Paschoal e Don Guerino, trazendo seus melhores vinhos e espumantes. Mais de 100 rótulos estarão à disposição do público, para consumo em taças ou em garrafas a preços especiais.

PRAÇA DO PÃO - Colonos da cidade de Presidente Lucena, sob o comando da chef Regina Schneider, irão preparar as tradicionais cucas, pães artesanais, chimias e geleias. Mais de 50 mil cucas devem ser consumidas durante a Expotchê.

PRAÇA DO CHOCOLATE – Uma ilha inteira de chocolates de Gramado, com o tradicional fondue de chocolate com morangos, chocolates em barra, com vários formatos e recheios, para deliciar aos apreciadores.

CORTE DA EXPOTCHÊ – Desde o ano passado, o evento elege uma rainha e duas princesas que circulam pelo espaço da feira, fazendo fotos com o público e participando das diversas atividades do evento. Este ano mais de 100 candidatas se inscreveram para o concurso, lançado em março pela internet. Mais de 100 meninas fizeram inscrições on line. Destas, 30 foram selecionadas e passaram por uma segunda etapa, onde restaram 12. No dia 07 de junho, no evento, às 18 horas uma comissão selecionará as vencedoras desta edição.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
SÁBADO, DIA 8
14h – Circo Tholl – Palco Regional
16h – Grupo de Dança União Gaúcha – Palco Regional
18h – Circo Tholl – Palco Regional
19h – Transmissão do jogo entre Grêmio e Fortaleza – Tchê Bier
21h – Bailão com Grupo de Dança União Gaúcha de Pelotas – Palco Principal

DOMINGO, DIA 9
11h – Transmissão de jogo entre Inter e Vasco – Tchê Bier
14h – Grupo de Dança do CTG Estância Gaúcha – Palco Regional
16h – Circo Tholl – Palco Regional
17h – Apresentação conjunta de dança dos CTGs Estância Gaúcha, Jayme Caetano e União Gaúcha – Palco Principal
19h – Circo Tholl – Palco Regional
20h – Grupo de Música e Dança União Gaúcha – Palco Principal

SEGUNDA, DIA 10
19h – Circo Tholl – Palco Regional
21h – Grupo de Música e Dança União Gaúcha – Palco Principal

TERÇA, DIA 11
19h – Circo Tholl – Palco Regional
20h – Cancioneiros do Planalto – Palco Regional
21h – Grupo de Música e Dança União Gaúcha – Palco Regional
22h – Show Guri de Uruguaiana – Palco Principal

QUARTA, DIA 12
18h – Circo Tholl – Palco Regional
19h – Transmissão do jogo entre Grêmio e Botafogo – Tchê Bier
21h – Grupo de Música e Dança União Gaúcha – Palco Regional
21h30 – Transmissão do jogo entre Inter e Bahia – Tchê Bier
22h – Show Nenhum de Nós – Palco Principal

QUINTA, DIA 13
19h – Circo Tholl – Palco Regional
20h – Grupo de Música União Gaúcha – Palco
21h – Grupo Musical Sem Fronteiras – Palco Regional
22h – Grupo de Música e Dança União Gaúcha – Palco Principal

SEXTA, DIA 14
19h – Circo Tholl – Palco Regional
20h – Grupo de Música União Gaúcha – Palco Principal
21h30 – Transmissão do jogo entre Brasil e Bolívia – Tchê Bier
22h – Grupo de Música e Dança União Gaúcha – Palco Principal

SÁBADO, DIA 15
14h – Circo Tholl – Palco Regional
16h – Grupo de Dança CTG Jayme Caetano – Palco Regional
19h – Circo Tholl – Palco Regional
20h – Grupo Musical Peão Farrapo – Palco Regional
22h – Bailão com o Grupo de Dança e Música União Gaúcha – Palco Principal

DOMINGO, DIA 16
14h – Circo Tholl – Palco Regional
16h – Apresentação conjunta de dança dos CTGs Estância Gaúcha, Jayme Caetano e União Gaúcha – Palco Regional
18h – Circo Tholl – Palco Regional
20h – Grupo de Música e Dança União Gaúcha – Palco Principal

ARTISTAS E GRUPOS
NENHUM DE NÓS
Com 32 anos de carreira, é a banda mais célebre do sul do País. A Nenhum de Nós chega em 2019 reafirmando sua ligação com a América Latina. A banda fará, na EXPOTCHÊ, o lançamento em Brasília do EP Doble Chapa, que marca a grande integração com o pop rock uruguaio, a começar pela música “Uma Vida Ordinária”, composta em parceria entre o vocalista Thedy Corrêa e o músico uruguaio Fede Lima. “Doble Chapa” é uma expressão bastante conhecida entre os gaúchos e designa as pessoas que vivem na fronteira entre Brasil e Uruguai. A turnê para lançamento do EP começou em abril e já conta com mais de 50 shows. Nenhum de Nós tem uma trajetória de grande sucesso, com mais de 2.000 shows, participações em grandes festivais e milhões de discos vendidos. Com incontáveis prêmios e destaques, reconhecimento de público e crítica, a banda costuma arrastar uma imensa legião de fãs no Brasil e em países do Mercosul. Mantendo a mesma formação desde seu início, o grupo já lançou 17 discos. Nenhum de Nós é formado por Thedy Corrêa (vocal, violão, baixo, harmônica), Veco Marques (guitarra solo), Carlos Stein (guitarra base), Sady Homrich (bateria) e João Vicenti (teclados, gaita). www.nenhumdenos.com.br

LUÍSA SONZA
Com apenas 20 anos, a cantora, compositora e digital influencer detém hoje a sexta conta de mídia social mais vista do Brasil. Luísa sempre gostou de música e foi descoberta ainda menina por um produtor durante um festival de música de Tuparendi, cidade onde nasceu. Logo depois, entrou para uma banda, onde permaneceu por 10 anos. Com 17 anos de idade, deixou o grupo e começou a postar vídeos na internet, em que se apresentava cantando e tocando ao violão músicas de alguns de seus ídolos - Anitta, The Beatles, Emicida etc. O sucesso foi imenso e ela criou um canal no Youtube. O reconhecimento veio rápido e logo ela ganhou o título de “Rainha dos Covers”, conquistando o Prêmio Multishow na categoria Melhor Cover da Web. Em 2017, partiu para um trabalho mais autoral. Atualmente, tem mais de 3,9 milhões de inscritos em seu canal e mais de 18 milhões de seguidores nas redes. É ela quem interpretava o funk escrito por Aguinaldo Silva para a novela “O Sétimo Guardião”, da TV Globo.

UNIÃO GAÚCHA JOÃO SIMÕES LOPES NETO
Criada em Pelotas/RS há 119 anos, a União Gaúcha João Simões Lopes Neto é uma das entidades mais tradicionalistas do estado do Rio Grande do Sul e a mais antiga em atividade. A Centenária União Gaúcha trará para a EXPOTCHÊ seu Grupo de Danças Adulto, que tem emocionado plateias do Rio Grande do Sul, Brasil e do exterior, ao longo de sua trajetória. No palco, os dançarinos apresentam mais de 23 danças gaúchas, criadas após intensas pesquisas nas tradições e também criações coreográficas que retratam as peculiaridades do povo sulino. Desde 1992 o grupo participa do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha – ENART, festival destinado a divulgar a cultura gaúcha, onde mais de 2.500 artistas se apresentam a cada edição, sempre conquistando posições de destaque. Considerado um dos embaixadores da cultura gaúcha em Pelotas, o grupo realizou, além de diversas excursões pelo Brasil, temporadas na Rússia (1995), Portugal e Espanha (1997) e Chile (2009). Na EXPOTCHÊ, a União Gaúcha João Simões Lopes Neto fará apresentações e organizará uma exposição com indumentárias típicas do gaúcho que fogem do tradicional e vão além da bombacha.

CIRCO THOLL
Criado em 1987, o Grupo Tholl se destaca por aliar a estética dos novos circos (com figurinos, efeitos de luz, visagismo) com a arte circense tradicional. Os espetáculos surpreendem pela destreza dos artistas e pelas belas imagens. Atualmente, o grupo mantém quatro espetáculos no repertório: Tholl, imagem e sonho, Exotique, Cirquin e Par ou ímpar. Ao longo de seus mais de 30 anos de estrada, o grupo já fez mais de 1.050 apresentações para um público estimado de mais de 1,7 milhão de espectadores. Para a EXPOTCHÊ, o Circo Tholl preparou uma homenagem ao escritor João Simões Lopes Neto, considerado o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul. As apresentações serão diárias.

GRUPOS DE DANÇA DOS CTGs ESTÂNCIA GAÚCHA E JAYME CAETANO
Criado em 1979, o CTG Estância Gaúcha do Planalto conta com grupos de dança mirim, juvenil, adulto e veterano, que apresentam as danças tradicionais do estado. Já o CTG Jayme Caetano nasceu em 1987, agregando tradicionalistas e simpatizantes, com foco na história, na cultura, nas artes e na linguagem tradicional dos gaúchos. Ambas as entidades são sem fins lucrativos e trabalham para cultuar e difundir as tradições do Rio Grande do Sul, sua formação sócio-histórica e cultural, defender e propagar o folclore gaúcho.

CANCIONEIROS DO PLANALTO
Grupo de música tradicional gaúcha é ligado ao CTG Estância Gaúcha, situado no Distrito Federal.

GURI DE URUGUAIANA
Há quase 10 anos em cartaz, o espetáculo Os Causos do Guri de Uruguaiana já atraiu mais de dois milhões de espectadores. No palco, Jair Kobe apresenta um show com causos, músicas e paródias de Guri Marley, Gurillage People e The Guritles. O humorista gaúcho - Top of Mind por três anos consecutivos em pesquisa realizada pela Revista Amanhã - possui uma grande presença nas mídias sociais e diverte o público com seus incríveis causos e seu talento como cantor eclético, interpretando versões do famoso Canto Alegretense em diversas melodias. Neste espetáculo de comédia, com censura livre para todas as idades, o Guri de Uruguaiana dança e conta histórias hilárias, como a do tempo em que era viciado em erva mate.

GRUPO MUSICAL SEM FRONTEIRAS
Formado por Edemir (contrabaixo), Gerson e Clédi (vocais), Fabrício (gaita), Fávio (guitarra) e Nelson (bateria), o grupo apresenta o “verdadeiro baile gaúcho”. A proposta é resgatar o mais puro tradicionalismo gaúcho, misturando o sentimento tradicionalista e as tertúlias e fandangos.

GRUPO PEÃO FARRAPO
Criado em março de 2018, partiu de um grupo de amigos gaúchos que se conheceram em um costelão. A maioria dos integrantes integra o efetivo do Exército Brasileiro. O nome escolhido foi em função da música "Peão Farrapo" do Grupo os Garotos de Ouro, um clássico da música tradicionalista gaúcha.


SERVIÇO:

27ª EXPOTCHÊ
Data: 7 a 16 de junho
Local: Pavilhão do Parque da Cidade
Horário: 16h às 23h - segunda a sexta
11h às 23h - sábados e domingos
Bilheteria: R$20,00 a inteira e R$10,00 a meia
Todos os dias na primeira hora do evento a entrada é franca (ou seja, das 16h às 17h e das 11h às 12h);
Quem vai pilchado para o evento não paga entrada

==> Foto: Raul Krebs

0 comments:

Postar um comentário