CCBB BRASÍLIA APRESENTA SUA PROGRAMAÇÃO DE FEVEREIRO 2019

A programação de fevereiro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília está cheia de atrações incríveis! A exposição “50 anos de Realismo” vai apresentar, a partir do dia 05, obras de 30 artistas brasileiros e estrangeiros desde a pintura a realidade virtual. Na sala de cinema, até dia 10, a mostra Cineklap – Dinamarca em Foco”   apresenta para o público a inovação do cinema dinamarquês em 16 longas de premiados diretores sobre arte, urbanismo, cultura e política. A mostra “Scorsese”, que estreia dia 12, exibirá de maneira inédita no Brasil, todos os 25 longas-metragens de ficção de Martin Scorsese, entre eles o filme Os Infiltrados (2006), que deu ao diretor o Oscar de melhor direção. Em paralelo as mostras, as atividades do Programa Educativo seguirão a todo vapor com visitas mediadas, oficinas, ações inclusivas, sociais e educacionais. Vale lembrar que os preparativos para o carnaval vão começar e durante os sábados e domingos do mês o Pré-Carnaval no CCBB vai animar o público com apresentações musicais, oficinas e aulões de dança na tenda do deck de madeira. E ainda, nos dias 03 e 04 de março, domingo e segunda de carnaval, será realizada a 3ª edição do Carnaval Multicultural com cortejos nos ritmos do frevo, maracatu, samba reggae e samba para comemorar essa grande festa.


EXPOSIÇÃO

50 Anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual
A exposição, com cerca de 90 obras, de 30 artistas entre brasileiros e estrangeiros, tem como ponto inicial a realidade e sua representação através da pintura, da escultura e da realidade virtual nos últimos 50 anos. A proposta possui um caráter de ineditismo, pois o fenômeno da representação da realidade na arte contemporânea nunca foi tratado partindo do fotorrealismo, sendo este aprimorado no hiper-realismo, seguido da perspectiva de expansão futura da realidade virtual.
Serviço:
50 Anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual
05 de fevereiro a  28 de abril
Terça a domingo, das 9h às 21h
Galeria I
Entrada Franca mediante retirada de bilhete gratuito.
Classificação Indicativa: Livre


CINEMA

Cineklap – Dinamarca em Foco
A Mostra reúne uma seleção de 16 longas da atualidade, entre documentários e ficção, que tratam de temas diversos como arte, urbanismo, cultura e política. O cinema produzido na Dinamarca segue um modelo inovador, que tem como diferencial uma cadeia produtiva totalmente sustentável. Além das sessões de cinema haverá também um Painel Dinamarca em Foco: Arte, Cultura, Urbanismo, Política dentro de uma perspectiva internacionalista de equidade e diversidade no audiovisual dinamarquês.
Serviço:
29 de janeiro a 10 de fevereiro
Terça a domingo
Entrada franca mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início da sessão.
Confira a programação completa e a classificação indicativa em culturabancodobrasil.com.br.


Scorsese
Pela primeira vez no Brasil Martin Scorsese ganha um panorama com os primeiros curtas, documentários, e todos os longas-metragens de ficção de sua carreira. A retrospectiva exibirá 33 produções entre documentários e todos os longas-metragens de ficção do diretor, desde o filme Quem Bate à Minha Porta? (1967), até O Lobo de Wall Street (2013), passando por clássicos como Taxi Driver (1976), primeira Palma de Ouro de Scorsese, Os Infiltrados (2006), que deu a Scorsese o Oscar de direção, e, ainda, raridades como Sexy e Marginal (1972) e Caminhos Perigosos (1973).
Serviço:
12 de fevereiro a 10 de março de 2019
Cinema
Terça a domingo
Confira a programação completa e a classificação indicativa em culturabancodobrasil.com.br.


MÚSICA

Pré-Carnaval no CCBB 
A folia vai invadir Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília. O Pré-carnaval vai esquentar o público com festa garantida para todas as idades. Nos três fins de semana que antecedem o Carnaval, as atrações vão preparar os foliões para essa grande festa popular. Nos sábados, na tenda montada no Deck de madeira, acontecerão oficinas e nos domingos, aulões de dança seguidos de apresentações musicais com os ritmos: samba, pagode, afro, axé, frevo e maracatu.
Serviço:
09 e 10,16 e 17, 23 e 24 de fevereiro
Sábados e domingos, a partir das 16h
Confira a programação completa e a classificação indicativa em culturabancodobrasil.com.br.

Carnaval Multicultural
Depois do sucesso do Carnaval Multicultural nos últimos anos o CCBB está preparando uma nova edição! A festa mais divertida do ano será para todas as idades e com atenção especial para a criançada. Dois dias de muita alegria e descontração com brincadeiras, concurso de fantasia infantil e um Baby Baile especial para os foliões de até 3 anos
A festa será no domingo e segunda de carnaval, das 11h às 21h, com cortejos nos ritmos do frevo, maracatu, samba reggae e samba.
O Carnaval Multicultural é uma realização do CCBB com produção do Instituto Bem Cultural.
Serviço:
03 e 04 de março (domingo e segunda de carnaval), das 11h às 21h
Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira).
Classificação indicativa: Livre


Programação CCBB Educativo – Arte e Educação
CCBB DF
Fevereiro de 2019

Desenvolve ações experimentais de reflexão, através de processos pedagógicos e artísticos, que garantem amplitude, inclusão e diversidade. 

As atividades dialogam com o CCBB, com o Museu BB e com a exposição “50 anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual”, em temporada de 5 de fevereiro até 28 de abril de 2019.

O CCBB Educativo atende a todos os públicos com ações inclusivas, sociais e educacionais. 
Para conhecer mais, veja o programa completo no site: www.ccbbeducativo.com 

Atividades

Visitas educativas agendadas 
Ter, Qua, Qui, Sex
Duração: 1h30 
Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogos e trocas de experiências e saberes aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições e demais programações do CCBB. As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, para acolher os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.
No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial. Às quintas, às 14h30 há um horário disponível para a visita em Libras, exclusivo para grupos agendados.
E-mail para agendamento: agendamentodf@ccbbeducativo.com 

Visitas mediadas 
Ter, de 11h às 12h |  17h às 18h | 18h às 19h 
Qua a sex, de 11h às 12h | 18h às 19h 
Sáb, de 12h às 13h | 18h às 19h 
Domingos e feriados, de 12h às 13h | 16h às 17h
Nesta visita os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas, contextos e trajetórias dos artistas que participam do acervo do Museu do Banco do Brasil ou da exposição “Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras”. 
Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. 
O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Visitas mediadas em libras
Sex às 19h e sáb às 15h 
Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras é realizada em Libras com tradução em português. Ela acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva e ouvintes, numa experiência compartilhada com os educadores das exposições. São realizadas duas vezes por semana, com dias e horários pré-definidos por cada CCBB, sem necessidade de agendamento.
Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. 
O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita. 

Lugar de criação em libras 
Sáb, às 16h 
O Lugar de Criação em Libras é um convite para você descobrir uma outra maneira de comunicar, ouvir com os olhos e falar com as mãos! Nesta atividade são propostas formas de aprender a Língua Brasileira de Sinais através de jogos, imagens, histórias e do exercício da criatividade.

Destaques do mês

Lugar de Criação 
De 2 a 24 de fevereiro
Sáb e dom, de 10h às 12h e de 14h às 16h

Lugar de criação 
Dias 2 e 3 | 9 e 10 | 16 e 17 | 23 e 24  
De 10h às 12h e das 14h às 16h. 
Todos os fins de semana e feriados, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, para se juntam a nossa equipe no desenvolvimento de propostas específicas, para integrar adultos e crianças em processos de experiência com a arte.

As atividades são voltadas para crianças e famílias em quatro fins de semana:
Dias 2 e 3 – Árvore sensorial para bebês e crianças
Através da interação com uma árvore sensorial, o Programa CCBB Educativo propõe a bebês e suas famílias a exploração dos diversos sentidos. A árvore sensorial será composta por uma série de objetos que poderão despertar múltiplas experiências e o descobrimento de novas percepções sobre seus respectivos corpos e o espaço.

Dias 9 e 10 – Brincadeiras de rua 
A atividade propõe uma conexão com as brincadeiras de rua, estimulando o vínculo com as infâncias de outras gerações e a relação entre corpo e espaço resgatando brincadeiras tradicionais como: elástico, bolinha de gude, vai-vem, amarelinha, 3 cortes, corrida de saco, ovo na colher, teia de aranha, morto-vivo.

Dias 16 e 17 – Radionovela
A fim de comemorar o Dia Mundial do Rádio, propomos uma atividade divertida em que vamos aprender um pouco sobre esse meio de comunicação e contar histórias interpretando os nossos próprios personagens em uma radionovela. Vamos criar personagens, roteiro, gravar e disponibilizar os áudios para escutar juntos nossas próprias histórias. Quem vem?

Dia 23 e 24 – Karaokê
Vamos cantar juntos nossas músicas preferidas? Em clima de festival, esperamos vocês para brincar e treinar nossa voz da forma que ela quiser e puder se expressar. 

Atividade Extra – Dia da Amizade
23 de fevereiro, sáb, às 17h
Mural da Sinestesia
A fim de celebrar o Dia da Amizade, preparamos uma atividade para ser realizada em colaboração e estimular nossa percepção de todos os sentidos que nos constituem. O Programa CCBB Educativo propõe a elaboração coletiva de um painel tátil a ser realizado com materiais de diversas texturas, cores e cheiros para que possamos compartilhar nossas sensações e memórias a partir dele. Vamos experimentar construir histórias e ativar nossa memória a partir de possibilidades que vão além da fala e da visão? 

Atividade Extra – Dia Mundial do Rádio 
16 de fevereiro, sáb, às 17h
A fim de celebrar a importância do Rádio como meio de comunicação e expressão que já teve grande protagonismo na vida cotidiana, o Programa CCBB Educativo elaborou uma atividade especial para que possamos conhecer mais sobre suas possibilidades como linguagem e para produzir nossa própria rádio e seus conteúdos. Vamos?

Cursos:
Especial Volta às Aulas: Semana do Educador + Transversalidades – “50 anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual”
05.02, às 9h30
06.02, às 18h30
07.02 (Curso Transversalidades – com LIBRAS) às 19h
08.02 às 16h
Queremos que os professores sejam os primeiros a visitar nossas exposições! Por isso oferecemos visitas exclusivas para professores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes da comunidade escolar, logo na primeira semana após a abertura de cada mostra. Nesta edição, teremos uma edição especial do Transversalidades que acontecerá durante a Semana do Educador. Visitas com duração de até 2h. 30 vagas por dia. 
Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com 

Transversalidades (LIBRAS)
07 de fevereiro, qui, 19h às 21h
Convidado: Felipe Polydoro 
Curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

Processos Compartilhados
Com Marcos Farinha e Valéria Prata
05 de fevereiro, ter, de 14h às 18h
O curso aborda  aspectos da concepção, montagem, expografia e reflete sobre as especificidades de uma exposição. Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural. Utilizará as montagens das exposições como potente espaço de formação profissional nos quais serão evidenciados  questões como: iluminação, sinalização, peças gráficas, concepção e atividades educativas.
Processo de seleção por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Múltiplo ancestral – Especial Carnaval 
24 de fevereiro, dom, às 17h  
O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio. 

Informações, dúvidas e agendamento: 
61 3108-7624 | agendamentodf@ccbbeducativo.com | www.ccbbeducativo.com

==> Foto: Divulgação

1 comentários:

GRUPO DE PERCUSSÃO POPULAR BATUKENJÉ disse...

www.adarrum.com.br

Postar um comentário