Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal - Edição 2018

Nos próximos dias o público brasiliense terá a oportunidade de participar do Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal - Edição 2018 , entre os dias 06 e 09 de dezembro no Pavilhão do Parque da Cidade. O encontro celebra uma manifestação popular secular de tradição religiosa, a Folia de Reis, trazida pelos jesuítas ao Brasil, e que recebeu ao longo dos anos influências indígenas e africanas. A expressão é inspirada na jornada dos Reis Magos até o local de nascimento do menino Jesus, reveladas por cânticos, ritos e melodias, configurando um momento de devoção e festividade. No DF, as Folias existem desde antes da construção de Brasília, e cidades como Planaltina, Brazlândia, Gama e São Sebastião, continuam mantendo o legado histórico, guardando os saberes transmitidos de geração a geração.

O Encontro prevê a realização do tradicional Giro das Folias, em alusão aos giros realizados entre o Natal e o 6 de janeiro, dia de Santos Reis, pelos grupos, representando, assim, a caminhada de quatro mil quilômetros que os três reis magos, Melchior, Gaspar e Baltazar, fizeram para adorar o nascimento do Menino Jesus. Nesta edição, os tradicionais giros serão realizados na Secretaria de Cultura, na Câmara Legislativa, no Palácio do Buriti e na Catedral de Brasília, nesta quinta-feira, dia 07.

A programação do Encontro traz, ainda, mais de 40 apresentações artísticas e culturais, com 20 grupos de Folia de Reis, do DF e de diversos estados, com destaque para a participação de três grupos femininos de foliãs mineiras vindos de Patos de Minas, Coromandel e Vazante. Haverá, ainda, 10 grupos de danças populares e 20 atrações musicais, dentre artistas locais, regionais e nacionais.

A abertura do Encontro de Folia de Reis do DF acontece nesta quinta-feira, dia 06, às 18h, com o terço rezado e a chegada dos três Reis Magos. A noite prossegue com o encontro de bandeiras, apresentações de grupos de foliões e se encerra com o grande show da conhecida dupla Di Paullo e Paulino, de Minas Gerais. Na sexta-feira, as atividades começam pela manhã, com o "giro" das Folias, que visitarão equipamentos da cidade e se finalizam com o show da tradicional dupla de música caipira de raiz, Zé Mulato e Cassiano, e Leyde e Laura, de São Paulo. Sábado, a programação dos foliões continua, e à noite é a vez das musas da música caipira, as Irmãs Feitas (GO), que já venderam 15 milhões de discos. No domingo, a programação começa logo cedo, às 09h, com a missa sertaneja e o show da consagrada dupla gioana André e Andrade, tradicionais foliões, fechando o evento. O encontro presta uma homenagem a um dos nomes mais importantes das culturas populares, o mestre Badia Medeiros, de Formosa, falecido recentemente aos 78 anos, por meio de uma exposição de fotos. Haverá no espaço feira de artesanato e barracas de comidas típicas. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. A entrada é franca e a classificação livre.

Grupos de Folias de Reis convidados
Folia de Reis Minas Brasília (Gama/DF), Folia Irmãos Vieira (Novo Gama/DF), Folia de Reis Menino Jesus (Brazlândia/DF), Folia de Reis Unidos na Fé (Planaltina/DF), Folia de Reis Tradicional de Formosa (GO), Folia de Reis João Timotéo (Ceilândia/DF), Folia de Reis Devoto dos Magos (Unai/MG), Folia de Reis do Lago Oeste (DF), Folia de Reis do Pedregal (Pedregal/GO), Folia de Reis de Niquelândia (GO), Folia de Reis Saudade do Interior (São Sebastião/DF), Folia de Reis Feminina de Vazante (MG), Folia de Reis dos Salvinos (Vazante/MG), Folia de Reis Estrela do Oriente (Coromandel/MG), Folia de Reis Ponto Chic (Patos de Minas/MG), Folia de Reis Feminina Rainha da Paz (Patos de Minas/MG), Folia de Reis de São Francisco (MG), Folia de Reis de Tocantins (TO), Reizado de Baianópolis (BA) e Folia de Reis Estrela de Cristal (Cristalina/GO).

Artistas convidados
Di Paullo e Paulino (MG), Zé Mulato e Cassiano (DF), Leyde e Laura (SP), Irmãs Freitas (GO), André e Andrade (GO) e mais 14 violeiros locais.


SERVIÇO:

Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal 2018
Quando: De 06 a 09 de dezembro de 2018
Onde: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Classificação livre e entrada franca

==> Foto: Face Oficial

0 comments:

Postar um comentário