SUPERPRAIA: Melhores duplas da temporada 17/18 se enfrentam nesta semana, em Brasília

Chegou a hora do principal torneio do vôlei de praia brasileiro. Aquele que reúne os melhores times da temporada e oferece a maior premiação do ano, encerrando o calendário nacional. O SuperPraia acontece em Brasília (DF), de quinta-feira (26.04) a domingo (29.04), no estacionamento do estádio Mané Garrincha. A entrada é franca, por ordem de chegada.

As partidas da quadra central terão transmissão ao vivo pelo Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), enquanto as finais, no sábado de noite e no domingo de manhã, serão exibidas com exclusividade pelos canais SporTV. Será a primeira vez que Brasília (DF) recebe uma edição do SuperPraia, torneio criado em 2014. A capital federal, porém, já sediou por 16 vezes uma etapa do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia.

E a disputa promete ser quente, já que a competição reúne apenas os melhores times da temporada. Enquanto uma etapa do Circuito Brasileiro Open conta com 24 times na fase de grupos, em cada gênero, no SuperPraia estarão apenas os 14 primeiros do ranking brasileiro 17/18, além de dois times convidados, completando 16 duplas.

No SuperPraia também serão conhecidos os vencedores dos prêmios ‘Craque da Galera’, de votação popular, e dos melhores da temporada em cada fundamento (saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio, defesa, revelação, atleta que mais evoluiu e melhor jogador). Esta escolha é feita pelos próprios atletas e treinadores.

Outro destaque é a premiação, que é superior a uma etapa do tour nacional. Os campeões em cada naipe em Brasília receberão R$ 50 mil, enquanto uma etapa do Circuito Brasileiro Open rende cerca de R$ 45 mil para os vencedores. Todas as duplas participantes são premiadas.

Os 16 times de cada naipe são divididos em quatro grupos de quatro, onde jogarão entre si no sistema de eliminatória dupla, em que vencedores enfrentam vencedores, e perdedores encaram os perdedores da primeira rodada. Os primeiros colocados dos grupos vão direto para as quartas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. O naipe feminino começa na quinta-feira, com a final no sábado à noite, enquanto o torneio masculino se inicia na sexta-feira, com a disputa de medalhas no domingo de manhã.

Os times inscritos no naipe masculino são Evandro/André (RJ/ES), Pedro Solberg/George (RJ/PB), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Léo Vieira/Jô (DF/PB), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Harley/Jeremy (DF/RJ), Vinícius/Luciano (ES), Márcio Gaudie/Moisés (RJ/BA), Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Ricardo/Eduardo Davi (BA/PR), Thiago/Marcus Borlini (SC/ES), Lipe/Fábio (CE), Marcus/Vinícius (RJ), Luccas Lima/Guto (SP) e Averaldo/Bernardo Lima (TO/CE).

No naipe feminino as duplas inscritas são Maria Elisa/Carol Solberg (RJ), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Lili/Josi (ES/SC), Tainá/Victoria (SE/MS), Val/Ângela (RJ/DF), Taiana/Carol Horta (CE), Juliana/Andressa (CE/PB), Rachel/Andrezza (RJ/AM), Izabel/Renata (PA/RJ), Vitoria/Juliana Simões (RJ/PR), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Flávia/Bárbara Ferreira (RJ), Naiana/Vivian (CE/PA), Aline/Diana (SC/RJ), Sandressa/Neide (AL) e Maria Clara/Elize Maia (RJ/ES).

No histórico da competição, que é realizada desde 2014, os campeões olímpicos Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) dominam entre os homens e ficaram no topo do pódio em todas as edições, sendo tetracampeões.

No feminino, a primeira edição, em Salvador (BA), em 2014, Taiana e Talita venceram, enquanto nos dois anos seguintes, em Maceió (AL) e João Pessoa (PB), Ágatha e Bárbara foram bicampeãs. Na temporada passada, em Niterói, vitória de Ágatha e Duda (PR/SE).

O SuperPraia encerra o calendário nacional e possui um campeão único. Já o Circuito Brasileiro, que terminou no início deste mês, conta com sete etapas, três que foram realizadas em 2017 - Campo Grande (MS), Natal (RN) e Itapema (SC) - e mais quatro neste ano: Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Aracaju (SE). Evandro/André Stein (RJ/ES), no masculino, e Maria Elisa/Carol Solberg (RJ), no feminino, foram os campeões.

HORÁRIOS DOS JOGOS:
Quinta-feira: 9h às 16h
Sexta-feira: 8h às 19h
Sábado: 9h às 14h e 15h45 às 20h
Domingo: 10h às 12h

TODOS OS CAMPEÕES DO SUPERPRAIA:
2014 - Salvador - Talita/Taiana (AL/CE) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
2015 - Maceió - Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
2016 - João Pessoa - Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
2017 - Niterói - Ágatha/Duda (PR/SE) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)

TODOS OS VENCEDORES EM BRASÍLIA (DF):1992 – Brasília – Isabel/Jaqueline (RJ) e Moreira/Garrido (PE)
1993 – Brasília – Adriana/Mônica (RJ) e Moreira/Garrido (PE)
1994 – Brasília – Adriana/Mônica (RJ) e Aloizio/Emanuel (ES/PR)
1995 – Brasília – Karina/Renata (RJ) e Paulão/Paulo Emílio (BA)
1996 – Brasília – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Paulão/Paulo Emílio (BA)
2000 – Brasília – Jaqueline/Sandra Pires (RJ) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2001 – Brasília – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Fred/Paulo Emílio (RJ/BA)
2002 – Brasília – Ana Paula/Tatiana (MG/RS) e Franco/Roberto Lopes (CE)
2003 – Brasília – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2004 – Brasília – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Fábio Luiz/Paulo Emílio (ES/BA)
2006 – Brasília – Juliana/Larissa (CE/PA) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2007 – Brasília – Juliana/Larissa (CE/PA) e Franco/Pedro Cunha (CE/RJ)
2008 – Brasília – Juliana/Larissa (CE/PA) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
12/13 – Brasília - Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ)
15/16 – Brasília – Larissa/Talita (PA/AL) e Guto/Saymon (RJ/MS)
16/17 – Brasília - Larissa/Talita (PA/AL) e Álvaro Filho/Saymon (RJ/MS)

==> Foto: Wander Roberto / Inovafoto / CBV

0 comments:

Postar um comentário