Exposição DO RISCO AO RISO: A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA NAS CARICATURAS DA IMPRENSA (1957-1960)

Caricaturas publicadas na grande imprensa nacional entre os anos de 1957 e 1960 serão a grande atração da exposição “Do Risco ao Riso”, no Museu Nacional da República. A mostra, com entrada franca, vem para celebrar os 58 anos de Brasília, apresentando a construção da capital do Brasil sob a perspectiva do humor típico da arte pela caricatura.

Extraídas de jornais impressos – meio de comunicação por excelência antes da Internet – os recortes com as caricaturas compõem a base da exposição e a partir deles são apresentados desenhos animados com tecnologia de mapeamento digital. Estão programadas visitas guiadas, projeção de filmes do período da construção e palestras com especialistas.

A exposição foi criada por meio de parceria entre o Arquivo Público do Distrito Federal - ArPDF, a Universidade de Brasília – UnB e o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. As 39 charges disponíveis na mostra foram publicadas em veículos como: Diário da Noite, Diário de Notícias, Correio da Manhã, Tribuna da Imprensa e Última Hora. Atualmente essas charges integram o fundo Novacap, sob custódia do ArPDF.

Atividades Culturais
21/04, às 13h – Roda de conversa com os organizadores da exposição no auditório do Museu;
24/04, às 17h – Visita guia com a curadora, professora Georgete Medleg Rodrigues.


SERVIÇO:

Exposição DO RISCO AO RISO: A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA NAS CARICATURAS DA IMPRENSA (1957-1960)
Visitação: até 06/05/2018, das 9h00 às 18h30 (terça a domingo)
Local: Museu Nacional da República – Espaço Conexão 20
Endereço: Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF
Entrada Franca
Classificação indicativa livre

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário