Programação Cine Brasília: Semana de 22 a 28 de março de 2018

Novidade da semana, em sessão de pré-estreia, Château-Paris é uma deliciosa comédia de erros ambientada na comunidade de imigrantes de Paris. O título se refere à estação de metrô Château d’Eau, próximo à estação de trens Gare de l’Est, em torno da qual vive uma vibrante comunidade de descendentes africanos. Neste filme desconcertante todos os códigos são subvertidos. 
    
Prossegue até o dia 23 no Cine Brasília, sempre com uma programação inédita de filmes e debates, o Green Film Festival. Este evento que acompanha a 8ª Edição do Fórum Mundial da Água,traz, em competição, nada menos que 13 longas-metragens e 25 curtas, além de oito filmes na sessão Panorama, 10 produções infantis, e exibições em sessões especiais.  Os filmes disputam também ao Prêmio Green Drop, concedido pela Green Cross Itália. O Green Drop Award é um prêmio anual da Green Cross Itália e da cidade de Veneza, em parceria com a Biennale di Venezia, que, desde 2012, premia, no Festival de Veneza, a produção cinematográfica que melhor promove a sustentabilidade.
    
Também segue em cartaz o filme de estreia da semana passada, o ótimo Western. Apresentado no Festival de Cannes, na mostra Um Certain Regard em 2017, este filme passado na Bulgária, acompanha um grupo de trabalhadores alemães que se desloca de seu país para melhorar a canalização de um rio, mas isso é apenas um pretexto para apresentar a complexidade geopolítica entre os países europeus.Dirigido pela alemã Valeska Grisebach, o filme é também uma incisiva análise sobre a masculinidade.
    
Ainda fazendo sua homenagem às mulheres, as questões de gênero, especialmente a Marielle Franco, o Cine Brasília dá continuidade ao filme chileno Uma Mulher Fantástica, Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, assim como ao argentino Uma Espécie de Família.
    
Uma Mulher Fantástica, além de levar o Oscar de melhor filme estrangeiro, foi o Vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlim (roteiro). O filme é desde já um dos grandes lançamentos do ano. Ele faz um excelente retrato de um drama social que poderia ocorrer em qualquer lugar do mundo, mas que traz as peculiaridades da América Latina. Montado a partir de uma sólida construção feita pelo diretor Sebastián Lelio, ainda conta com uma atuação de luxo de sua protagonista, vivida por Daniela Veja, a primeira atriz trans a ser indicada a um Oscar.
    
Uma Espécie de Família. Este filme argentino sobre uma jovem que quer adotar um filho mostra como os rigores da lei colocam pedras no caminho da maternidade, mesmo em circunstâncias sociais que levam muitas crianças ao total desamparo. Uma Espécie de Família se estrutura como um Road movie em que a protagonista deixa Buenos Aires até a área rural de Malena, onde o seu surpreendente drama vai se desenrolar.
    
Talvez um dos filmes mais importantes do ano, o aguardado e ótimo documentário Torquato – Todas as Horas do Fim prossegue em nossa grade de programação. O filme tem um elenco estrelar de convidados, entre eles, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé. Vários poetas e críticos consideram Torquato um dos mais fecundos e radicais poetas das últimas décadas. Para Gilberto Gil, ele foi uma das pessoas mais influentes na constrição da estética tropicalista. Um filme, portanto, essencial e imperdível.
    
Igualmente segue em cartaz Cuba Jazz. O documentário é primeiro registro que se faz da mais nova safra de músicos de jazz cubanos. Esqueça os clichês e os grandes ícones da velha guarda vistos em Buena Vista Social Club. Apoiado pelo FAC de Brasília, o filme faz um painel revelador dos criadores cubanos contemporâneos, artífices de uma linguagem híbrida do jazz, mesclada com as ricas raízes musicais da ilha e com uma informação cosmopolita, crítica, e também política, do que se passa no mundo. É a nova geração que tem a palavra. Depoimentos de músicos e produtores, entrecortados por cenas urbanas, revelam uma realidade insuspeitada da Cuba pós-Fidel.        
   
                  
SINOPSES

          
Western
(Drama/Alemanha/Bulgária/Áustria/121min/2018)
De Valeska Grisebach
Com: Meinhard Neumann, Reinhardt Wetrek, Waldemar Zang
Sinopse:  Um grupo de trabalhadores alemães da construção civil iniciam uma jornada de trabalho dura em uma remota região rural bulgária. No local, enquanto o senso de aventura dos homens aparece, eles também são confrontados com seu próprio preconceito e pela desconfiança devido à barreira da língua e às diferenças culturais. Mas tudo se itensifica quando passam a competir por reconhecimento. 
Classificação indicativa: 14 anos
                     
             
Uma Mulher Fantástica
(Drama/Chile/Alemanha/Espanha/EUA/104min/2018)
De Sebastián Lelio
Com: Daniela Vega, Francisco Reyes, Luis Gnecco
Sinopse: Marina (Daniela Vega) é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. O problema é que, após a inesperada morte de Orlando (Francisco Reyes), seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total.
Classificação indicativa: 14 anos

             
Uma Espécie de Família
(Drama/Argentina/95min/2018)
De Diego Lerman
Com: Bárbara Lennie, Daniel Aráoz, Claudio Tolcachir
Sinopse:  Malena (Bárbara Lennie) é uma médica de classe média que descobre que seu bebê nascerá antes do esperado e é orientada por seu obstetra a viajar para o norte do país sem qualquer explicação para tal. Desesperada, ela segue o conselho mas nem imagina o quão perturbadores serão os obstáculos que encontrará pelo caminho.
Classificação indicativa: 12 anos
      
        
Torquato – Todas as Horas do Fim
(Documentário/Brasil/88min/2018)
De Eduardo Ades e Marcus Fernandes
Sinopse:  Documentário sobre a trajetória de vida do poeta, cineasta, compositor e jornalista Torquato Neto. O longa-metragem acompanha da infância do artista em Teresina, sua cidade natal, até seu aniversário de 28, quando tirou sua própria vida após deixar colaborações indeléveis em movimentos artísticos como a Tropicália. O ator Jesuíta Barbosa dá vida a poemas e outros escritos de Torquato.
Classificação indicativa: 12 anos
                             
                 
Cuba Jazz
(Documentário/Brasil/108min/2018)
De Max Alvim Mauro de Deus
Sinopse: Uma viagem a Cuba por dois meses com foco no tema do Jazz local que resulta em um documentário que aborda umas das gerações mais talentosas na história atual da música cubana. Cuba Jazz traz uma reflexão sobre a criação de músicas desse gênero no contexto social e político cubano. Isto é, uma ilha que está no processo de se abrir para o mundo.
Classificação indicativa: 12 anos                                                                                                                                                                        
               
Château-Paris
(Comédia dramática/França/108min/82min)
De Modi Barry e Cédric Ido
Com: Jacky Ido, Tatiana Rojo, Jean-Baptiste Anoumon
Sinopse: Charles (Jacky Ido) é um francês de origem africana, que passa o dia pelas ruas do bairro popular de Chateau D'Eau, em Paris, onde se cruzam pessoas de todas as origens: chineses, indianos, senegaleses, nigerianos... Ele tem a função de atrair novos clientes aos salões de beleza da região, especializados em penteados afro e cosméticos para a pele negra. No entanto, Charles sofre a concorrência de outro grupo, disputando a mesma clientela do bairro. Enquanto decide como conseguir mais dinheiro, ele sonha em abrir o seu próprio salão.
Classificação indicativa: 12 anos
                                                                   

Programação: 

Quinta-Feira (22/03)
GREEN FILM FESTIVAL

Sexta-Feira (23/03)
GREEN FILM FESTIVAL

Sábado (24/03)
11h00 – Château-Paris
15h00 – Cuba Jazz
16h40 – Western
19h00 – Torquato – Todas as Hora do Fim
20h40 – Uma Mulher Fantástica

Domingo (25/03)
11h00 – Château-Paris
15h00 – Cuba Jazz
16h40 – Western
19h00 – Torquato – Todas as Hora do Fim
20h40 – Uma Mulher Fantástica

Segunda-Feira (26/03)
19h00 – Torquato – Todas as Hora do Fim
20h40 – Uma Mulher Fantástica
     
Terça-Feira (27/03)
(NÃO HAVERÁ SESSÃO)

Quarta-Feira (28/03)
15h00 – Cuba Jazz
16h40 – Western
19h00 – Torquato – Todas as Hora do Fim
20h40 – Uma Mulher Fantástica


PROGRAMAÇÃO  GREEN FILM FESTIVAL
DOM
2A FEIRA
3A FEIRA
4A FEIRA
5A FEIRA
6A FEIRA
18/03/2018
19/03/2018
20/03/2018
21/03/2018
22/03/2018
23/03/2018
14:30h
Programa Curtas infantis
Ateliers Varan + Vivendo sem Água
Programa de Curtas 2
LO + Os Guardiões da Agua
Vida Engarrafada: O Negócio da Nestlé com a Água
série Manual de sobrevivência para o Seculo XXI, de Joao Amorin
46 min
62+50 (112 min)
97 min
26 + 60 (86 min)
90 min
2 episódios de 26 min
16:30h
A fonte
Rio de Memoria
O Jabuti e a Anta
Rio Sagrado (des) Sacralizado
Programa de Curtas 1
SESSÃO filme vencedor LM JURI OFICIAL GFF
72 min
61min
71 min seguida de debate com Eliza Capai
60 min
113 min
18:30h
Levante + Ilha
Baia Urbana
Caminho do Mar
As Damas Azuis
Astral
SESSÃO filmes vencedores CURTA JURI OFICIAL GFF + GREEN DROP AWARD
44 + 55 (95 min)seguida de debate c/ Daniel Dela Calle
72 min seguida de debate c/ Ricardo Gomes
86 min seguida de debate com Bebeto Abrantes e Juliana Carvalho
96 min seguida de debate com Bérengère Sarrazin
84 min
20:30
Detox SP
O Redemoinho
Cerimônia de Premiação Green Film Festival / 30 min
Muito Além de Fordlandia
Rio Manchado de Azul
SESSÃO filmes vencedores JURI POPULAR CM e LM
72 min seguida de debate c/ Monja Coen, Felipe Kurc e Rodolfo Amaral
75 min
*exibição filme de até 80 minutos
75 min seguida de debate Marcos Colón
96 min Seguida de debate com Roger Williams


==> Foto: Reprodução Internet

0 comments:

Postar um comentário