Livro "Joalheria no Brasil" traça um panorama da arte de fazer joias

A obra "Joalheria no Brasil – história, mercado e ofício" é uma verdadeira base de pesquisa sobre o significado das joias em um país como o nosso - rico em minérios, metais nobres e pedras preciosas - e as pessoas que transformam estes materiais em arte. Um panorama em forma de linha do tempo, com o cuidado de mostrar todo o percurso, do garimpo à peça pronta.

Este trabalho da Disal Editora é de autoria da publicitária, designer gráfica e fotógrafa Claudia Dayé, do jornalista Carlos Cornejo e da mestre e doutora em design Engracia M. Loureiro da Costa Llaberia.

É direcionado a profissionais e estudantes em artes e joalheria, design, marketing e negócios, mercado de luxo, moda e consumo, e a todos que se interessam ou se dedicam a memória da cultura nacional.

São 288 páginas que falam do mercado, do ofício, da produção, ilustradas com fatos e personagens que ajudaram a desenhar o que é a joia brasileira. Histórias envolventes, surpreendentes e curiosas, estruturadas de maneira a homenagear profissionais e artistas e a despertar o interesse das novas gerações. "Reunir um material que ainda não foi coletado e organizado é como explorar um novo garimpo. É preciso procurar muito e em mais lugares. O maior desafio foi sintetizar tudo de forma a gerar algo conciso, compreensível, útil e agradável", explica Claudia Dayé.

O conteúdo é muito claro e didático, dividido em cinco grandes capítulos. O primeiro traz a base histórica, focando joalheiros, marcas e regiões e vai do século XIX ao novo milênio. O seguinte traz a matéria-prima joalheira, dos primórdios da joalheria no Brasil, metais nobres, pedras preciosas e o cenário recente. Outro foco é a criação da joia, que fala do processo artesanal, o surgimento das escolas, o aprimoramento de antigas técnicas e as novas tecnologias. Há um espaço dedicado à arte, design e moda e, por último, uma parte de crônicas, com histórias de joalheiros como Daniel Sauer e Tobias Dryzun.

"O fato de eu não ser da área ajudou muito a filtrar o que seria de interesse ao público em geral, quando artistas e profissionais, mergulhados em seus conhecimentos e rotinas, têm maior dificuldade neste sentido. E para dimensionar a importância de alguns fatos, rever e validar depoimentos e descrições, contei com especialistas e colaborações que, mesmo quando pequenas, tiveram grande valor, ajudando a compor um quadro, uma visão mais ampla", finaliza Claudia Dayé.


SERVIÇO:
Autor: Claudia Dayé, Carlos Cornejo, Engracia Costa
Ano de Publicação: 2017
ISBN: 9788578441944
Formato: 22,5 x 22,5 x 1,7
Páginas: 288
Preço: R$ 98,00

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário