Brasília Cênica promove mais de 200 atividades culturais em setembro no DF

O projeto Brasília Cênica, somente no mês de setembro, promove um total de 222 ações culturais em oito espaços do Distrito Federal. Em todos os dias há programação com apresentações teatrais, oficinas, minicursos, exibição e debates de filmes e leituras dramáticas, todos com participação e entrada gratuitas. O calendário foi iniciado em agosto e segue até novembro e o projeto é uma parceria entre a Funarte e a Secretaria de Cultura do DF.

Oito espaços culturais independentes participam do projeto: Teatro Goldoni, na Asa Sul; Usina Centro de Arte e Mapati, na Asa Norte; Espaço Cultural Bagagem, no Gama; Espaço Cultural Moinho de Vento, em Santa Maria; Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga; Espaço Galpão do Riso e Espaço Imaginário Cultural, em Samambaia.

Todas as atividades são realizadas por produtores, artistas e diretores do Distrito Federal. Além de formar público para os grupos locais, o projeto serve para a formação e capacitação artística. “Os equipamentos culturais não compreendem apenas espaços públicos, mas também os privados e independentes e o Brasília Cênica impulsiona essa cena”, avalia a subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural, da Secretaria de Cultura, Mariana Soares.

Oficinas
Com o objetivo de capacitar artistas e agentes culturais com ou sem experiência no ramo, uma série de oficinas integra a programação. Elas são realizadas em todos os oito espaços participantes e ensinam técnicas como dança, arte circense, produção, iluminação e atuação teatral, confecção de bonecos, treinamento vocal e improvisação. Parte das atividades são voltadas para o público infantil.

Espetáculos
Companhias locais aproveitam o espaço e visibilidade do Brasília Cênica para apresentar espetáculos, sejam inéditos ou consagrados. O Usina Centro de Arte (Setor de Oficinas Norte, Quadra 1, Conjunto B, Lote 12) é um dos palcos do projeto e coloca em cartaz as peças “Retratos”, com o ator Giovane Aguiar (1º de setembro); “As Quatro Estações” (2 de setembro) e “Vertigem” (3 de setembro). “O Circo Mulambo” é um dos espetáculos do Espaço Cultural Bagagem (Quadra 40, Lote 16, Setor Central, Gama) apresentado nos dias 1º e 22 de setembro. Já o espaço Moinho de Vento (EQ 304/307, Conjunto C, Lote 01. Santa Maria Sul), tem como um dos espetáculos apresentados na primeira semana do mês, “Os 3 Piratas”, no dia 3 de setembro.

Resistência artística
Em atividade há 19 anos, Teatro Goldoni (EQS 208/209, Lote A) pretende, dentro do Brasília Cênica, levar alunos do ensino público para assistir quatro peças de teatro diferentes. A programação no local terá também 15 leituras dramáticas, uma vez por semana, com textos de dramaturgos renomados.

Outro espaço participante, o Galpão do Riso, de Samambaia (DF) iniciou suas atividades culturais há seis anos, com incentivo da comunidade local. “Reformamos o prédio, instalamos um ponto de cultura na comunidade e já alcançamos cerca de 11 mil pessoas com nossas atividades”, conta João Porto, ator e coordenador do local.


==> Foto: Daniel Fama

0 comments:

Postar um comentário