Lançamento do e-book "Livro Vermelho dos Crustáceos do Brasil"

No dia 09 de novembro, durante o IX Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, ocorreu o lançamento do “Livro Vermelho dos Crustáceos do Brasil: Avaliação 2010 – 2014”, organizado pelos carcinólogos Marcelo Pinheiro (docente da Unesp IB/CLP) e Harry Boos (analista do CEPSUL/ICMBio).

Esta obra, constitui o primeiro livro publicado pela Sociedade Brasileira de Carcinologia (SBC), em formato e-book, fato que foi ressaltado pelo presidente desta associação, o Prof. Dr. Sergio Rocha, que destacou: “Além da qualidade e mérito inquestionável na publicidade dessas importantes informações aos carcinólogos e público em geral, a SBC realiza sua primeira publicação”.

A obra foi escrita por 58 autores, sendo composta por 34 capítulos, totalizando 466 páginas, que tratam da avaliação do risco de extinção das 255 espécies de crustáceos brasileiros, avaliadas no período de 2010 a 2014. O Prof. Marcelo Pinheiro, um dos organizadores da obra e Coordenador de Taxon (Crustacea) perante o Ministério do Meio Ambiente (MMA), destaca que este e-book marca parte do extenso trabalho conduzido pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), sendo o Brasil um dos poucos países com megadiversidade do mundo que tiveram todas as espécies de animais vertebrados e, seletivamente, as principais espécies invertebradas, totalizando 12.254 espécies. “Por este motivo, tivemos grande honra em participar deste extenso e gratificante trabalho, que deixa nas páginas deste e-book um legado inicial deste processo para os crustáceos brasileiros”, afirma o Prof. Marcelo Pinheiro.

Harry Boos mencionou durante o evento que “a obra não trouxe qualquer ônus para a SBC, que atuou como editora deste e-book com ISBN e que passou por um Comitê Editorial”. Este comitê foi composto por quatro carcinólogos não autores, a saber: Dra. Andrea Freire (UFSC), Dr. Carlos Rocha (USP/IB), Dra. Cristiana Serejo (MN/UFRJ) e Dra. Tereza Calado (UFAL).

O e-book tem o prefácio redigido pelo Sr. Marcelo Marcelino de Oliveira, Diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio, que destaca a importância da obra. “Parabenizo o empenho dos autores e organizadores na síntese das informações utilizadas, disponibilizando-as de forma acessível à toda sociedade. Certamente, este belo livro encontrará o reconhecimento que merece, não apenas entre os especialistas em crustáceos, mas também entre todos aqueles que buscam a conservação da biodiversidade brasileira”.O e-book inteiro, ou seus capítulos separadamente, estão disponíveis para download gratuito no site da Sociedade Brasileira de Carcinologia (SBC). Um ícone para download indireto também está disponível no site da Unesp IB/CLP, com igual finalidade.
Marcio Camargo Araújo João (discente de graduação da Unesp IB/CLP)

==> Foto: Reprodução / Divulgação

0 comments:

Postar um comentário