Imersão total: Glenio Lima publica livro sobre experiência artística vivida no México

Glenio Lima nasceu em Tocantins, mas mora em Brasília desde 1960. E foi daqui que ele partiu rumo ao México, para desenvolver um trabalho de residência artística de quatro meses, junto com outros 39 artistas ibero-americanos de 16 países. A vivência foi parte da terceira edição do Programa de Residências Artísticas para Criadores da Iberoamérica e do Haiti no México, em 2010.

A residência artística
Na cidade mexicana de Oaxaca, o artista plástico mergulhou na cultura e na sociedade local para desenvolver um projeto de pintura de grandes formatos que tinha como temática a arte dos contemporâneos Yanomami do Brasil e os pré-hispânicos Mixteca do México. A cidade onde o artista se instalou é também o lugar onde se localizam várias comunidades de povos pré–hispânicos, que ainda preservam suas antigas culturas, aprofundando e enriquecendo ainda mais o trabalho de Glenio.

Nos meses que passou criando na cidade, o artista trabalhou com têmperas com pigmentos minerais, tintas industriais acrílicas e terras encontradas na região para produzir, entre outras obras, quatro painéis de pintura sobre telas de 200 x 200cm.

Um diferencial do trabalho de Glenio foi usar a casa dos moradores como galeria de exibição das peças que desenvolveu. Assim, foi possível imergir ainda mais naquele contexto cultural e amarrar o conceito do projeto: “A ideia era aproveitar o ambiente natural das moradias e criar um cenário para compor, com cada pintura, um retrato de família.” – diz o artista

O livro “Códice”
O livro “Códice” é o resultado de uma série de fotografias (de pessoas, lugares e das obras produzidas) e relatos do artista, onde ele conta sua história e sua trajetória em terras mexicanas. Com sensibilidade e técnicas impecáveis, os registros expõem a magia e também os desafios de sua vivência e de seu trabalho no país.

O evento de pré-lançamento do livro acontece no ateliê do artista, dia 2 de dezembro, das 17h às 22h. Na ocasião, o artista exporá obras que compõem o livro “Códice”. Os lançamentos da publicação estão reservados a duas datas em 2017, no Museu Nacional de Brasília, e na Cidade do México.

Sobre Glenio Lima
Glenio Lima nasceu em Babaçulândia, Tocantins, em 1951 e vive em Brasília desde 1960. Na capital,  formou-se em Licenciatura em Artes Visuais, na Faculdade Dulcina de Moraes. Desde os anos 1990, desenvolve trabalhos que têm como particularidade a pesquisa alternativa de materiais como pigmentos naturais, velhos artefatos de madeira, metal e brinquedos populares, na produção de pinturas, objetos e instalações. Participou de cerca de 200 exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior, incluindo diversos salões de arte contemporânea.

Ficha técnica
Autor: Glenio Lima
Editora do autor
Em cores, capa dura, 140 páginas
Formato: 28 x 23 cm
Três idiomas: Português, Espanhol e Inglês


Serviço – Pré-lançamento do livro “Códice”, de Glenio Lima
Data: 
02 de dezembro de 2016 (sexta), das 17h às 22h
Local: Ateliê do Artista (Condomínio Ville de Montagne, quadra 2, casa 27 – Jardim Botânico)
Entrada Franca

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário