De Assunção a Buenos Aires! Conheça o trajeto do Rally Dakar

A edição de 2017 do Rally Dakar vai passar por três países da América do Sul. Um deles, inédito. A competição terá início no dia 2 de janeiro em Assunção, no Paraguai, que é a grande novidade no trajeto.

O Paraguai passa a ser o quinto país sul-americano a receber o Dakar – e o 29º na história.

Depois da largada, carros, motos, quadriclos e caminhões vão tomar o caminho da Bolívia, onde o rali vai passar dos 3 mil metros de altitude. Um desafio extra para pilotos, navegadores e equipamentos.

“O trajeto de 2017 mantem as tradições do Rally Dakar, de proporcionar um grande desafio físico aos pilotos”, comenta Marc Coma, diretor esportivo do Dakar.

“Teremos sete especiais acima dos 400 km e o rali vai passar seis dias acima dos 3 mil metros de altitude. As dificuldades vão aumentar gradativamente até o dia de descanso. E depois os pilotos ainda vão precisar de força para encarar a etapa maratona. Nada estará decidido até a última especial, de Rio Cuarto para Buenos Aires”, conclui.

O desafio do Dakar será exibido em detalhes pela Red Bull TV (redbull.tv) por meio de um programa diário, transmitido direto do parque de apoio. A Red Bull TV está disponível pela internet, aplicativos para iOS e Andoid, smart TV e Apple TV.

Os atuais campeões do Dakar são Toby Price (motos), Marcos Patronelli (quadris), Stéphane Peterhansel (carros) e Gerard de Rooy (caminhões).


O trajeto do Rally Dakar 2017

Especial 1: Assunção para Resistência, 2 de janeiro
MOTOS/QUADRIS/CARROS/CAMINHÕES
Trecho Cronometrado: 39 km
Distância Total: 454 km

O Rally Dakar 2017 começa em Assunção, no Paraguai. O país vai se tornar o 29º a receber o rali mais famoso do mundo. Esta será uma especial curta, com menos de 40 km contra o relógio. E embora o Dakar não se decida no primeiro dia, os favoritos vão tentar construir alguma vantagem sobre seus adversários aqui.

Especial 2: Resistência para San Miguel de Tucumán, 3 de janeiro
MOTOS/QUADRIS/CARROS
Trecho Cronometrado: 275 km
Distância Total: 803 km

CAMINHÕES
Trecho Cronometrado: 284 km
Distância Total: 812 km

Saindo do Paraguai e entrando na Argentina, a distância aumenta consideravelmente, com mais de 800 km no total e cerca de 300 km de trecho cronometrado. Os pilotos e navegadores vão precisar prestar atenção às previsões do tempo, por causa das nuvens de poeira ou banhos de lama no trajeto. Talvez uma mistura dos dois!

Especial 3: San Miguel de Tucumán para San Salvador de Jujuy, 4 de janeiro
MOTOS/QUADRIS/CARROS
Trecho Cronometrado: 364 km
Distância Total: 780 km

CAMINHÕES
Trecho Cronometrado: 199 km
Distância Total: 757 km

As temperaturas começam a subir e os pilotos atingem níveis maiores de altitude na terceira especial do Dakar. Essa especial é completamente off-road, formada pela travessia de vários rios, cada um com suas próprias armadilhas e dificuldades.

Especial 4: San Salvador de Jujuy para Tupiza, 5 de janeiro
MOTOS/QUADRIS/CARROS/CAMINHÕES
Trecho Cronometrado: 416 km
Distância Total: 521 km

Quando os competidores entrarem na Bolívia, vão encarar 3.500 metros de altitude. As dunas serão um desafio a ser superado, exigindo não só muita habilidade de pilotagem, mas também uma navegação perfeita.

Especial 5: Tupiza para Oruro, 6 de janeiro
MOTOS/QUADRIS/CARROS
Trecho Cronometrado: 447 km
Distância Total: 692 km

CAMINHÕES
Trecho Cronometrado: 438 km
Distância Total: 683 km

Aqui, o bicho pega. Teremos não apenas uma, mas duas sessões de dunas, misturadas ao terreno selvagem da Bolívia.

Especial 6: Oruro para La Paz, 7 de janeiro
MOTOS/QUADRIS/CARROS
Trecho Cronometrado: 527 km
Distância Total: 786 km

CAMINHÕES
Trecho Cronometrado: 513 km
Distância Total: 772 km

Depois de um longo e cansativo dia, nada como... outro longo e cansativo dia. A primeira semana de competição termina com uma especial espetacular na Bolívia, atravessando paisagens belíssimas em torno do lago Titicaca. Pena que não dá pra ficar admirando muito, já que os pilotos têm de chegar a La Paz antes de anoitecer.

Especial 7: La Paz para Uyuni, 9 de janeiro
MOTOS/QUADRIS/CARROS/CAMINHÕES
Trecho Cronometrado: 322km
Distância Total: 622km

Os competidores terão um merecido dia de descanso em Laz Paz. Mas vai durar muito pouco. Logo depois, eles caem na trilha novamente para a chamada “etapa maratona”. Cuidar bem do equipamento é essencial, porque ao final desta especial eles não poderão receber nenhuma assistência mecânica. Essa é a grande pegadinha da etapa maratona. Quebrou, quebrou. E se quiser arrumar, tem de ser pelas próprias mãos.

Especial 8: Uyuni para Salta, 10 de janeiro
MOTOS/QUADRIS/CARROS/CAMINHÕES
Trecho Cronometrado: 492km
Distância Total: 892km

Último carimbo no passaporte, já que os pilotos deixam a Bolívia pra cruzar novamente a fronteira da Argentina. Salta é um lugar que já viu momentos dramáticos do rali no passado e pode ser decisivo de novo, já que é uma região de muitos canyons.

Especial 9: Salta para Chilecito, 11 de janeiro
MOTOS/QUADRIS/CARROS/CAMINHÕES
Trecho Cronometrado: 406km
Distância Total: 977km

Vamos ver uma temida mistura de distância (mais de 400 km cronometrados) e desafios técnicos de navegação, em um ambiente exclusivamente off-road. Não custa lembrar: quando os pilotos chegarem nessa especial, ainda haverá um terço do rali pela frente.

Especial 10: Chilecito para San Juan, 12 de janeiro
MOTOS/QUADRIS/CARROS/CAMINHÕES
Trecho Cronometrado: 449km
Distância Total: 751km

Aqui, é preciso ter paciência. Um único erro nessa especial pode causar grandes atrasos e prejudicar o resultado de todos aqueles longos dias de bom trabalho. Com o cansaço cada vez mais forte, os pilotos precisam se manter atentos.

Especial 11: San Juan para Rio Cuarto, 13 de janeiro
MOTOS/QUADRIS /CAMINHÕES
Trecho Cronometrado: 288km
Distância Total: 754km

CARROS
Trecho Cronometrado: 292km
Distância Total: 759km

As coisas ficam interessantes logo de cara nesta especial. As dunas de San Juan aparecem depois de 50 km de trecho cronometrado. Depois, vem uma mudança brusca de ritmo, quando os competidores entram no mesmo terreno rápido e escorregadio utilizado pelo Mundial de Rally na Argentina.

Especial 12: Rio Cuarto para Buenos Aires, 14 de janeiro
MOTOS/QUADRIS/CARROS/CAMINHÕES
Trecho Cronometrado: 64km
Distância Total: 786km

Assim como a especial de abertura do rali, a prova final do Dakar será curta e intensa. Uma multidão é esperada na chegada das motos, carros, quadriciclos e caminhões em Buenos Aires. Afinal, quem chegou até ali depois do imenso desafio do rali mais difícil do mundo, merece mesmo ser recebido com aplausos.

==> Foto: FourOhFour / Red Bull Content Pool

0 comments:

Postar um comentário