CCBB Brasília apresenta o espetáculo "Duas Gotas de Lágrimas no Frasco de Perfume"

Rosa, Sofia, Tuca e Lola são mulheres que comungam de uma dor que nunca cessa. No silêncio de suas intimidades, viram o tempo se arrastar diante delas sem saber qual destino foi dado aos entes queridos, sequestrados, presos, torturados, mortos e desaparecidos durante a ditadura militar brasileira.

Mais recente produção do núcleo de criação Criaturas Alaranjadas Cia de Teatro, Duas Gotas de Lágrimas no Frasco de Perfume mergulha num dos capítulos mais obscuros da recente história brasileira, a partir do ponto de vista íntimo: da narrativa dos que ficaram em casa e viram as suas vidas serem tragadas junto ao desaparecimento de militantes políticos.Com estreia marcada para 27 de outubro de 2016, no Teatro 2 do Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, a montagem segue em temporada até 20 de novembro.

Em cena, memórias íntimas dessas personagens ajudam a construir uma narrativa na qual o tempo esvai as esperanças numa dramaturgia e direção de Sérgio Maggio (Eu Vou Tirar Você Deste Lugar, As Canções de Odair José e Eros Impuro).

“Essa montagem nasce do desejo de falar sobre a ditadura militar do lugar onde pereceram os parentes das vítimas. Muitos morreram sem nunca ter tido o direito de enterrar os restos mortais desses desaparecidos. Inspiro-me, sobretudo, no drama de dona Rosa Monteiro Guimarães, que faleceu sem realizar o sonho de dar um digno enterro ao filho Honestino”, destaca Maggio, informando, que, no Brasil, há 140 desaparecidos políticos.

A montagem reúne quatro gerações de artistas brasilienses. No palco, as experientes Gelly Saigg (atriz premiada com o monólogo Vestida de mar) e Silvia Paes (que integrou o Teatro do Concreto) encontram-se com Gabriela Correa e Tainá Baldez (reveladas no musical As canções de Odair José) para, juntas, desenvolverem um projeto artístico que dialoga com o clássico Esperando Godot, de Samuel Beckett. “Antes de começarem os ensaios do texto, fizemos uma leitura dramática da obra na escola pública Cemab, de Taguatinga. Lemos o texto de Beckett para 200 alunos e criamos, assim, intimidade com âmbitos essências ao espetáculo, como a espera a perder de vista”, conta Maggio.

Acompanhado ao vivo pelo ator, performer e pianista Tiago Ianuck, o elenco feminino ensaiou por dois meses a montagem em clima colaborativo, no qual o texto era reescrito a partir das interações feitas em ensaios.

Duas gotas de lágrimas no frasco de perfume tem cenário e figurino de Jones de Abreu, ator que completa, em 2016, 25 anos de trajetória artística, com formação em artes visuais; desenho de luz de Vinícius Ferreira, parceiro criador da Criaturas Alaranjadas; assistência de direção de Gilson Cezzar, preparação vocal do maestro Matheus Avlis e desenho de som de Augusto de Pádua.

Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura, a montagem segue temporada para o Sesc Paulo Autran (Taguatinga, nos dias 28 e 29/11),  em seguida para o Sesc Newton Rossi (Ceilândia, dia 1º de dezembro), e Mostra Dulcina de Moraes (em dezembro).

Ficha Técnica
PATROCÍNIO: FUNDO DE APOIO À CULTURA, SECRETARIA DE CULTURA E GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
APOIO: CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
DIREÇÃO E DRAMATURGIA: Sérgio Maggio
DIRETOR ASSISTENTE: Gilson Cezzar
COORDENAÇÃO ARTÍSTICA, CONCEPÇÃO DE CENÁRIO E FIGURINO: Jones de Abreu
ARTISTAS-CRIADORES: Gabriela Correa, GellySaig, Sílvia Paes, Tainá Baldez e Tiago Ianuck
DESENHO DE LUZ: Vinicius Ferreira
PREPARAÇÃO VOCAL: Matheus Avlis
OPERAÇÃO DE LUZ: Gilson Cezzar
FOTOGRAFIA: SartoryiSartoryi
DESIGN GRÁFICO: Jana Carvalho
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Ana Paula Martins
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO:Milca Luna
ASSESSORIA DE IMPRENSA – DF: Âncora Comunicação
·        Carla Spegiorin – carla@ancoracom.com.br Tel (61) 98114-0537
·        Lúria Rezende – luria@ancoracom.com.br Tel (61) 981960185
·        Fernando Caixeta – fernando@ancoracom.com.br Tel: (61) 99615-2755
·       Antonio Filho – antonio@ancoracom.com.br


Serviço

Duas Gotas de Lágrimas no Frasco de Perfume
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília - DF
Estreia: 27 de outubro de 2016
Temporada: até 20 de novembro (no CCBB)
de quinta a domingo, às 19h
Apoio: Banco do Brasil
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Clientes BB tem 50% de desconto em até 2 ingressos
Duração: 70 minutos
Recomendação/Classificação: 12 anos
Gênero: Drama
Horário da bilheteria do CCBB: de quarta a segunda, das 13h às 21h
Informações CCBB: Tel: (61) 3108-7600
Capacidade do teatro: 75 lugares

==> Foto: Sartoryi Sartoryi

0 comments:

Postar um comentário