Profissões republicanas: experiências brasileiras no profissionalismo

Novos desafios são impostos pelo mercado de trabalho todos os dias, dentre eles, transformações legais, econômicas e relacionais. Essas dinâmicas resultam em interações profissionais que apagam ou reforçam identificações. Nesta perspectiva, buscando analisar especificamente a história dos médicos, a profissionalização dos jornalistas, a prática privada da advocacia, a participação das mulheres e dos advogados negros nas organizações, o apagamento da diferença entre delegados e delegadas de Polícia Federal e a cultura terapêutica, Maria da Gloria Bonelli e Wellington Luiz Siqueira organizaram o livro Profissões republicanas: experiências brasileiras no profissionalismo, lançamento da EdUFSCar.

O livro comemora os 20 anos do grupo de pesquisa Sociologia das Profissões, que teve início em 1994 no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. As pesquisas que compõem os oito capítulos buscam compreender, com análises quantitativas a partir de bancos de dados secundários e entrevistas com profissionais da área, as relações entre a chegada dos médicos ao município de São Carlos e o desenvolvimento local da cidade, a profissionalização do Jornalismo no Brasil e o processo de feminização da profissão no estado de São Paulo para esclarecer como acontecem as diferenças de gênero no trabalho. 

Os artigos destrincham sobre os processos globalizantes na advocacia paulista, e como estes têm gerado formas híbridas de carreiras, apresentando dados sobre o recente movimento de interiorização de advogados pelas grandes empresas brasileiras com a formação de equipes corporativas. A experiência do negro no ambiente de trabalho da advocacia paulista, constituído em sua maioria por profissionais não negros, também é abordada, assim como a carreira dos delegados de Polícia Federal, abordando sua divisão principal: o gênero. Por fim, discutem o fenômeno da cultura terapêutica e o gerenciamento das emoções, tendo como base de dados os manuais de autoajuda voltados principalmente para o público feminino. 

Segundo os organizadores, na apresentação da obra, "Profissões republicanas delineia uma visão do Brasil contemporâneo que permite vislumbrar o caminho percorrido pelos profissionais ao longo de um século".

Organizadores: Maria da Gloria Bonelli e Wellington Luiz Siqueira | Número de páginas: 234 | Formato: 16 x 23 cm | Preço: R$ 39,00 | ISBN: 978-85-7600-430-1

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário