Ópera João e Maria, que terá espetáculo, gratuito, a partir do dia 7 de outubro

João e Maria é uma história que faz sucesso em todo o mundo há mais de 150 anos: os dois irmãos se perdem na floresta e durante a procura pelo caminho de volta eles encontram uma casa coberta de doces, onde mora uma bruxa malvada. O enredo sem dúvidas soa familiar a qualquer adulto e, apesar de infantil, agrada a toda a família. Baseado no clássico conto dos Irmãos Grimm, a ópera João e Maria, obra do compositor alemão Engelbert Humperdinck (1854 – 1921), ganhará uma versão ainda mais moderna nos palcos de Brasília.

Em seis apresentações gratuitas, “João e Maria – ópera e livro” é o espetáculo que chega a cidade nos dias, 07, 08 e 09 de outubro, no Teatro Eva Herz, no Shopping Iguatemi e nos dias 27 e 28 de outubro, no Teatro Newton Rossi do SESC de Ceilândia. Com o intuito de incentivar a leitura, a adaptação, baseada no conto original, desta vez não ficará só na ópera e poderá ser levada para casa. O libreto da ópera, que, desta vez, inclui duas novas fadas (“Fada do Sono e a “Fada do Orvalho”), será presentado ao público de todas as sessões, em formato de livro ilustrado com mesmo nome. 

O espetáculo será um conto de fadas com todo o encantamento cênico que ele merece.  A ideia é usar uma das histórias infantis mais adorados pelo público em geral, para unir ópera e literatura”, explicou a produtora do espetáculo, Renata Dourado.

A obra literária e o espetáculo foram desenvolvidos pela Cia de Cantores Lirícos de Brasília. O cenário da ópera também representará essa integração de artes: será um grande livro, baseado e integrado com a obra a ser desenvolvida, e a cada mudança de página haverá mudança de cenas, que, através de projeções, se fará a união de desenho animado com a realidade.  As ilustrações do cenário e do livro são dos artistas Anderson Rocha (Minas Gerais) e Darci Seles (Acre).

A  “Cia de Cantores Lirícos de Brasília” é uma das companhias de ópera mais atuantes do DF, com cantores que já compuseram o elenco de muitas montagens profissionais pelo Brasil, como o Festival de Opera de Brasília, além de montagens de ópera em Recife, Acre, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo.

- Ficha técnica
PRODUÇÃO: Renata Dourado
REALIZAÇÃO: Cia de Cantores Líricos de Brasília
DIREÇÃO CÊNICA: Francisco Frias
DIREÇÃO MUSICAL: Deyvison Miranda
FIGURINO: Stéphany Dourado e Darci Seles
CENÁRIO (PROJEÇÕES ANIMADAS): Artur Pessoa
ARTISTA PLÁSTICO/DESENHISTA: Anderson Rocha
PATROCINADOR: FAC
ROTEIRISTA (concepção do novo livro): Gandhia Brandão

- ELENCO:
MARIA: Renata Dourado (soprano)
JOÃO: Clara Figueiroa (mezzo soprano)
PAI: Gustavo Rocha (barítono)
MÃE: Érika Kallina (soprano)
BRUXA: Francisco Bento Junior (tenor)
FADA DO LIVRO/ ORVALHO: Cristina Rodrigues (soprano)
FADA DO SONO: Aida Kelen (soprano)


- Serviço:
DATAS: 07 de outubro as 20:00 horas.
08 de outubro as 18:00 horas.
09 de Outubro as 18:00 horas.
LOCAL: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura – Shopping Iguatemi Brasília
ENTRADA FRANCA

DATAS: 27 de outubro as 16:00 horas.
28 de outubro as 16:00 e 20:00 horas.
LOCAL: Teatro Newton Rossi - Sesc Ceilândia
ENTRADA FRANCA

==> Foto: Gabriel Murowanieki

0 comments:

Postar um comentário