CAIXA Cultural Brasília apresenta "Cidade em tiras: os quadrinhos e as cidades no Brasil"

Cidades em tiras: os quadrinhos e as cidades no Brasil é uma exposição composta de aproximadamente 60 revistas originais, entre primeiras edições de Chiclete com Banana, Piratas do Tietê, Níquel Náusea e outras, além de 30 estudos e desenhos, que tem como objetivo apresentar olhares sobre as grandes cidades brasileiras nas décadas de 1980 e 1990 por meio de histórias em quadrinhos produzidas por cartunistas deste período.

Quadrinistas como Angeli, Laerte, Fernando Gonsales, Luis Gê, Adão e Spacca  conceberam representações singulares sobre as metrópoles brasileiras, que ganharam repercussão artística nacional e internacional. Nas páginas das revistas do período - Níquel Náusea, Balão, Circo, Piratas do Tietê - surgem cidades caóticas, violentas, com seu tráfego de veículos eternamente congestionado, socialmente tensas e portadoras de edifícios que impedem uma visão para além do concreto.

É de dentro desse espaço urbano que emergem seus personagens, com seus conflitos e angústias, revelando de um lado as dificuldades da vida material de parte de seus habitantes e, de outro, os anseios e projetos vazios de conteúdo. A exposição é marcada pela presença de personagens antológicos como o rato Níquel Náusea, Rê Bordosa, os Skrotinhos, Aline e a infame tripulação dos Piratas do Tietê.

A curadoria da exposição é do historiador André Cezaretto, mestre em história pela PUC São Paulo e especialista em história das HQs no Brasil. A exposição, ora montada na Caixa Cultural Brasília, esteve anteriormente na Caixa Cultural Recife e no SESC São Paulo.

O projeto conta ainda com uma instalação de vídeo e som da obra experimental, realizada nos anos de 1980, Tubarões Voadores - desenhada por Luis e musicada por Arrigo Barnabé. Experiência pioneira à época e uma antevisão do que seria a participação desse grupo seleto de cartunistas no nascente formato do vídeo. Essas experiências redundariam na criação de projetos como o Olhar Eletrônico, TV Pirata e, até mesmo, na TV Colosso, todos eles com envolvimento de cartunistas oriundos desse período.


Serviço:
Exposição: Cidade em tiras: os quadrinhos e as cidades no Brasil
Local: CAIXA Cultural Brasília, Galeria Vitrine
Endereço: SBS Quadra 4 - Edifício anexo à Matriz da Caixa.
Abertura: 30 de agosto, às 19h
Visitação: De 31 de agosto a 16 de outubro de 2016
Dias e horários: De terça a domingo, das 9 às 21 horas
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Informações: 3206-9448
Realização: Conceito Humanidades
Curadoria: André Cezaretto
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal.

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário