Brasília Solar vai capacitar 150 pessoas para instalar e manter placas de energia

Cento e cinquenta pessoas farão curso de instalação e de manutenção de sistemas fotovoltaicos — que usa placas para converter a luz solar em eletricidade. A capacitação faz parte do programa Brasília Solar, que incentiva o uso de energia sustentável. A decisão foi publicada nessa terça-feira (9) no Diário Oficial do Distrito Federal.

O curso vai qualificar os profissionais de Brasília para implementar a tecnologia na capital. “É um investimento [nos sistemas fotovoltaicos] que visa reduzir as emissões de gases e que também permite independência maior da energia que vem de hidrelétricas”, afirma o secretário do Meio Ambiente, André Lima.

O curso custará R$ 300 mil, e o recurso é do Fundo Único do Meio Ambiente do Distrito Federal. Os alunos são da Fábrica Social com renda individual de até R$ 154 por mês e idade mínima de 16 anos.

Para o secretário, a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade é parte do desenvolvimento sustentável. “Quando a gente fala de sustentabilidade, tem que pensar nos três eixos: ambiental, econômico e social. O último é para atender a população vulnerável”

 

Capacitação será feita em três modalidades

O curso envolverá três modalidades de capacitação. A primeira é de habilidades básicas, que alfabetiza e ensina técnicas de informática. Haverá aulas específicas para a instalação das placas, além de lições de gestão, empreendedorismo e cooperativismo.

“O curso vai ao encontro de uma necessidade de mercado. As empresas carecem de pessoas capacitadas. Como é um nicho novo, estamos nos antecipando”, diz o subsecretário de Integração das Ações Sociais, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Célio Silva.

Os cursos serão ministrados por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com as secretarias.
As inscrições ocorreram em junho, e o resultado saiu em 1º de julho. O curso está inserido no edital que abriu 1,4 mil vagas para a Fábrica Social. Há ainda mil vagas para produção têxtil e confecção de material esportivo, 150 para produção e cultivo de alimentos saudáveis em meio urbano, 50 para marcenaria com madeiras recicláveis e 50 para construção civil.

 

Programa Brasília Solar

O programa incentiva o uso da energia solar em escolas e prédios públicos do Distrito Federal. O projeto ainda inclui a Feira do Guará como um dos pontos a receber as placas fotovoltaicas. A ideia é estimular a sustentabilidade em Brasília.

Em março, foi formado um grupo de trabalho para desenvolver projetos voltados para o meio ambiente e para a sociedade. O grupo é encabeçado pela Secretaria do Meio Ambiente, mas participam outros órgãos do governo de Brasília, entidades e organizações sociais.

Jade Abreu, da Agência Brasília

0 comments:

Postar um comentário