Paulo Salustiano larga na pole position da quinta etapa da Fórmula
Truck, a ser disputada neste domingo às 13 horas no Autódromo Ayrton
Senna, em Londrina. Na tarde deste sábado o piloto do caminhão
Mercedes-Benz completou a volta mais rápida nos 3.145 metros da pista da
cidade do Norte paranaense em 1min37s400, média de 116,2 km/h e
garantiu a posição de honra no grid. Esta é a oitava pole de Salustiano
na mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Ao seu
lado estará Felipe Giaffone, que buscava a quarta pole position
consecutiva no traçado londrinense e deixou escapar por 0s180 de
diferença.
Declaração do pole position: https://www.youtube.com/watch?v=XvHc7VObEHM&feature=youtu.be
O Top Qualifying mostrou o grande equilíbrio da Fórmula Truck. Os oito
pilotos que brigaram pela pole representam seis marcas diferentes de
caminhões: Mercedes-Benz, Volkswagen Constellation, Volvo, Iveco e MAN.
entre os favoritos à pole, David Muffato errou na volta rápida e caiu
para o oitavo e último posto entre os integrantes da decisão. O líder do
Campeonato Brasileiro, Diogo Pachenki, sai na nona posição. Ele
enfrentou dificuldades com o maior restritor da categoria.
Grid de largada da quinta etapa da Fórmula Truck, em Londrina:
1) Paulo Salustiano (ABF Mercedes-Benz), 1min37s400
2) Felipe Giaffone (RM Competições-MAN), 1min37s580
3) Wellington Cirino (ABF Mercedes-Benz), 1min37s712
4) André Marques (RM Competições-MAN), 1min37s917
5) Régis Boessio (Boessio Competições), 1min38s192
6) Djalma Fogaça (DF Racing Fans), 1min38s322
7) Roberval Andrade (Dakar Motorsports), 1min38s406
8) David Muffato (MAN TGX), 1min41s615
Pilotos que não se classificaram para o Top Qualifying
9) Diogo Pachenki (Copacol Truck Racing), 1min38s618
10) Adalberto Jardim (RM Competições-MAN), 1min38s731
11) Raijan Mascarello (ABF Racing Team), 1min38s868
12) Leandro Totti (Clay Truck Racing), 1min38s931
13) Valmir Hisgué Benavides (DF Racing Fans), 1min39s685
14) Débora Rodrigues (RM Competições-MAN), 1min39s851
15) Pedro Muffato (Muffatão Racing), 1min40s311
16) Alex Fabiano (ABF Azulim Indy Truck Racing), 1min40s691
17) Joel Mendes Júnior (Fábio Fogaça Motorsports), 1min40s804
18) Luiz Lopes (Lucar Motorsport), 1min41s064
19) Rogério Castro (ABF Racing Team), 1min41s495
20) Beto Monteiro (Lucar Motorsport), sem tempo
Uso dos restritores
A decisão pela modificação no regulamento técnico do uso dos restritores
foi tomada em conjunto pelas equipes, pilotos e organização da Fórmula
Truck na corrida de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e colocada em
prática pela primeira vez neste treinamento em Londrina.
Com essa definição, a partir de Londrina e até a penúltima corrida,
marcada para dia 6 de novembro em Guaporé, Rio Grande do Sul, o líder na
classificação geral (Diogo Pachenki) que usar o restritor de 70mm vai
perder cerca de 140 cavalos de potência, o segundo colocado (72mm) deixa
de usar 120 HP, o terceiro (74mm) cerca de 100 cavalos, o quarto, David
Muffato, 76mm, em torno de 50 e o quinto colocado (Alex Fabiano)
aproximadamente 30 HP.
Enquanto isso, os três Iveco ganham 50 cavalos. Caso os pilotos dos
Iveco se posicionem entre os cinco, usarão normalmente os restritores
previstos pelo regulamento. Todos os outros caminhões do grid mantêm a
potência dos motores. A exemplo do ano passado, na decisão do título,
dia 4 de dezembro em Curvelo, Minas Gerais, todos os pilotos estarão sem
restritores, portanto, em igualdade de condições.
Sistema de pontos
As corridas são divididas em duas fases, cada uma distribuindo 25 pontos
ao ganhador, o que totaliza 50. Além disso, três pontos de bonificação
também estão em jogo. Um pela pole position, que é definida no sábado à
tarde, e mais um para quem fizer a volta mais rápida em cada fase.
Os outros pontos são divididos em cada uma das duas fases da seguinte
forma: o segundo colocado fica com 22, o terceiro 20, o quarto 18, o
quinto 16, o sexto 15, o sétimo 14, o oitavo 13, o nono 12, o décimo 11,
o décimo primeiro 10, o décimo segundo 9, o décimo terceiro 8, o décimo
quarto 7, o décimo quinto 6, o décimo sexto 5, o décimo sétimo 4, o
décimo oitavo 3, o décimo nono 2 e o vigésimo colocado 1 ponto.
Instituto Cafu
A Fórmula Truck também tem dado especial atenção às crianças carentes,
tanto que em todas as etapas promove o Truck Kids que nas sextas-feiras é
reservado para a garotada de escolas da periferia das cidades por onde a
categoria passa. Todos os torcedores que adquirirem qualquer tipo de
ingresso (arquibancada, paddock, VIP ou Camarote Torcedor) e derem uma
contribuição de R$ 2 entram num sorteio para dar volta rápida no
caminhão da Fórmula Truck, que será guiado por um piloto profissional.
Esse dinheiro arrecadado será doado ao Instituto Cafu, mantido pelo
capitão da seleção brasileira pentacampeã de futebol. O Instituto Cafu
fica no bairro do Jardim Irene, na Zona Sul da capital paulista. Os
doadores também concorrerão a bolas e camisetas autografadas pelo
ex-jogador.
Venda de ingressos
Permanece aberta a venda de todos os tipos de ingressos para a quinta
etapa da temporada da Fórmula Truck, a ser disputada neste domingo às 13
horas no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, Norte do Paraná.
Arquibancada, Camarote Torcedor, Paddock e VIP para a corrida de
domingo, dia 3 de julho, podem ser comprados nas bilheterias do
Autódromo Ayrton Senna e em pontos de venda distribuídos por Londrina,
Cornélio Procópio, Maringá, Apucarana, Marialva e Sertanópolis. A
relação está em: http://www.formulatruck.com.br/docs/POSTOS-2016.pdf
Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das
arquibancadas o preço é de R$ 35 - com direito a um boné oficial da
F-Truck e à visitação aos boxes no sábado em horário determinado pela
organização. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas
bilheterias do autódromo neste sábado (dia 2) ainda ganha o boné,
diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 3), que não
receberão.
Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na
bilheteria assim como as credenciais (Camarote Torcedor, Paddock ou
VIP), no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão
direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado
pela organização.
O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar
treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área
dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova,
esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16
anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três
ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de
estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.
A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os
treinos, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida
de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação
limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta
silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote
Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (3/7) pela
manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo
com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de
castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata ou
refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho
(carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales
cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks
antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro
do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a
uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do
Autódromo.
A credencial VIP, cujo preço é de R$ 560, dá ao portador acesso ao
Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso - bebidas e
alimentação ilimitadas - somente no domingo (3/7), além de participar
da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador
tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As
credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou
dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das
credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.
Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras (veja relação
em: http://www.formulatruck.com.br/docs/POSTOS-2016.pdf )ou nas
bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para
ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e
domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a
Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto
com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita
na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de
oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando
documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade.
Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.
É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.
Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144
CALENDÁRIO DE 2016
13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS)
5 de junho - Goiânia (GO)
3 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Tarumã (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Guaporé (RS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)
==> Foto: Luciana Flores
0 comments:
Postar um comentário