CineCult - Coletânea de julho exibe obras com histórias femininas marcantes

Quinta-feira é dia de CineCult Brasília Shopping e os cinéfilos da cidade têm a chance de curtir um cineminha de graça no meio da semana. Em julho, o projeto exibe uma coletânea de obras que exalta a inteligência, os antagonismos, os sonhos e a força feminina. Na tela, assuntos que nunca saem de cena e sempre provocam reflexões. Os filmes são sempre apresentados gratuitamente no Teatro Brasília Shopping, às 19h30. A curadoria e organização é de Íria Martins.

No dia 14 de julho é a vez de Camille Claudel. É 1885 em Paris. A jovem Camille Claudel, irmã do escritor Paul Claudel, entusiasma e impressiona o famoso escultor Auguste Rodin. Além de aprendiz de Rodin, Camille se torna amante de seu mestre e, embora com amigos do porte de Claude Debussy, ela cai na desgraça junto à sociedade parisiense. Após quinze anos de relacionamento turbulento e tortuoso, Camille rompe o romance e mergulha na solidão. E na loucura. Por iniciativa do irmão mais novo, é internada em um manicômio.

O ponto crucial: na falência existencial, econômica, afetiva, há sempre um grau de responsabilidade individual. Porque uma grande mulher não consegue escolher viver a sua grandeza, o seu protagonismo, a sua vitória? Por que entra em ambivalência, abandonando o egoísmo vital e se deixando excluir da vida, do fazer? Por que autossabota a realização plena da própria existência?

Uma história que ganhou sete Prêmios Goya, incluindo a de melhor roteiro original por Alejandro Amenabar e Mateo Gil, ganha a tela do protejo no dia 21 de julho. Ágora (Alexandria) foi o segundo filme mais premiado pela Academia de Cinema Espanhol, sendo também o trabalho espanhol mais visto em 2009.O filme relata a história de Hipátia, matemática, astrônoma, filósofa e professora em Alexandria, Egito, entre os anos 355 e 415 da nossa era. Em uma época de total subordinação feminina, Hipátia não se permitia ter o mesmo destino que as mulheres a sua volta e representa o primado de inteligência e grande poder intelectual e científico. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, capital da cultura mundial, na época. Uma das quatro únicas mulheres a fazer parte do grande Dicionário de Biografias Científicas, Hipátia foi exemplar na ação, na ciência, na capacidade de articulação. Ela arriscou a vida em um episódio que mudou os destinos da humanidade.

Em 28 de julho, Greta Garbo brilha na tela do Teatro Brasília Shopping. Naquele que é considerado seu maior papel, ela interpreta a Rainha Christina da Suécia, uma criança que, lá no século XVII, assumiu o trono com apenas 6 anos de idade. Para escapar da severidade das regras, Christina viaja pelo país disfarçada de homem. É assim que encontra e se apaixona pelo mensageiro da corte espanhola, que está a caminho de um encontro com a Majestade Real, a Rainha. Com visão de paz e de liberdade, faz um belo reinado e, mais tarde, choca toda Europa ao renunciar o trono por amor à Don Antônio. Provavelmente, o melhor filme de Greta Garbo, com uma fantástica interpretação da grande estrela. Nesse dia, o CineCult realiza desfile de moda, em parceria com a loja Zinzane, enaltecendo o estilo e a beleza da mulher que frequenta o projeto CineCult.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE JULHO:

14 de julho, ás 19H30 – Filme: Camille Claudel. França (1988). Direção de Bruno Nuytten. Com Isabelle Adjani e Gérard Depardieu. 160min. 16 anos. 28 de julho, ás 19H30
21 de julho, ás 19H30 – Filme: Ágora (Alexandria). Espanha,2009. Ágora, de Alejandro Amenábar. Com Rachel Weisz e Max Minghella. Duração 127min. 14 anos.
28 de julho, ás 19H30 – Filme: Rainha Christina. EUA, 1933. Dirigido por Rouben Mamoulian. Clássico do cinema e um dos filmes mais antológicos de Greta Garbo, com destaque para as cenas de amor entre ela e Gilbert. 97 min. Livre.
Entrada Franca
Local: Teatro Brasília Shopping
Classificação Indicativa: verificar cada filme
Curadoria e organização de Íria Martins
Mais informações para o público: (61) 2109-2122

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário