Série sobre química analítica chega ao quinto e último volume

Publicado pela EdUFSCar, o conjunto de obras aborda desde os seus conceitos essenciais e o equilíbrio químico até as etapas mais avançadas como o equilíbrio ácido-base e suas aplicações na própria química analítica. 

O quinto volume mostra, primeiramente, como a descoberta do oxigênio por Scheele e Priestley foi importante para Antoine Lavoisier refutar a teoria do flogisto, propor a lei da conservação das massas e definir a oxidação como a combinação dos compostos orgânicos e inorgânicos com oxigênio. Em seguida, o autor expõe um panorama histórico das reações Redox, o conceito do número de oxidação, os métodos de balanceamento de equações Redox, a equação de Nernst, o potencial de um eletrodo e sua dependência com diversos parâmetros e as pilhas de Volta e de Daniell. 

Segue com uma exposição dos processos eletrolíticos e galvânicos e sua relação com a termodinâmica, além dos diagramas de Latimer e Frost, das pilhas de concentração, dos tampões Redox, da volumetria Redox e determinação da constante de equilíbrio e tensões das pilhas. Para finalizar, apresenta diversos métodos Redox para a determinação de diferentes analitos e propõe um número expressivo de exercícios.

Em 2013, a série lançou o primeiro fascículo Equilíbrio Químico e Introdução à Química Analítica Quantitativa, que aponta os conceitos fundamentais da química desde os trabalhos pioneiros de Claude Louis Berthollet (1798) e de Guldberg e Waage (1864) da Lei da ação das massas ativas e o equilíbrio químico do ponto de vista cinético e termodinâmico. O segundo fascículo, Equilíbrio Ácido-Base e Aplicações em Química Analítica Quantitativa, discute o equilíbrio ácido-base em soluções aquosa e não aquosa e aplicações em química analítica. O terceiro, Equilíbrio de solubilidade (ou de precipitação) e aplicações em química analítica, traz os tipos de soluções, as energias envolvidas nos processos de solubilização de um soluto e as curvas de solubilidade em função da temperatura. E o quarto, Equilíbrio de Complexação e Aplicações em Química Analítica, com 17 capítulos, foca especificamente no tema, abordando ainda a quantitativa clássica e instrumental e no dia a dia. 

Sobre o autor – Orlando Fatibello Filho possui graduação em Química pela UFSCar, mestrado em Físico-Química pelo IQSC-USP, doutorado e livre docência em Química Analítica pelo IQ-USP. Atua como professor titular da UFSCar desde dezembro de 2003.

Título: Introdução aos conceitos e cálculos da química analítica 5. Equilíbrio de oxidação-redução e aplicações em Química Analítica 
Autor: Orlando Fatibello Filho
Número de páginas: 128
Formato: 21,5 x 27,5 cm
Preço: R$ 36,00
ISBN: 978-85-7600-427-1

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário