BIENAL CAIXA DE NOVOS ARTISTAS ABRE ESPAÇO PARA PESQUISADORES E INICIANTES

Com 36 trabalhos selecionados por Fernando Oliva e Rosemeire Odahara Graça, que também assina a curadoria, a Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas segue em cartaz na CAIXA Cultural Brasília até 1º de maio. Resultado da seleção de obras de artistas iniciantes de todo o Brasil feita no ano passado, a exposição itinerante apresenta obras de 24 artistas em fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, objeto, instalação, videoinstalação, intervenção e novas tecnologias.

Depois das temporadas por aqui e nas unidades da CAIXA Cultural de Curitiba e São Paulo as obras vão circular, pela ordem, em Fortaleza, Recife, Salvador até chegar ao Rio de Janeiro, onde a bienal será encerrada em dezembro.

Artistas como os brasilienses Ricardo Theodoro e Poliana Matos Pieratti (que foi selecionada pelo Rio de Janeiro), apresentam trabalhos inovadores, baseados em pesquisas e na busca de novas linguagens artísticas. Única peça tridimensional na mostra, Topografia íntima (2014), de Theodoro, remete aos pilotis dos prédios de Brasília e aos pisos de tacos famosos por enfeitarem os apartamentos no Distrito Federal. Montada peça por peça, a obra tem ocupado espaços de destaque na itinerância. "Tenho viajado para cada unidade para montar a escultura e estou muito feliz com o destaque que ela tem recebido por ser a única tridimensional e por ter medidas excepcionais", revela o especialista em fotografia e mestre em poéticas contemporâneas. 

As três pequenas fotos de Poliana que fazem parte da mostra foram feitas de celular, durante passeios pelas ruas de São Paulo, onde a artista passou um período. Em seguida, foram aplicadas texturas que deixam os personagens incógnitos, mas lhes dão profundidade. Intitulada Rua - identidade pública, a obra mostra o excesso de estímulos que cada rua e cidade nos traz. "Minha intenção era mostrar o espaço alheio à existência de cada pessoa, a rua invade todos os espaços e o alheio é você", explica.

Voltado exclusivamente para as artes visuais, o projeto de apoio à cultura promovido pela CAIXA recebeu 1.977 obras de 860 artistas. Os critérios de escolha foram originalidade, experimentação, inovação, conceito, qualidade artística e contemporaneidade. No processo de seleção, foram levados em consideração a viabilidade técnica das obras e as limitações dos espaços físicos das unidades da CAIXA Cultural em receber certas propostas artísticas. Outro critério adotado foi o de escolher apenas os artistas iniciantes que ainda não tivessem exibido trabalhos em exposição individual. Foram selecionados artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará e Distrito Federal. Com isso, a mostra acaba por abrir espaço para os pesquisadores de arte e àqueles que estão começando na carreira, que estão experimentando novas técnicas. 

Os outros artistas participantes são Ângelo Brandelli Costa (RS), Betina Silva Guedes (RS), Bruno Bernardi (SP), Caio Custódio Pacela (RJ), Calvin Rilho Maister (RS), Claudia Dias Elias (RJ), David Magila (SP), Eduardo Luiz de Freitas (PR), Felipe Fessler Vaz (RJ), Filipe Acácio (CE), Flora Rebollo (SP), Gilio Mialichi Neto de Oliveira (SP), Letícia Castro Simões (SP), Lucas Ribeiro de Melo Costa (SP), Maíra Yuri Fukimoto de Oliveira (SP), Marcelo Armesto dos Santos (RS), Mariana da Silva Rocha (RJ), Nubia Abe (SP), Pedro Augusto Gonçalves Ribeiro de Andrada (SP), Roberto Martins de Ulhoa Cavalcanti (SP), Rodrigo Moreira (SP) e Simone Cupello do Nascimento (RJ).

Cronograma da Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas
Brasília: até 1º de maio
Fortaleza: 17 de maio a 3 de julho
Recife: 12 de julho a 21 de agosto
Salvador: 30 de agosto a 16 de outubro
Rio de Janeiro: 1º de novembro a 31 de dezembro de 2016 


SERVIÇO

Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas
Local: Galeria Vitrine da CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Visitação: até 1º de maio de 2016; de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Classificação indicativa: livre
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal  

==> Foto: Rodrigo de Oliveira

0 comments:

Postar um comentário