SESC PARTITURAS - noites de música clássica em Brasília - 21 e 26 de novembro

O Sesc realizará nos dias 21 e 26 de novembro, às 20h, mais uma edição do concerto Sesc Partituras. Os shows vão comemorar o centenário do compositor e instrumentista  Henrique Alves de Mesquita, além de homenagear o premiado compositor, radicado em Brasília, Fernando Morais. As atividades ocorrerão no Espaço cultural JK na unidade do Sesc da 913 Sul e no Teatro Silvio Barbato, na unidade do Sesc no Setor Comercial Sul.

Com a apresentação do pianista Alexandre Dias, no sábado (21), o objetivo é proporcionar o acesso à música clássica e à obra de Henrique Alves Mesquita. Já no show do Quinteto de Metais, dia 26, Fernando Morais apresentará suas composições para os instrumentos de metal enriquecendo a interpretação das peças selecionadas.  Os músicos que formam o quinteto juntamente com o compositor são os trompetistas Gedeão Lopes e Moisés Alves, o trombonista Marcos Wander e o tubista Eduardo Guimarães. A classificação indicativa é livre e a entrada é franca.

Sesc Partituras
Com objetivo democratizar o acesso à música erudita e tornar acessível esse gênero musical que não chega ao público com tanta intensidade, o Sesc-DF desenvolveu o Sesc  Partituras, que leva música clássica ao público, desde 2004. Em sua trajetória, o projeto já proporcionou aos brasilienses o contato com obras, compositores e intérpretes ilustres da música erudita, por meio de espetáculos de alta qualidade.

O Sesc Partituras é também uma biblioteca digital sem fins lucrativos que visa a preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso por meio da disponibilização de partituras digitalizadas e editadas no site (www.sesc.com.br/sescpartituras). Utilizando eficiente sistema de busca, o site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas e a audição da maioria delas, oferecendo importante suporte a músicos, estudantes de música e pesquisadores.

Henrique Alves de Mesquita (1830 - 1906)
Compositor, organista e regente brasileiro nascido no Rio de Janeiro, o primeiro aluno do Conservatório de Música a receber bolsa de estudo para aperfeiçoamento na Europa. Diplomou-se no Conservatório de Música, com Medalha de Ouro (1857) e recebeu uma bolsa de estudo para aperfeiçoamento na Europa, para onde seguiu no mesmo ano. Encenou na capital francesa a opera La Nuit au chateau e obteve sucesso com a quadrilha Soirée brésilienne. Regressou ao Brasil (1866) e no Rio de Janeiro tocou na orquestra Alcazar, como trompetista, e passou a reger a orquestra do Teatro Fênix Dramática (1869). Em seguida, foi nomeado professor de solfejo e princípios de harmonia do Conservatório de Música (1870). Foi organista da Igreja de São Pedro (1870-1886). Foi escolhido como Patrono da Cadeira n. 16 da Academia Brasileira de Música. Morreu no Rio de Janeiro. Além de óperas, destacou-se compondo músicas instrumentais e vocais, polcas, tango e tocatas.

Fernando Morais
Premiado compositor radicado em Brasília tem suas obras apresentadas, regularmente, no Brasil e exterior com sucesso de crítica e público. No programa deste recital, apresentará suas composições para os instrumentos de metal enriquecendo a interpretação das peças com comentários sobre as obras. Além das atividades como compositor e arranjador, atua como trompista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, professor do CEP – Escola de Música de Brasília, maestro da Brasília Sopro Sinfônica – Projeto Musica & Cidadania – e da Banda Sinfônica de Brasília. Seu catálogo conta com mais de setenta obras, quatro métodos pedagógicos editados pela MusiMed e o primeiro método brasileiro de estudos característicos brasileiros editado pela Universidade Federal do Recife.

Serviço
SESC PARTITURAS

Alexandre Dias - Piano
Data: 21 de novembro
Local: Sesc 913 Sul - Espaço cultural JK
Horário: 20 horas

Quinteto de Metais
Data: 26 de novembro
Local: Sesc Setor Comercial Sul (Ed. Presidente Dutra) - Teatro Silvio Barbato
Horário: 20 horas

Entrada Franca

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário