PABLO FAGUNDES e MÁRCIO MARINHO NO CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA

O cavaquinhista Márcio Marinho e o gaitista Pablo Fagundes fazem show juntos, mas lançam no Clube do Choro de Brasília CDs individuais.

Inspiração, respiração, pulmões, coração. Se o instrumento é de sopro, o músico inspira, respira e o ar vira som. As notas, melodias. A música, sedução.  Tão surpreendente quanto a magia que sua musicalidade envolve, o CD “De braços abertos” expõe o lado refinado do gaitista Pablo Fagundes. E também o lado autor, o lado intérprete do instrumentista, aguçando o dom mais sublime da música: a capacidade de emocionar.

Emoção e virtuosismo se confundem. Fazem do sentimento e da técnica uma só expressão, para tocar tão fundo quanto a música de Márcio Marinho toca o coração. Compositor, intérprete, Márcio revela um lado incomum do cavaquinho de cinco cordas. Refinado, traz com ele a certeza do músico afinado com o seu tempo. A certeza da boa música está presente no lançamento do CD Márcio Marinho!

Nascido em Brasília em novembro de 1984, Márcio Marinho começou a ter aulas de cavaquinho aos 13 anos com seu tio Ricardo Farias, o "Tio Brito". Com raro talento musical, em 1999, aos 15 anos, começou a atuar como solista do grupo “Os Novos Chorões”, integrado por Leonardo Benon, Rafael Ferraz, Rafael dos Anjos e Brito 7 Cordas.

A partir de 2001, foi chamado para compor outro grupo de choro, o “Sorrindo à Toa”, também na condição de solista, que se tornou sua especialidade. Compunham também o “Sorrindo à Toa” Leonardo Benon, Rafael dos Anjos, Henrique Neto e Otílio.

Integrar o Trio “Cai Dentro”, em 2003, foi o próximo passo em sua trajetória musical. A formação do grupo se concretizou a partir de um convite de Hermeto Pascoal para que participassem de um show dele no Clube do Choro de Brasília. Em 2004, a convite de Reco do Bandolim, Márcio entrou no conjunto “Choro Livre” - um dos mais antigos de Brasília - na função de cavaquinho base. O “Choro Livre” sempre acompanha os artistas que se apresentam no Clube do Choro, entre eles, Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Osvaldinho do Acordeão, Carlos Malta, Carlos Henrique Machado, Paulo Sérgio Santos, Sombrinha (ex-Fundo de Quintal), Danilo Brito e outros. Nessa época, teve início sua carreira internacional, com viagens para os Estados Unidos, Canadá, Argentina, Peru, Uruguai, Bolívia, México, Dubai, França, Alemanha, Tunísia e Espanha.

A partir de 2007, em busca de inovação, propôs a Rafael dos Anjos um projeto mais arrojado reunindo a originalidade e as idiossincrasias daqueles que formariam o quarteto “Galinha Caipira Completa”, em 2008. Também fazem parte desse trabalho Rafael dos Santos e Hamilton Pinheiro. O projeto foi bem sucedido e recebeu, em 2009, o Prêmio Pixinguinha, patrocinado pela Funarte, que possibilitou a gravação de seu primeiro CD.

No primeiro semestre de 2009, o trabalho do “Cai Dentro” rendeu ao trio o primeiro lugar da terceira edição do concurso "Projeto Furnas Geração Musical". Um dos prêmios é a gravação de um CD. Em 2013, esteve na Feira do Livro de Frankfurt, Alemanha, cujo país homenageado foi o Brasil. Fez nove apresentações na Feira, com o grupo “Choro Livre”, além de tocar no Conservatório Goethe (Frankfurt). Em Bruxelas, na Bélgica, o “Choro Livre” também se apresentou no Royal Conservatory, para professores e alunos da instituição.

A apresentação acontece dia 28 de Novembro de 2015 – sabado a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$20,00 (inteira)

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br
                        
O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Não recomendado para menores de 14 anos

==> Foto: Hugo Santarém e Renata Samarco

0 comments:

Postar um comentário