Maior projeto cultural itinerante do Brasil chega a Brasília

Dando continuidade ao "Eu Faço Cultura 2014", Brasília é a última cidade a ser contemplada com o projeto este ano. Desta vez, a capital federal, no dia 24 de outubro, sábado, das 9h às 19h30, na Praça Central da Cidade Estrutural. Assim, o público receberá apresentações de música e teatro, além de oficinas em seis modalidades: circo, percussão, artes plásticas, dança, fotografia e rua brincante. A programação especial conta com muita diversão, atividades culturais e vivências enriquecedoras. O acesso às atrações é gratuito.

“A nossa expectativa é de que as crianças tenham a oportunidade de conhecer as oficinas, por meio de uma opção de entretenimento que levamos para locais pouco convencionais para esse tipo de ação”, conta o diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneiro. Haverá entrega de certificados de participação e apostilas em todas as tendas onde serão realizadas as oficinas.

Jogos e brincadeiras de rua tradicionais como pega-pega, dança das cadeiras, amarelinha, bambolê, elástico e pula corda também vão garantir a diversão da garotada. No palco, muita música. Quem se apresenta são as bandas Marambaia e Maracastelo. Entre as apresentações teatrais estão a Cia. Circo Rebote, com o espetáculo “Inka Clown”, e a companhia local de teatro Las Fenómenas, com a peça "Circo Fenomenal". Uma festa para toda a família.

O Eu Faço Cultura é o resultado concreto da mobilização do Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC), uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e das Apcefs. No Brasil, é o maior projeto cultural financiado com recursos do IR de pessoa física. A Lei Rouanet prevê a destinação espontânea de até 6% do Imposto de Renda devido para projetos culturais. Essa é a base de funcionamento do MCPC, que já engajou mais de 30 mil dos empregados da Caixa. É com esses recursos do IR, mais o patrocínio da Caixa Seguradora, que o EFC é realizado.

“Por levar disciplinas culturais a milhares de cidadãos brasileiros, contribuindo para a cidadania e o desenvolvimento pessoal dos participantes, o Eu Faço Cultura é importantíssimo”, destaca Moacir Carneiro. Ele acrescenta: “Passamos por 13 cidades no ano passado e por João Pessoa (PB) em 2015, e a receptividade e a participação das pessoas foram excepcionais. São as doações dos empregados da Caixa que levam esse projeto cada vez mais longe e que o fazem cada vez mais bonito”.

Ao longo dos nove anos de existência, o EFC já passou por mais de 70 cidades, com mais de 200 eventos realizados. Cerca de R$ 31 milhões foram arrecadados e investidos, beneficiando mais de 50 instituições e 600 mil pessoas. Os dados do Ministério da Cultura apontam que desde 2006, o MCPC foi responsável por um grande aumento no número de pessoas que contribuem com a cultura via Lei Rouanet no Brasil. Nesse período, as doações cresceram 366%.

Além da capital federal, o Eu Faço Cultura no modelo 2014 passou por João Pessoa (PB) e Salvador (BA). Em breve, será divulgada a programação do EFC 2015, cujo formato vai disponibilizar acesso gratuito a manifestações e bens culturais em todo o Brasil.

EFC em Brasília

Dentre as atrações musicais está a banda instrumental Marambaia, que sobe ao palco às 10h. Formado por Marcus Magalhães (bandolim), Léo Barbosa (percussão), Celio Maciel (bateria), e Marcus Moraes (violão), o grupo já viajou o Brasil e passou por algumas cidades fora do país mostrando um pouco da sua marcante sonoridade. A banda mescla a influência de seus músicos e constroem uma sonoridade particular.

Às 11h30, começa a apresentação teatral do grupo local Las Fenómenas. O espetáculo "Circo Fenomenal" mostra a palhaçaria clássica em que Macarroa e Zulpeta, com a ajuda do público realizam mágicas, danças malabarísticas e outras atrações excêntricas. Acontece que "Las Fenómenas" - Zulpeta e Macarroa - querem muito fazer um fenomenal, internacional e profissional espetáculo circense, mas na verdade elas são duas desastradas astras de circo especialistas apenas em desastres astronômicos. Por isso, as risadas e gargalhadas nunca faltam.

"Circo Fenomenal" é um espetáculo pocket, adaptável a diversos espaços e contextos. Perfeito para alegrar, divertir e deleitar toda a família.

Às 16h, quem se apresenta é a banda Maracastelo que fomenta a cultura do Maracatu de Baque Virado em João Pessoa. O grupo está vinculado ao Coletivo Maracastelo, que promove uma oficina aberta de maracatu, iniciativa que contribui para a formação de seus integrantes. O Maracastelo pede licença e proteção pra brincar o maracatu com respeito às nações e a todos que carregam a sua tradição, carregando em seu baque a identificação com a cultura afro-brasileira. O grupo canta todas tradicionais, bem como composições autorais e cumpre sua missão de brincar e fazer outros brincarem o maracatu de baque virado.

Às 17h, a risada estará garantida com a Cia. Circo Rebote, com a peça “Inka Clown”, um palhaço vindo das terras mais altas das Américas. Diretamente do Andes, veio trazendo sua trouxa repleta de truques, acrobacias, danças, equilibrismos e malabarismos para conquistar o público em toda parte. Gracioso e desastrado, apresentará sua fiel companheira, a Lhaminha Acrobática, criada e adestrada por ele desde pequena. Suas falhas e erros farão todos rirem e se emocionar com suas peripécias.

Quer saber mais sobre as oficinas?

Circo: É composta por aquecimento, acrobacias de solo, malabarismo com claves, bolinhas, pratos giratórios, arcos e swings.
Percussão: Aborda conhecimento sobre algumas manifestações da cultura popular e alguns dos seus ritmos por meio de instrumentos como caixa, surdo, agogô, tamborim, ganzá e pandeiro.
Artes plásticas: Os alunos têm a oportunidade de manusear materiais reaproveitados e construir brinquedos. Uma oficina que estimula criatividade e arte com diversão.
Dança: Visa proporcionar ao aluno o enfoque na percepção e consciência do próprio corpo através de movimentos que atuam na postura, capacidade de concentração, força, flexibilidade e alongamento.
Fotografia: Os alunos têm oportunidade de aprender diversos conceitos sobre as técnicas de fotografia. Além disso, aprendem o processo de construção de máquina fotográfica sem lente, através de materiais reciclados.
Rua Brincante: Espaço dedicado à cultura, entretenimento e lazer. Durante todo o dia serão realizadas atividades que visam o enriquecimento das competências criativas e organizacionais das crianças. Os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com jogos e brincadeiras de rua tradicionais como pega-pega, dança das cadeiras, amarelinha, bambolê, elástico, pula corda, entre outros.

Programação em Brasília (DF) 
Atrações:

MUSICA NACIONAL – MARACASTELO
MUSICA LOCAL – MARAMBAIA 
TEATRO NACIONAL – CIA. CIRCO REBOTE, com o espetáculo “Inka Clown”
TEATRO LOCAL – LAS FENÓMENAS, com o espetáculo "Circo Fenomenal"

 PROGRAMAÇÃO
HORÀRIO
AÇÃOES
9h
Abertura do Evento
9h
Abertura Rua Brincante
10h às 19h
Inicio Inscrições Oficinas
10h
Apresentação de Banda Instrumental Local
11h30
Apresentação Teatro Local
16h
Apresentação Instrumental Nacional
17h
Apresentação Teatro Nacional
18h
Cinema Open Air
19h30
Encerramento do Evento


Serviço:

O que: Eu Faço Cultura em Brasília (DF)
Quando: Sábado, 24 de outubro de 2015
Onde: Praça Central da Cidade Estrutural – Brasília (DF)
Horário: 9h às 19h30
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Informações: (61) 3213-5742

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário