Elder Rocha no Ciclo de Arte

O Ciclo de Arte colocou o Brasília Shopping no roteiro das artes visuais em 2015. Com curadoria de Ralph Gehre, o projeto exibiu a produção de expoentes da cidade e chega a sua quarta edição com uma coletânea de Elder Rocha. As pinturas/instalações do artista goiano que mora e trabalha na capital do País há mais de três décadas ficam em cartaz na cúpula Sul do Brasília Shopping, até 25 de outubro.

Ao longo da carreira, Elder Rocha construiu uma obra de múltiplas possibilidades e seu trabalho gravita entre o barroco, a pop arte e diferentes suportes. O artista cria a partir de imagens escolhidas de um repertório universal, que é praticamente infinito. Para Ralph Gehre, as obras de Rocha são reminiscências, formam figuras que transportam o espectador a situações associadas. “O trabalho de Elder – muitas vezes construído a partir de antigas ilustrações de almanaque, comprimidas entre massas de tinta, cor e estranhas matérias – parece replicar os mecanismos de construção da memória, em que os deslocamentos e a sobreposição de planos impraticáveis nos conduzem a lembrar”, detalha o curador. Gehre deduz que é assim que o artista transfere ao público um tipo de poder, a sorte de partilhar recordações. “Algo como conseguir abrir as portas certas com chaves erradas”, observa o curador.

Elder Rocha no Ciclo
A quarta mostra do Ciclo de Arte apresenta um pequeno panorama do vasto trabalho de Elder Rocha, com obras produzidas a partir de 2001, muitas delas inéditas, retiradas diretamente de seu acervo pessoal, além de uma pintura feita exclusivamente para o Ciclo. O curador do projeto observa também que o artista sintoniza a possibilidade de uma natureza específica da imagem na pintura, a qual se dá como condutora de pensamentos. “Necessárias para a rearticulação das perspectivas de mundo de que dispomos, as imagens de Elder reportam-se a uma contingência da figura, mesmo quando operam a ausência, pois nos incluem como componentes: ver suas pinturas faz-nos rever nossos sentidos, compelindo-nos ao limite emocionado de uma libertação”, detalha Gehre.

Elder acredita que toda imagem carrega em si a polissemia, a variação de significados em momentos diferentes. “Criar em cima de figuras captadas em revistas, livros antigos ou coleções colocadas em domínio público é uma forma de se relacionar com o universo que estamos acostumados a ver”, revela o artista. A interferência dele, entretanto, produz o novo, que será interpretado das mais variadas formas pelo expectador. “As obras foram construídas a partir de partes do mundo. Elas são um gatilho para quem lhes dedica o olhar, abrem a possibilidade de uma leitura que depende da história de cada um, da memória. E então, o público é tão construtor quanto eu”, acrescenta.


O Ciclo de Arte
Ao longo de 2015, o Ciclo de Arte Brasília Shopping apresentou um painel da vigorosa produção cultural da cidade, homenageando-a em quatro eventos, envolvendo mais de trinta artistas e profissionais, distinguindo a excelência de suas expressões, a dinâmica dos ateliês e a forma como representam nossa cultura. Lêda Watson, mestre na gravura em metal, abriu o projeto. Em seguida, os artistas Pedro Ivo Verçosa e Felipe Cavalcante e a série de serigrafias da Sem/Registro, deu segmento ao Ciclo. A terceira mostra – intitulada RIOS + CRUZ = MAPA – foi assinada pelos jovens artistas Renato Rios e Rodrigo Cruz. A aposta de trazer a arte ao grande público completa a série com a exposição individual do artista e professor da UnB, Elder Rocha. “Reconhecemos o trabalho em arte como construção de uma linguagem autoral, feição do tempo e do lugar em que ela acontece”, pondera Ralph Gehre.

O Ciclo de Arte expressa admiração por esses artistas, estimulando-os a perseverar, divulgando-os com dignidade, reconhecendo a força de suas realizações. Segundo Maíra Garcia, gerente de marketing do Brasília Shopping, mais do que expor e divulgar o trabalho dos artistas que vivem e atuam na capital do País, o Ciclo de Arte proporciona um encontro dos autores das obras e curadores da exposição com os brasilienses.

SERVIÇO:

CICLO DE ARTE BRASÍLIA SHOPPING 2015


ELDER ROCHA
Data da Exposição: até 25 de outubro 
Horário: 10h às 22h
Local: Brasília Shopping – praça em frente à Caixa Econômica
Setor Comercial Norte Quadra 05
ENTRADA FRANCA

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário