Alison/Bruno Schmidt levanta título no World Tour Finals

O Brasil encerrou a temporada do Circuito Mundial no lugar mais frequentado em 2015: o alto do pódio. Na tarde deste domingo (04.10), Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) venceram os norte-americanos Phil Dalhausser e Nick Lucena por 2 sets a 0 (21/13 e 21/15), calaram a arena central em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, e conquistaram o título do World Tour Finals, competição que reuniu as principais duplas do mundo.

Na disputa pelo terceiro lugar, Pedro Solberg e Evandro (RJ), em grande atuação, superaram os holandeses Alexander Brouwer e Robert Meeuwsen, também por 2 sets a 0 (21/19 e 21/14).

É o sexto título internacional dos campeões do mundo em 2015, que, além do Campeonato Mundial, da Holanda, também venceram o Major Series de Gstaad e os Grand Slams de Yokohama (Japão), Long Beach (EUA) e Olsztyn (Polônia). Com o resultado, o capixaba alcança sua 18ª medalha de ouro na carreira, enquanto o brasiliense conquista o ouro pela nona vez no circuito.

"O evento realmente foi muito bacana, os 10 melhores times da temporada estavam aqui, e isso realmente mostrou quem foi o mais regular e competitivo. E você sair vitorioso numa competição com tamanho nível técnico representa muita coisa. Estou muito feliz e principalmente por ter conseguido executar nossa tática", comemorou Bruno Schmidt.

Antes do início da partida, ninguém na arena central de Fort Lauderdale arriscaria um vencedor para o duelo entre Alison/Bruno Schmidt e Phil Dalhausser/Nick Lucena, nem que a partida teria um vencedor em dois sets diretos.

Os times entraram em quadra sob uma atmosfera de intensa pressão, sentida, nesta proporção, somente no Campeonato Mundial da Holanda. O primeiro ponto foi marcado pelos donos da casa. No lance seguinte, Alison, extremamente motivado, apresentou seu cartão de visitas, explorando as diagonais e o bloqueio e abrindo 5/2. Igualmente experiente, Dalhausser acelerou o jogo e buscou o empate, em 6/6.

Alison e Bruno Schmidt seguiram focados em seu jogo e foram para a parada técnica em vantagem de 12/9. Os adversários passaram a acumular sucessivos erros e o Brasil aproveitou para dilatar o marcador, em 17/10. Bruno Schmidt, soltando o braço no corredor, colocou sua parceria em vantagem, com 21/13.

A dupla manteve o ritmo no segundo set e abriu 3/1 com Alison no saque. Cada investida dos norte-americanos era frustrada pelo eficiente jogo dos brasileiros, que passaram a comandar e se distanciar no placar. Tecnicamente perfeitos na transição da defesa ao ataque, Alison e Bruno Schmidt deram show na reta final da partida e selaram a vitória no set, em 21/15, com o brasiliense cortando no meio de quadra.

"O legal é que conseguimos executar exatamente o que planejamos, e conseguimos nos manter mentalmente fortes o tempo todo. Na chave eles fizeram um jogo muito bom contra a gente, quando eles acabaram levando a melhor, mas estávamos preparados e o resultado veio", analisou Bruno Schmidt.

Criado nesta temporada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), o World Tour Finals tem formato semelhante ao Super Praia, disputa idealizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e que reúne as melhores duplas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open.

Após o World Tour Finals, o Circuito Mundial já começa a disputa de torneios válidos pela temporada 2016. O primeiro será realizado no México, de 5 a 11 de outubro, no balneário de Puerto Vallarta, com um formato Open, que dá ao time campeão 500 pontos no ranking.

==> Foto: Heuler Andrey / CBV

0 comments:

Postar um comentário