OFICINA PRIMAVERA NO CERRADO É O DESTAQUE DE SETEMBRO DA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

A CAIXA Cultural Brasília promove, nos dias 19 e 20 de setembro, a oficina Primavera no cerrado voltada para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental; estudantes de Pedagogia, Letras, Educação Física e Artes; arte-terapeutas, psicólogos e psicopedagogos. As aulas, oferecidas dentro do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira, ensinam a técnica de feltragem com a artesã Maria de Fátima Rodrigues, que abordará também temas relativos à biodiversidade do cerrado.

Produzida pela pressão das fibras que compõem o feltro, a técnica de feltragem utiliza uma agulha especial para entrelaçar as fibras da lã resultando em um produto duro e consistente, o que permite criar várias formas, personagens e bichinhos. Na oficina, o aluno fará uma bola decorada com as cores, flora e fauna do cerrado. Durante as aulas também será discutida a necessidade de conservação do bioma.

As inscrições para as 20 vagas vão até 21h do dia 13 de setembro, via formulário de inscrição eletrônico. É preciso solicitar link pelo e-mail supervisao.df@gentearteira.com e, no dia do curso, trazer 1kg de alimento não perecível.

Oficinas gratuitas
Ainda este mês, o Gente Arteira oferece diversas opções para as crianças e adolescentes que querem se divertir e aprender brincando. Ao longo do mês, grupos de escolas e instituições podem agendar participação durante a semana nas oficinas de Boi-Bumbá, Boto cor de rosa, Thaumatrope e de vitrais, pelo e-mail supervisao.df@gentearteira.com. As quatro oficinas também são ministradas todos os sábados e domingos de setembro, às 14h e 16h, conforme a demanda do público. As oficinas para Gente Miúda este mês incluem sessões de contação de histórias sobre o folclore brasileiro.

Oficinas infanto-juvenis do mês de setembro:

Boi-Bumbá – Nesta oficina, crianças de 8 a 12 anos aprenderão a confeccionar um pequeno boi-bumbá com papeis coloridos e decorado com fitas, lantejoulas e glitter. A intenção é que os participantes conheçam a história dessa manifestação folclórica e saibam como representá-la.

Boto cor de rosa – Indicada para jovens de 13 a 17 anos, essa oficina ensina a confeccionar um boto cor de rosa feito de garrafa pet. O objetivo é abordar o tema do folclore brasileiro e juntamente com a questão do reaproveitamento de materiais recicláveis, contando a lenda amazônica.

Thaumatrope – Crianças com idade de a partir de oito anos aprenderão a confeccionar esse brinquedo que originou os filmes de animação e, consequentemente, o cinema. Othaumatrope é um pequeno círculo de papel ou papelão com uma imagem desenhada em cada lado, sendo uma sequência da outra. Amarrado por barbante ou fixado em uma madeira, quando girado rapidamente ele dá a ilusão de movimento.

Oficina de vitrais – Os vitrais são janelas nas quais são feitos desenhos com metal fundido que, preenchidos por vidros coloridos, formam verdadeiras obras de arte. Indicada para jovens de oito a 15 anos, essa oficina ensina uma técnica simples de um falso vitral feito com transparências de retroprojetor, canetas permanentes e tinta relevo.

Sobre o programa:
O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira surgiu em 1980 como uma série de ações educativas associadas ao recém-criado Museu da CAIXA. Em 2003, passou a se concentrar na formação educacional de crianças mais carentes. Três anos depois, ampliou as atividades para todas as idades e diversificou o público, sob o nome atual. Um dos principais objetivos é gerar conhecimento a partir da experiência educativa, artística e cultural e melhorar a qualidade de vida da sociedade. Em 2014, o Gente Arteira atendeu 17,7 mil pessoas, 445 estabelecimentos e arrecadou 150 quilos de alimentos não perecíveis destinados a diversas instituições do Distrito Federal e entorno, cadastradas pela CAIXA Cultural Brasília.

Serviço:
Primavera no Cerrado – Técnica de Feltragem
Local: Sala Gente Arteira
Dias: 19 e 20 de setembro
Hora: Sábado e domingo, das 9h às 18h
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Público-alvo: professores, estudantes, arte-terapeutas, psicólogos e psicopedagogos
Inscrição: até às 21h do dia 13 de setembro, via formulário de inscrição eletrônico. Solicitar link para supervisao.df@gentearteira.com
Vagas: 20 participantes. Seleção dos participantes por ordem de inscrição. Participação dos selecionados mediante entrega de 1kg de alimento não perecível
Contato: Silvia Turina | orientacao.df@gentearteira.com | 61 3206-9892

Oficinas de setembro do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
Local: CAIXA Cultural Brasília – SBS Quadra 4 Lotes 3/4, anexo ao edifício Matriz da CAIXA
Dias: terça a sexta-feira, às 9h, 10h, 14h e 15h (para agendamento de grupos); sábado e domingo, às 14h e 16h (abertas ao público por demanda)
Informações: (61) 3206-9892
Classificação indicativa: livre
Entrada franca
Agendamentos pelo e-mail supervisao.df@gentearteira.com
Número de vagas: 45 vagas
Duração: 30 minutos

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário