PROJETO NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA LEVA A VIOLA PARA ALÉM DA MÚSICA CAIPIRA DE RAIZ

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, de 27 a 29 de março (sexta-feira a domingo), A moda é viola, projeto que mostrará a versatilidade deste instrumento de raiz caipira em seis apresentações de artistas ou grupos musicais do Cerrado.

Até então restrita aos rincões do Brasil, a viola mudou de status com Cornélio Pires, folclorista e contador de causos que inaugurou as gravações de música caipira em 1929. Bem mais tarde, nos anos 1980, o instrumento passou a transitar no universo erudito, graças ao trabalho de pesquisa de acadêmicos. Com o tempo, mais e mais artistas foram se interessando pelas possibilidades pouco exploradas da viola, que hoje é usada em rodas de choro, por exemplo.

A moda é uma viola mostrará algumas destas possibilidades. Da música caipira tradicional, representada por Luiz Salgado e Galvan e Galvãozinho, até a autodenominada hard roça da banda Judas, o evento viajará pela viola chorona de Cacai Nunes acompanhada por Dudu 7 Cordas, pela modernização percussiva do grupo Cega Machado e ganhará uma roupagem pop nos arranjos de Marcos e Vitor Mesquita.

Sexta-feira (27), às 20h:

Luiz Salgado (Araguari/MG):
Seu trabalho se concentra na expressão musical arraigada no Brasil profundo, na música que emana do que há de mais autêntico e genuíno da tradição das festas populares, da Folia de Reis, do congado e da viola caipira.

Cega Machado (Goiânia/GO):
O grupo faz a ponte instrumental entre as cordas da viola caipira e os couros da percussão afro-brasileira. Os ritmos tradicionais e as manifestações da cultura popular inspiram as músicas contemporâneas e lúdicas da banda.

Sábado (28), às 20h:

Cacai Nunes e Dudu 7 Cordas (Brasília/DF):
Pernambucano criado em Brasília, Cacai Nunes iniciou seus estudos de viola caipira em 2001. Desde então, vem criando trilhas sonoras originais para cinema e vídeos institucionais, sempre se valendo de elementos da música regional brasileira. Atualmente, divulga o seu segundo disco, Casa do chapéu.
Compositor e instrumentista carioca, Dudu 7 Cordas começou a carreira musical, em São Gonçalo (RJ), aprendendo a tocar o cavaquinho por conta própria aos 12 anos de idade. No violão de sete cordas desde os 17 anos, ele mora em Brasília e já acompanhou grandes nomes como Dudu Nobre.

Galvão e Galvãozinho (Anápolis/GO):
As vozes da dupla Galvãozinho personificam a história da música caipira. Com mais de 30 anos de estrada cantando as modas de viola, pagodes e toadas que caracterizam o interior goiano, herdaram um título que lhes caiu muito bem: "os reis da catira".

Domingo (29), às 19h:

Marcos Mesquita e Vitor Mesquita – Viola Progressiva (Brasília/DF):
Com um repertório que inclui composições próprias e de artistas como Almir Sater, Renato Teixeira, Guilherme Arantes, Renato Russo e Beatles entre outros, pai e filho apresentam técnicas e novos timbres, acordes e melodias na viola caipira.

Judas (Brasília/DF):
Idealizada pelo compositor Adalberto Rabelo Filho, ex-integrante da banda paulista Numismata, a Judas faz um som moderno, de letras instigantes, que passeia pelo interior do Brasil, batizado pelos integrantes de hard roça.

SERVIÇO:

A moda é viola
Local: CAIXA Cultural Brasília | SBS, Quadra 04, lotes 3/4
Dias: 27 a 29 de março
Hora: sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
Duração: 120 minutos
Ingressos: à venda a partir de 21 de março | R$ 20 e R$ 10 (meia)
Meia-entrada: estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de 1 kg de alimento não perecível
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (61) 3206-9448/ 3206-6456
Apoio: CAIXA e Governo Federal

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário