Cursos gratuitos para trabalhadores prediais e automotivos

Com o objetivo de capacitar prestadores de serviços automotivos e da construção civil para se adequarem a normas técnicas que ajudem na preservação da água, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) começou a ofertar dois cursos gratuitos aos profissionais dessas áreas. A primeira oficina ocorreu em 11 de fevereiro. As próximas serão realizadas geralmente nas primeiras semanas de cada mês. 

Tanto o curso de manutenção hidráulica predial quanto o de sistema separador de areia e óleo têm duração de quatro horas e fazem parte de uma estratégia educacional da companhia de implementação de ações efetivas para o uso racional da água, que neste ano será regida pelo lema Saneamento e Sociedade. As inscrições podem ser feitas na central de relacionamento do órgão, por meio do número 115. 

O curso de manutenção é voltado para pedreiro, bombeiro hidráulico, encarregado de manutenção de edifícios residenciais e síndico de condomínio e nasceu da constatação feita pelas equipes de visita da Caesb de que a maioria dos atendimentos se originava em problemas com instalações inadequadas e irregulares.

Já o curso de sistema de separação pretende atender a gerentes, encarregados e funcionários de lava jatos, postos de gasolina, garagens de ônibus, oficinas mecânicas e locais de troca de óleo lubrificantes. Ele aborda perspectivas ambientais e de cuidado com a saúde, considerando que o contato do óleo com as conexões hidráulicas são fontes de sérios danos ao meio ambiente e ás pessoas.

"Além dessas oficinas, a temática vai englobar ações práticas, como lavagem e reparo de redes pluviais, substituição e renovação de conexões hidráulicas e outras atividades que o consumidor do Distrito Federal vai perceber ao longo dos meses", citou a gerente de Educação e Orientação Hidrossanitária da Caesb, Zélia Aparecida de Souza. 

Cada turma tem capacidade para até 25 alunos, que recebem todo o material didático também de forma gratuita. As aulas são ministradas por técnicos da própria Caesb e acontecem na Escola Corporativa Caesb (ECO), no SIA, das 8 às 12 horas.

Cursos domiciliares 

Em 2014, a Caesb ofereceu o curso Caça-Vazamentos. Ao longo do ano foram 37 edições que capacitaram 446 pessoas. As oficinas foram pensadas para atender consumidores em geral, como, por exemplo, donas de casa, que precisavam fazer pequenos reparos e verificações na rede de abastecimento residencial. As atividades aconteciam nas administrações regionais, mas neste ano, as pessoas podem montar grupos nas quadras e condomínios que a Caesb encaminhará uma equipe diretamente ao local para sanar a demanda. 

Veja o cronograma

Ádamo Araujo, da Agência Brasília

0 comments:

Postar um comentário