Corpo de Bombeiros orienta sobre os riscos de acidentes na chuva

BRASÍLIA (31/1/2015) — Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é normal, no verão, que as chuvas, mesmo que rápidas, sejam mais violentas e venham acompanhadas por trovoadas. Por isso, é preciso atenção. O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) elencou uma série de cuidados para esta época do ano.

De acordo com a corporação, práticas simples, como não se abrigar da chuva embaixo de árvores, perto de estruturas metálicas ou em áreas descampadas, podem evitar acidentes graves. Por ano, segundo a corporação, quase mil pessoas são vítimas de raios em todo o país — não há estatística precisa. 


O Corpo de Bombeiros recomenda que qualquer pessoa aprenda a fazer reanimação cardiopulmonar (cerca de 20% das vítimas morrem, mas muitas vezes podem ser salvas se tratadas de imediato) e só saia de casa se for estritamente necessário. Se estiver na rua, permaneça dentro do automóvel— excelente proteção contra raios. 

Riscos 

Outro cuidado básico, de acordo com a major Ester dos Santos, é procurar um local seguro, quando perceber o nível da água subindo, e não passar por locais alagados: "É importante também que os pais não deixem as crianças brincar na enxurrada para que elas não sejam levadas pela correnteza nem contraiam doenças graves, como hepatite ou leptospirose". 

Após uma chuva forte, é importante verificar se o local onde está não corre risco de desabar. É preciso conferir ainda se a estrutura do imóvel não ficou comprometida com a força d'água.


Cuidados para se previnir contra raios Agencia Brasilia

Mariana Damaceno, da Agência Brasília

==> Foto: Agência Brasília

0 comments:

Postar um comentário