Rodrigo Maranhão lança novo disco na Caixa Cultural Brasília

O cantor e compositor carioca Rodrigo Maranhão é a nova atração do projeto Samba de Bamba e fará única apresentação em Brasília no dia 11 de novembro, terça-feira, às 20 horas, na Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3 e 4 - Edifício anexo à matriz da Caixa). Na ocasião ele vai apresentar músicas de seu recém-lançado CD Itinerário, que foi muito bem recebido pela crítica especializada do país, além de sucessos de sambas de seus dois discos anteriores. No palco o artista será acompanhado pelos músicos Marcelo Caldi (sanfona e piano), Nando Duarte (violão 7 cordas) e Márcio Gama (percussão).

Quatro anos. Curiosa e casualmente, esse tem sido o intervalo entre os projetos solo do músico, compositor e intérprete carioca Rodrigo Maranhão desde 2006, quando fez sua estreia em “Bordado”. Em 2010, “Passageiro” seguiu a trilha e agora, em 2014, Rodrigo nos entrega “Itinerário” (MP,B/Universal Music), lapidado com o mesmo esmero e inspiração de sempre.

“Como artista independente, faço muitas coisas. Tenho o meu trabalho com Bangalafumenga (grupo formado em 1998, no Rio de Janeiro) e isso acaba deixando pouco tempo para eu priorizar os projetos solo”, avalia Rodrigo. “Mas tem também uma coisa natural minha, que é compor quando me dá vontade, eu não me cobro ter que escrever muitas canções, acho que não funciono bem assim”, completa. O compositor que está na voz das mais célebres cantoras brasileiras, como Maria Rita, Roberta Sá, Zélia Duncan, entre outras, garante suavidade nas canções que apresenta, em contraponto ao trabalho enérgico do Bangalafumenga.

Sobre Itinerário, o novo trabalho que vai apresentar em Brasília, Maranhão explica que é um projeto de inéditas e assina sozinho quase todas as faixas, com exceção das escritas com Pedro Luís (“Mantra”) e PC Castilho (“Iara” e “Rua da Preguiça”). Quando foi gravar o novo disco solo tornou-se uma necessidade artística inadiável: Rodrigo já sabia onde e como buscar a sonoridade que desejava. “Eu estava com muita saudade dos meus tempos de estudante de música, das aulas de música de câmara, daquele cuidado em seguir as cifras, as partituras. Queria voltar à essência de fazer música sem me preocupar com mais nada, além dela própria”.

O terceiro solo de Rodrigo Maranhão revela um artista feliz no ofício de fazer música à sua maneira, no seu ritmo, com a sua assinatura. “Foi uma necessidade minha fazer o disco dessa maneira, do jeito que eu gosto de fazer as coisas. Hoje eu tenho total clareza de que é isso que eu quero pra mim e para a minha música”, finaliza.

Rodrigo é a nona atração do projeto Samba de Bamba. Ele apresenta, no repertório, alguns dos sambas de grandes compositores que marcaram sua trajetória, de alguma forma. A última atração do projeto, em 2014, é o sambista carioca Wilson das Neves que se apresenta no dia 9 de dezembro.

Serviço - projeto Samba de Bamba
Apresentação musical do cantor e compositor carioca Rodrigo Maranhão
Quando: Dia 11 de novembro, terça-feira, às 20 horas
Onde: Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3 e 4 - Edifício anexo à matriz da Caixa)
Ingressos*: R$20 (inteira) e R$10 (meia entrada)
*desconto de 50% para assinantes do Correio Braziliense, sobre preço de inteira mediante apresentação do cupom “Sempre Você”
Duração: 1h30
Classificação indicativa: 12 anos
Lotação: 400 lugares

Set list do show:
1- Fuzuê
2- Iara
3- Eu não sei seu telefone
4- Rua da preguiça
5- Madrugada
6- Chapeuzinho Amarelo
7- Flor de Cajueiro
8- Maria da Graça
9- Itinerário
10- Mantra
11- Samba de um minuto
12- Caminho das águas

==> Foto: Washington Possato

0 comments:

Postar um comentário