Pesquisador belga esmiúça o pensamento e as ideias do behaviorista Skinner

B. F. Skinner (1904-1990) é um dos principais nomes da análise do comportamento (experimental e aplicada) e fundador do behaviorismo radical. Escrito por Marc Richelle, que foi aluno de Skinner e de Piaget, o livro B. F. Skinner: uma perspectiva europeia, lançamento da EdUFSCar, possibilita que estudiosos e curiosos a respeito desse polêmico cientista estadunidense tenham acesso a uma análise crítica e extremamente relevante. Leitura indispensável a quem queira falar de Skinner, bem ou mal. Uma honesta e didática releitura dos principais aspectos de sua obra.

Renomado estudioso belga dos textos skinnerianos e reconhecido por sua leitura não dogmática em razão do amplo conhecimento de filosofia e de outras abordagens da psicologia, Richelle, além de desfazer mitos (bons e ruins) sobre Skinner, nos brinda com uma leitura fácil e prazerosa, apesar da complexidade dos assuntos tratados. “Citei amplamente os textos do próprio Skinner, porque essa é a melhor forma de proporcionar ao leitor evidência objetiva de seu pensamento, que foi tão frequentemente mal interpretado”, afirma o autor.

A tradução do livro, escrito originalmente em inglês, foi feita por Marina S. L. B. de Castro, uma especialista em Skinner. Ela possui mestrado e doutorado, realizados junto ao Departamento de Filosofia da UFSCar, sobre a ética no behaviorismo de B. F. Skinner. Em coautoria com o professor Júlio de Rose, Castro publicou A ética skinneriana e a tensão entre descrição e prescrição no behaviorsmo radical, tendo apresentado trabalhos sobre o tema em congressos nacionais e internacionais.

Sobre o autor – Marc N. Richelle é mestre em Filosofia e Letras pela Universidade de Liège, 1952; mestre em Psicologia pela Universidade de Genebra, 1954, e PhD em Psicologia, Liège, 1959. Foi membro honorário da Fundação Educacional Belgo-Americana, em Harvard, Departamento de Psicologia Experimental, entre 1958 e 1959, onde Skinner estava lecionando. Professor emérito da Universidade de Liège, Bélgica, em Psicologia Experimental. É membro e presidente honorário da Real Academia de Ciências da Bélgica. Possui mais de 250 publicações, incluindo 21 livros (como autor, coautor ou editor), em francês, inglês, espanhol e hebraico. Ministrou palestras e cursos, a convite, em mais de 50 universidades na Europa e nas Américas. Recebeu o título de doutor honoris causa das Universidades de Lille (Charles de Gaulle), Genebra, Coimbra, Lerida e Lisboa. É membro estrangeiro da Academia das Ciências de Lisboa e da Real Academia de Ciências Morais e Políticas de Madri. Em 1990, ganhou o Prêmio Quinquenal Ernest-John Solvay, do Fundo Nacional da Pesquisa Científica (FNRS), maior prêmio científico da Bélgica.

TítuloB.F.Skinner: uma perspectiva europeia 
Autor: Marc N. Richelle
Tradução: Marina S. L. B. de Castro
Número de páginas: 296
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 47,00
ISBN: 978-85-7600-355-7

0 comments:

Postar um comentário